TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdiciplinar

Dissertações: Trabalho Interdiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ECONOMIA 4

2.1.1 Sub Grupos da Economia 4

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO 6

2.3 EMPREENDORISMO 7

3 CONCLUSÃO 11

4 REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho está abordando assuntos referentes às estruturas da economia e principais suas características, mostrando também a importância do sistema de informação para uma corporação e seus benefícios, alem das principais características relacionadas entre o empreendedor e um administrador e suas ações no plano de mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ECONOMIA

Na economia o mercado de vendedores é dividido em três principais estruturas que são: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas.

No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista (ou imperfeita) e oligopólio.

No mercado de fatores de produção, é definido as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.

2.1.1 CONCORRÊNCIA PERFEITA

Na economia, tanto nacional como mundial, em praticamente todos os setores, temos muitas firmas atuando no meio industrial e muito consumidor atuando com efeitos indiretos uns frente aos outros.

É nesse contexto que é considerada a existência do fenômeno “concorrência perfeita“, onde encontramos uma situação limite em que nenhuma empresa ou nenhum consumidor detêm o poder suficiente de influenciar o preço de mercado.

As firmas produtoras, juntamente com os indivíduos consumidores são os responsáveis por determinar no ambiente do mercado a quantidade e o preço a serem seguidos por todas as firmas do setor econômico, em um fluxo natural de oferta e procura em meio à relação entre os participantes.

2.1.1 CONCORRÊNCIA IMPERFEITA

Uma situação de Concorrência Imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita, ou seja, em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado. São exemplos de situações de concorrência imperfeita os monopólios, oligopólios e concorrência monopolista.

2.1.1 MONOPÓLIO

É a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades de dito setor.

Para total eficácia do monopólio não deve existir nenhum tipo de produto alternativo ou substituto para o serviço ou bem que o monopolista oferece, e não deve haver a menor ameaça de que outro concorrente entre no mercado. Isto permite ao monopolista o controle de preços.

Muitas vezes o monopólio e restringido por leis, especialmente quando o produto em questão é considerado fundamental à economia.

2.1.1 OLIGOPÓLIO

No oligopólio são poucos os fornecedores, cada um detendo uma grande parcela do mercado, e sendo sensíveis a mudanças de preço no mercado, representando uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita.

No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogêneos ou possuir alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de outros fatores como a qualidade, garantia, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao fator preço.

Uma tendência dentro deste tipo mercado é a formação do cartel, um acordo entre esses poucos fornecedores que irá manter o preço de seu produto em um determinado nível que proporcione lucros a todos os controladores do mercado, desta forma originando uma situação bastante semelhante à do monopólio.

Muitas vezes o oligopólio e restringido por leis, especialmente quando o produto em questão é considerado fundamental à economia.

2.1.1 CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA

Em Economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.

Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio pelas seguintes características:

-Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares, como por exemplo, pós-venda;

-Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado;

-Muitos compradores e muitos vendedores;

-Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seus produtos, daqueles produzidos pelos seus concorrentes diretos, ou seja, os bens e serviços são heterogêneos;

-Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de distribuição (quanto mais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil é à entrada de novos concorrentes), tecnologias e etc.

Essas características acabam atribuindo um certo poder sobre o preço de seu produto, apesar do mercado ser competitivo (daí o nome concorrência monopolística).

Também existem as estruturas de Oligopsónio, Oligopólio bilateral, Monopólio condicionado, Monopsónio, Monopsónio condicionado, Monopólio bilateral.

2.2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A gestão de Sistemas de Informação e a sua inserção na estratégia empresarial é um fator chave na criação de valor acrescentado e das vantagens competitivas para a empresa. Além de ajudar a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, ajudam a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência.

Segundo Greewood, referido por Cautela e Polioni (1982), "A informação é considerada como o ingrediente básico do qual dependem os processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com