TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

Artigo: Trabalho INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.972 Palavras (12 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1.0 -INTRODUÇÃO 3

2.0- DESENVOLVIMENTO 4

2.1MICROECONOMIA E MACROECONOMIA............................................................4

2.1.1 NFLAÇÃO...........................................................................................................4

2.1.2-TAXA DE JUROS...............................................................................................8

2.1.3TAXA DE CÂMBIO..............................................................................................9

3.0-MÉTODOS QUATITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL...........11

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.........................................................................13.

5.0CONCLUSÃO,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,1

6.0 REFERÊCIAS.......................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de abordar sobre temas que englobam a microeconomia como a demanda, procura e equilíbrio de mercado , e na macroeconomia trazendo relatos sobre inflação, taxa de juros e de câmbio assim como a quantificação da produtividade de uma empresa , bem como ela pode ser analisada e medida ,buscando concluir através de balanços financeiros se as mesmas obteveram lucro ou prejuízo em um dado tempo estudado, também foi abordado a influência do capitalismo nos indivíduos e nas empresas.

.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Microeconomia e Macroeconomia

A Economia é uma ciência social que estuda como o individuo e a sociedade empregam os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços que irão atender as necessidades humanas que são ilimitadas.

Logo ela realiza o estudo da distribuição dos recursos disponíveis pelos homens pertencentes à sociedade, analisando como estes administram os recursos que por sua vez são escassos ou limitados.

Muitos temas ligados a Economia fazem parte do nosso dia a dia como: o desemprego, déficit nas balanças comerciais, exagero nos gastos público, inflação, mudanças nas taxas de juros, aumento das taxas de impostos, desvalorização da taxa de câmbio, má distribuição de renda, crise financeira no mercado internacional, sustentabilidade, etc...

A ciência citada está dividida em duas áreas: Microeconomia e Macroeconomia. A primeira estuda a interação dos agentes econômicos no mercado, como por exemplo: demanda, oferta, equilíbrio de mercado,etc...Enquanto a segunda estuda o sistema econômico como um todo, usando como método de estudo os grandes agregados, buscando entender como a economia nacional funciona analisando a inflação, investimento, renda, saldo nos balanços, etc..

2. 1.1 Inflação

É um fenômeno monetário que consiste no aumento persistente dos preços em geral, resultando em uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda, ou seja, à medida que o preço das mercadorias sobe o dinheiro (moeda) vai perdendo o seu valor de compra.

A inflação pode ter três origens diferentes e desta forma pode ser dividida em:

*Inflação de Custos

Ocorre quando os custos são repassados para os preços, os fatores que influenciam são: desvalorização das taxas de câmbio aumento de: impostos, taxa de juros, preços da matéria prima, combustíveis e salários.

A elevação dos custos de produção reflete nos preços finais da mercadoria, logo o consumidor irá pagar mais para adquirir o mesmo produto.

Um exemplo deste tipo de inflação é a que ocorre no setor automobilístico, que constitui um oligopólio; que mesmo nos períodos de baixas vendas, os preços não acompanham o declínio.

Portanto para as revendedoras de veículos resistirem aos períodos de crises elas realizam descontos ou promoções, entretanto sem baixar os preços, conservando os custos de fabricação, montagem, distribuição e comercialização. Por se tratar de um oligopólio, a questão da elasticidade fica preservada. Todo empresário visa certa margem de lucro ou como também é denominada “mark-up”. Logo este valor pode representar nesses momentos de declínio do mercado uma importante "arma estratégica" para se conserve o equilíbrio.

Dessa forma o empresário para absorver a crise em seu setor deverá reduzir sua margem de lucro sem comprometer sua sobrevivência empresarial.

Foi noticiada no Jornal A Tarde- Quinta 15/08/2013 às 10h00min

“Modelos de veículos 2013 são vendidos com taxa de juros zero.

O consumidor que busca uma compra vantajosa pode encontrar essa oportunidade nos veículos 2013. Com o lançamento dos modelos 13/14 e a iminência da chegada dos 14/14, as concessionárias estão oferecendo vantagens que tornam o veículo zero de 5% a 10% mais barato.

A gerente de vendas da Frutosdias do Iguatemi, Flávia Monteiro, conta que a maioria dos modelos 2013 da loja está sendo financiados com taxa de juros zero, com o objetivo de eliminar o estoque. Há casos em que outras cortesias são oferecidas, como emplacamento e acessórios.”

Comentários: Foi exposto no artigo acima que a Frutos Dias do Iguatemi está querendo diminuir ou terminar com os estoques de veículos 2013/2013 em face da breve chegada dos modelos 2014/2014, para isto estão realizando financiamento com taxa zero a fim de incentivar as vendas e baixar estoques, atraindo através da propaganda compradores para os veículos que se encontra armazenados no pátio da loja.

*Inflação de demanda

Ocorre quando a demanda é maior que a oferta, logo se a demanda mantém aquecida, seja por causa do: aumento na renda do trabalhador, elevação dos gastos públicos, aumento do crédito somado a queda na taxa de juros e aumento no prazo de pagamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com