TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Previa Automação

Dissertações: Trabalho Previa Automação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  3.508 Palavras (15 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 15

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus, pois sem ele nada disso seria possível, e posteriormente aos nossos familiares que nos apoiaram nas horas difíceis, apoiando financeiramente e/ou psicologicamente, não nos deixando desistir jamais. Não podemos deixar de lado os nossos colegas de curso que estudaram, reclamaram, brincaram e ajudaram para a concretização desse sonho, e também nossos professores que são os grandes responsáveis por adquirirmos conhecimento e que tiveram muita paciência com a turma.

RESUMO

O Brasil é um país com um grande território e muitas riquezas naturais, seu clima é muito favorável ao cultivo de várias culturas agrícolas, mas as variações climáticas mundiais vêm se tornando um grande problema para essas culturas. O cultivo de plantas em estufas é vastamente utilizado por permitir o aumento da produtividade agrícola, proporcionando um microclima que satisfaça a necessidade de determinada produção agrícola. O objetivo desse projeto é o desenvolvimento de um circuito eletrônico que ira automatizar e será capaz de realizar o controle de importantes fatores na criação de plantas. Como resultado, o projeto, após a etapa de testes, deveremos atingir os objetivos controlando a temperatura e umidade conforme solicitado pelo usuário deforma programada.

Palavras-chave: microclima, automação, temperatura, umidade, microcontrolador,

Sumário

1. INTRODUÇÃO 6

2.0 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS 8

2.1 HORTALIÇAS O QUE SÃO? 8

2.1.1.DESIGNAÇÃO 8

2.1.2CLASSIFICAÇÃO ..... 8

2.1.3 PREPARO DO SOLO 9

2.1.4 ÉPOCA DE SEMEADURA/PLANTIO 9

3.1 ESTUFAS 10

3.2 ESTRUTURA 10

3.3 DEFINIÇÕES PARA CALOR 11

4.0 O QUE É UM MICROCONTROLADOR? 11

4.1 PIC 12

4.1.2 CARACTERÍSTICAS DO PIC 16F877A 13

4.2 PROGRAMAÇÃO EM LINGUAGEM C 13

4.3 SISTEMAS DE TEMPERATURA 14

4.4 SISTEMA DE VENTILAÇÃO 15

4.4.1 COOLER 15

4.5 UMIDADE DO SOLO 16

4.5.1 SENSOR GROOVE OU MOISTURE SENSOR 17

5.0. METODOLOGIA 19

6.0 DESENVOLVIMENTO 20

7.0. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 21

8.0 REFERÊNCIAS 22

9.0 ANEXOS 23

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 ESTUFA TIPO ARCO 10

FIGURA 2 PROCESSO DENTRO DA ESTUFA AGRÍCOLA 11

FIGURA 3 PIC 16F877A 12

FIGURA 4 ESTRUTURA FÍSICA DHT11 15

FIGURA 5 ESTRUTURA FISICA DO COOLER 16

FIGURA 6 SENSOR GROOVE ESTRUTURA FÍSICA 17

FIGURA7-PINAGEM DOS MÓDULOS LCD...................................................................18

LISTA DE TABELAS

TABELA 1-CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 19

1. INTRODUÇÃO

O crescimento das plantas depende de um conjunto de fatores, dos quais os mais importantes são: temperatura, água, luz, ar e nutrientes. Dentre os nutrientes considerados necessários estão o carbono que é retirado do ar, o hidrogênio e o oxigênio que são retirados da água e, os demais, do próprio solo. A necessidade dos produtores em proteger as suas plantas, principalmente durante os períodos climáticos mais adversos e evitando danos causados por temporais, geadas, nevadas, granizo, frio extremo, etc, ou seja, más condições ambientais é o principal fator para que sejam utilizadas estufas propiciando um ambiente adequado para o plantio. Desde seu surgimento, as técnicas e estruturas das estufas vêm evoluindo. Atualmente no Brasil os estudos na área são voltados, em sua maioria, para o desenvolvimento tecnológico voltado para a agricultura. A sua utilização é cada vez maior, em todo mundo. Com isso, observou-se um aumento significativo no desenvolvimento de trabalhos científicos que relacionam duas áreas distintas: a agricultura e a tecnologia buscando assim a automatização nos processos de controle do plantio, em como a utilização de métodos e equipamentos capazes de manipular variáveis climáticas. (LITJENS_OTTO_JACOB, 2012)

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema para controle de temperatura e umidade em estufas através do qual se torna possível ajustar a temperatura desejada, dentro de uma faixa máxima e mínima, mantendo o ambiente dentro dessa faixa pré-ajustada pelo usuário. Por meio de programação, o sistema toma decisões por conta própria para aumentar ou diminuir a temperatura, acionando um sistema de refrigeração ou resistências, de acordo com a necessidade.

1.1 OBJETIVO GERAL

Construção do protótipo de uma estufa para hortaliças que controle de forma automatizada as condições meteorológicas: ar, temperatura e umidade.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Elaborar o circuito eletrônico com microcontrolador pic 16f877a, utilizando sensores e atuadores para um controle automatizado eficaz.

2.0JUSTIFICATIVAS

No mercado existem estufas destinadas a produção de várias culturas, mas sem muito controle.

A automação permite:

 Menor intervenção por parte do homem, diminuindo a possibilidade de erros comuns;

 Diminuição da contratação da mão de obra;

 Maior produtividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com