TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Homem e Sociedade HS 2015

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE HOMEM E SOCIEDADE - AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE – NP2

TEMA - GRUPOS SOCIAIS: tribos urbanas, culturas marginalizadas, guetos, minorias, etc.

 

TEMPO DE APRESENTAÇÃO: 15 MINUTOS CRONOMETRADOS POR GRUPO, SENDO 7 MINUTOS PARA APRESENTAÇÃO DO VÍDEO E 7 PARA EXPLANAÇÕES DO GRUPO, COM APRESENTAÇÃO de 3 a 4 GRUPOS POR PERÍODO DE AULA SENDO O NÚMERO DE COMPONENTES DETERMINADO PELO PROFESSOR (DEPENDE DO NÚMERO DE ALUNOS DAS TURMAS E DOS CAMPI).

 

INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES:

  1. Nas semanas dos dias 04/05 a 15/05 os grupos realizarão suas apresentações, de acordo com o sorteio realizado em sala.
  2. Caso ocorra de algum grupo não apresentar na data sorteada, não haverá data posterior.  De acordo com o regimento interno da UNIP, a não apresentação e/ou entrega de trabalho como avaliação bimestral não dá direito ao aluno de solicitar avaliação substitutiva, não podendo o professor substituir o NC referente à NP2.

ATENÇÃO: todos os alunos dos grupos deverão comparecer nas datas das apresentações e assinar lista de presença de avaliação. É obrigatória a participação de todos os integrantes do grupo. Os integrantes dos outros grupos que não prestigiarem as apresentações dos outros grupos terão suas notas revisadas, mediante análise da lista de freqüência do aluno em aula.

 A idéia é proporcionar ao corpo discente um meio de analisar em grupo e na prática os conceitos abordados em aula, tais como etnocentrismo, preconceito, relativismo, egocentrismo, tradição, cultura, conhecimento, aculturação, endoculturação, socialização, xenofobia, etc, como também os temas previstos no terceiro e no último tópico do nosso programa de ensino: Identidade cultural na atualidade: multiculturalismo, tribalismo urbano e pesquisa antropológica. 

1ª ETAPA – Distribuição dos temas e grupos em sala de aula. Os nomes das tribos urbanas e das datas de apresentação dos trabalhos serão disponibilizados e sorteados em sala de aula.

2ª ETAPA – Apresentação de cada grupo será de no máximo 15 minutos, que DEVERÁ ser em forma de seminário, com apresentação de filmagem e entrevista in loco (OBRIGATÓRIO), fotografias, e apresentação teórica utilizando-se de doutrinas que tratem a respeito de cultura e identidade cultural, associando aos assuntos tratados em sala de aula. O aluno que não tiver participação ativa no trabalho não terá nota de NP2, podendo ser denunciado, depois de notificado por escrito sobre sua inércia, caso haja consenso do grupo. A participação ativa do aluno será observada principalmente no vídeo que deve ser apresentado em seminário. Os recursos disponíveis nas datas das apresentações serão apenas data show e caixa de som com amplificador. É de inteira responsabilidade do grupo providenciar o equipamento para a produção da mídia e ter a certeza de que a não apresentará problemas na data da apresentação. A criatividade do grupo na arte utilizada para fazer a melhor apresentação com recursos visuais também será avaliada pelo método comparativo, sendo que os melhores trabalhos receberão as melhores notas.

OBS. O vídeo não poderá ultrapassar o tempo de 7 minutos, sob pena de desconto de nota. DICA: Procure construir um vídeo como se fosse um documentário sobre a tribo estudada, contendo, por exemplo, entrevistas, imagens do grupo em ação ou reunido, da vestimenta dos integrantes, o ambiente que costumam freqüentar, dos objetos que usam, etc...

3ª ETAPA – Apresentação de trabalho escrito (entregue no dia da última aula antes do início das provas P2) do universo pesquisado seguindo algumas referências teóricas como os livros: A identidade cultural na pós-modernidade; A sociedade contra o estado; Cultura - Um Conceito Antropológico; e alguns sites que fazem parte deste universo como por ex: www.osurbanitas.org . Neste trabalho os alunos devem contextualizar o objeto de pesquisa, seguindo as linhas das normas de monografia: Capa, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos com ilustrações e, especialmente os quesitos utilizados para as entrevistas. Deverá ser entregue em mídia de DVD ou semelhante o arquivo vídeo e o pdf do trabalho escrito, posto em envelope de papel para CD/DVD, com a descrição do tema abordado, turmas envolvidas e um e-mail de um representante do grupo, para contato em caso de qualquer problema. O site da UNIP disponibiliza arquivo digital para download com tais especificações (ABNT). Todo trabalho escrito deve ter bibliografia, inclusive indicação de sites (webgrafia). Na utilização de informações encontradas em sites, é importante observar se o site é confiável. Sites confiáveis são aqueles ligados ao meio acadêmico. Os trabalhos escritos em pdf deve ser entregues gravado na mída, contendo em sua primeira capa o tema e os nomes dos integrantes com seus respectivos números de RA e turma de cada um, em ordem alfabética. A parte escrita do trabalho com conteúdo da análise da tribo urbana deve ter no mínimo 07 páginas e no máximo 14, excluindo-se desta contagem o sumário, bibliografia e os anexos (fotos, notícias, etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (346.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com