TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Radiação

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

CURSO DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

TRABALHO DE RADIAÇÃO

MARÍLIA MARTINS ROSA

Turma 21

RIO DE JANEIRO, 05 DE FEVEREIRO DE 2015.

1 – Descreva com as suas palavras a diferença entre radiação ionizante e não ionizante. E explique as vias diretas e indiretas de ionização das células e suas conseqüências.

          As radiações ionizantes e não ionizantes são caracterizadas de acordo  com suas capacidades energética de interagir com a matéria (átomos). Uma radiação com alta capacidade de de interação com átomos é considerada ionizante, e uma radiação com baixa energia de interação com a matéria é caracterizada não-ionizante. Na via direta da ionização, elétrons livres reagem diretamente com o DNA das células, atacando pontes de hidrogênio. Se uma grande quantidade de radiação for absorvida pelas células, poderá ocasionar diversos tipos de câncer.

Na via indireta da ionização, os elétrons livres não reagem diretamente comproteínas ou DNA, mas sim com as moléculas de água (presentes no organismo), produzindo radicais livres de oxigênio.

2 - Considerando o relato do médico entrevistado todas as medidas cabíveis para a preservação da saúde dos profissionais, estavam sendo realizadas. De acordo com o conteúdo da disciplina, julgue se a afirmativa pode ser considerada correta. Justifique a sua resposta, considerando os fatos observados.

 

Sim. No decorrer do vídeo é possível observar que as aplicações necessárias dos princípios básicos de prevenção e controle foram realizadas mantendo a exposição à radiação ionizante proveniente de fonte externa ou interna abaixo dos níveis estabelecidos.

Foram acumuladas diversas informações relevantes sobre os efeitos negativos da radiação ionizante e sobre a necessidade de regulamentar a exposição de indivíduos a essa radiação, bem como de aprimorar as técnicas empregadas pelo uso de colimadores, filtros, blindagens para atenuação, dentre outros.

3- Explique as medidas de controle que devem ser adotadas para evitar que fontes externas de radiação representem riscos iminentes para a saúde dos trabalhadores. 

- Blindagem: isolamento da fonte de radiação através de biombo protetor para operação em solda)

- Aumento da distância entre a fonte e o indivíduo

- Redução da taxa de dose através da redução da taxa da fonte,

4- Considerando o conteúdo passado na disciplina, descreva os desvios de segurança identificados no vídeo e como deveria ser o processo de avaliação da radiação, caso o teste ocorresse nos dias atuais. 

         Foram identificados os seguintes desvios:

Falta de treinamento, plano de emergência, serviço de radioproteção funcionando, médicos especializados, plano de radioproteção entre outros. Se fosse realizado nos dias atuais, teria que ter um planejamento englobando todos os aspectos e medidas de segurança estabelecidas na NR 15 – atividades insalubres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (202.8 Kb)   docx (610.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com