TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Prontos

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Prontos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  1.597 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa científica tem como finalidade atender o requisito na disciplina de noções de pesquisas pra o aprofundamento do curso técnico de enfermagem no Instituto De Ensino e cultura (I e C) Parnamirim “ Rio Grande Do Norte”, respeitando as normas da Associação Brasileira De Normas Técnicas (ABNT)desde de 1970 o que deve ser rigorosamente obedecida.

Na pesquisa realizada por meios bibliográficos no sentido de investir e entender melhor o desconhecido e lapida as idéias que já se possui de um determinado tema.

A escolha do tema se deu através da curiosidade de obter mais conhecimento do tema abordado.

Câncer de mama ou cancro de mama é o câncer do tecido da MAM. Mundialmente, é a forma mais comum de câncer em mulheres – afetando , em algum momento de suas vidas, aproximadamente uma em cada nove mulheres que atingem os noventa anos no mundo ocidental. É a segunda maior causa fatal de câncer em mulheres (depois do câncer de pulmão), e o número de casos vem crescendo significativamente desde de 1970 , um fenômeno parcialmente culpado pelo estilo de vida moderno do mundo ocidental. Uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres, o câncer de mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total do diagnósticos.

Este projeto cientifico foi desenvolvido com o intuito de orientar melhor a sociedade sobre o câncer tendo como meta principal o câncer de mama.

2 OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Conhecer o tema abordado.

OBJETIVO ESPECIFICO

Orientar melhor as pessoas sobre a característica da doença.

3 JUSTIFICATIVA

O referido projeto de pesquisa explica de modo geral, o que é câncer de mama, como é feito a prevenção, duvidas mais comum, os riscos queos pacientes correm antes, durante e depois do tratamento.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Como são as mamas:

As mamas (ou seios) são glândulas e sua função principal é a produção de leite. Elas são compostas de lobos que se dividem em porções menores, os lóbulos, e ductos, que conduzem o leite produzido para fora pelo mamilo. Como todos os outros órgãos do corpo humano, também se encontram as mamas vasos sanguíneos, que irrigam a mama de sangue, e os vasos linfáticos, por onde circula linfa. A linfa é um líquido claro que tem uma função semelhante ao sangue carregar nutrientes para as diversas partes do corpo e recolher as substâncias indesejáveis.Os vasos linfáticos se agrupam no que chamamos de gânglios linfáticos, ou ínguas.Os vãos linfáticos das mesmas drenam para gânglios nas axilas ( em baixo dos braços) na região do pescoço e no tórax.

Os tipos de câncer de mama:

O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápidas e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama mais comum se acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama carcinoma Ductal. Ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de cédula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta. Os cânceres que começam nos lóbulos de mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos comuns que o primeiro. Este tipo de câncer muito freqüentemente acomete as duas mamas. O Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda mama,deixando –a vermelha, inchada e quente.

Fatores de risco para o câncer de mama:

O câncer de mama, como muitos dos cânceres, tem fatores de risco conhecidos.Alguns destes fatores são modificáveis, ou seja, pode – se alterar a exposição que uma pessoa tem a este determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver este câncer.

Existem também os fatores de proteção. Estes são fatores que, se a pessoa tem a este determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver este câncer.

Existem também os fatores de proteção. Estes são fatores que, se a pessoa está exposta, a sua chance de desenvolver este câncer é menor.

Os fatores conhecidos de risco e proteção do câncer de mama são os seguintes:

Idade:

 O câncer de mama é mais comum em mulheres acima de 50 anos. Quanto maior a idade maior a chance de ter este câncer. Mulheres com menos de 20 anos raramente têm este tipo de câncer.

Exposição excessiva a hormônio:

 Terapia de reposição hormonal (hormônio usados para combater os sintomas da menopausa) que contenha o hormônio feminino estrogênio e progesterona aumentam o risco de câncer de mama. Não tomar ou para de estes hormônios é uma decisão que a mulher deve tomar com o seu médico, pesando os riscos e benefícios desta medicação.

 Anticoncepcional ora (pílula) tomando por minuto anos também pode aumentar este risco.

 Retirar os ovários cirurgicamente diminui o risco de desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com