TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho SO3

Casos: Trabalho SO3. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução ao Autodesk 3D Studio R3

Apostila de Comandos



1 - Introdução :

O objetivo deste curso é dar aos alunos uma visão geral dos recursos desta poderosa ferramenta de modelagem, rendering e animação, o Autodesk 3D Studio.

Atualmente em sua versão 3.0, o 3D Studio é o preferido pelos usuários de micros tipo IBM PC devido à sua combinação de baixo preço e facilidade de uso. Além disso, o 3D Studio é compatível com diversos programas de computação gráfica existentes no mercado, como o AutoCAD e o Animator Pro.

Esta apostila tem o objetivo de auxiliar o aluno durante o curso, servindo como um guia de referência dos comandos do programa. É importante resaltar que, como o curso tem caráter introdutório, alguns comandos considerados mais difíceis podem ser deixados para um curso mais avançado.

O programa do curso será dividido em quatro partes : 2D Shaper, 3D Lofter, 3D Editor e Keyframer. O editor de materiais será visto superficialmente na parte relativa ao 3D Editor.

Esperamos que, ao final do curso, os alunos saibam produzir cenas de complexidade média como, por exemplo, a apresentada na ilustração acima.

2 - 2D Shaper



Figura 1 - O 2D Shaper

Este módulo do programa compreende a modelagem 2D. Nele, você poderá criar formas bi-dimensionais que poderão ser utilizadas para construir objetos tri-dimensionais. Este módulo tem uma ligação muito forte com o 3D Lofter. Os desenhos que você cria neste módulo são chamados de shapes (daí o nome 2D Shaper), e são utilizados pelo Lofter para modelar objetos 3D. Abaixo segue a lista com os comandos dos 2D Shaper, e seus respectivos significados.

Create - Esta opção serve para criar os shapes, e possui diversas sub-opções :

Line - Desenha uma linha reta na tela. Para colocar o ponto inicial da reta, posicione o cursor do mouse no lugar desejado e pressione o botão esquerdo, soltanto-o em seguida. Agora faça o mesmo para o ponto final e a reta estará formada.

Freehand - Este comando serve para você “rabiscar” a tela. Pressione o botão do mouse e risque à vontade. A sub-opção Settings ajusta a suavidade do desenho, enquanto a Draw aciona a “caneta” para o desenho.

Arc - Desenha um arco de círculo na tela. Primeiro entre o centro com o mouse, e depois “estique” o raio do arco. Clique de novo o botão e desenhe o arco desejado.

Quad - Desenha um quadrilátero na tela. Entre primeiro com um dos vértices e depois movimente o mouse para dar as dimensões dos lados do quadrilátero.

Circle - Este comando desenha um círculo. Entre primeiro com o centro e depois com o raio.

Ellipse - Desenha uma elipse. Entre com os focos da elipse.

N-gon - Desenha polígonos na tela. Antes de desenhar, você deve dizer quantos lados o polígono tem (sub-opção Sides). Agora você deve escolher uma das sub-opções a seguir : Flat - desenhará poligonos convexos; ou Circular - desenhará círculos com o número de pontos de controle definidos em Sides.

Text - Esta opção serve para você criar letras ou frases, que depois podem ser transformadas em objetos 3D. Primeiro escolha o tipo de letra em Font. Agora, digite seu texto selecionando a opção Enter e posicione-o na tela com a opção Place, que também estabelecerá as dimensões do texto.

Copy - Com esta opção, você copia polígonos do shape. Primeiro selecione o polígono e depois leve a cópia para o lugar desejado.

Open - Esta opção deleta uma aresta de um objeto do seu shape. Para apager uma aresta qualquer, clique o mouse em cima dela.

Close - Útil quando se quer fechar um polígono. Para utilizá-la, clique em cima de um polígono aberto qualquer.

Connect - Liga dois vértices. Primeiro clique no vértice número 1 e depois no vértice número 2.

PolyConnect - Liga dois polígonos abertos, criando um único polígono fechado. Para usar, selecione os dois polígonos a serem conectados.

Outline - Este comando cria um polígono mais externo (ou mais interno), igual ao polígono original. Para utilizá-lo, clique em cima do polígono desejado.

Boolean - Esta poderosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com