TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Segurança do Trabalho

Por:   •  1/5/2020  •  Exam  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS

ENGENHARIA CIVIL

BRUNO DE SOUZA CALIARI

ELIAS MACHADO GASPARINI

GABRIELA ARAÚJO BITTI

JULIA CELESTE SOUSA DA SILVA

RITA DE CASSIA SILVA DO ROSÁRIO

SEGURANÇA DO TRABALHO: 1º ATIVIDADE

SÃO MATEUS/ES

 2019

BRUNO DE SOUZA CALIARI

ELIAS MACHADO GASPARINI

GABRIELA ARAÚJO BITTI

JULIA CELESTE SOUSA DA SILVA

RITA DE CASSIA SILVA DO ROSÁRIO

SEGURANÇA DO TRABALHO: 1º ATIVIDADE

Atividade avaliativa do 1º bimestre, apresentada a Professora Rafaella Rangel do Rosário, da disciplina de Segurança do Trabalho, na Faculdade Norte Capixaba de São Mateus, do curso de Engenharia Civil- 5º Período.

SÃO MATEUS/ES

2019

Respostas:

1)  Conceito Prevencionista: ocorrência não programada, inesperada ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo útil ou lesões aos trabalhadores e/ou danos materiais. 

Conceito Previdenciário: de acordo com a LEI nº 8.213, de 24 de julho de 1991, aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, ou, ainda, pelo serviço de trabalho de segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.

2) A sigla CAT significa Comunicação de acidente de trabalho refere-se a um documento a um documento informativo utilizado para comunicar a ocorrência de acidente de trabalho.

3) Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.Técnico em segurança no trabalho, engenheiro de segurança no trabalho, médico do trabalho, enfermeiro e auxiliar de enfermagem do trabalho.

4) O dimensionamento do SESMT é importante para proteção dos funcionários e quando o empresário desrespeitar o número mínimo de técnicos, poderá haver multas pesadas. Para dimensionar o SESMT é muito importante saber que o dimensionamento não se faz para a empresa toda, e sim para cada estabelecimento.                                                                                     É necessário para o dimensionamento: a atividade de atuação principal da empresa, quantidade de funcionários e o grau de risco; parar obter o grau de risco da empresa deve-se consultar o Quadro 1 da NR-4, para a consulta, necessita-se somente a principal atividade da empresa, por exemplo: a preparação de leite, se enquadra no grau de risco 3. Com isso podemos consultar o Quadro 2 da NR-4, basta fazer o cruzamento entre o grau de risco e a quantidade de funcionários, com isso sabemos exatamente quais profissionais de segurança e suas devidas quantidades serão necessários para promover a segurança e a saúde dos trabalhadores da empresa.

5) A Comissão interna de Prevenção de acidentes – CIPA, é uma comissão composta por funcionários e representantes da empresa, os integrantes são escolhidos pelos próprios empregadores, sua função é proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis; empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a ter CIPA, já empresas com menos de 20 funcionários devem nomear um responsável para cumprir as devidas ações da CIPA.

      A CIPA identifica os riscos da empresa para criar soluções e prevenções, verifica as condições de trabalho dos funcionários e promove palestras e discursões. Uma das principais funções da CIPA é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), onde ocorre cursos e palestras voltadas para a segurança do trabalho. A CIPA traz benefícios tanto aos funcionários quanto a empresa, em uma empresa que possui uma CIPA atuante, se percebe que os números de acidentes e doenças diminuem bastante, sendo uma oportunidade para melhorar a imagem da empresa e de seus funcionários.

6) CIPA e SESMT tem basicamente a mesma função, prevenir acidentes de trabalho, zelar pela saúde e integridade dos trabalhadores e investigar e analisar acidentes. Uma das atividades que ambas fazem juntas é a criação de um mapa de riscos de trabalhos onde a SESMT auxilia a CIPA na elaboração; outra atividade é a criação de projetos, onde a CIPA apresenta propostas e a SESMT ajuda a executar os projetos.

7) A importância do PCSMO é que o mesmo estabelece o controle de saúde física e mental do trabalhador a partir de suas atividades. Por isso que é de suma importância que os trabalhadores realizem os exames médicos admissionais, de mudança de função, de retorno ao trabalho e exames médicos periódicos.  O objetivo destes exames é identificar precocemente qualquer problema que possa comprometer a saúde dos trabalhadores.

8) PPRA está contida na NR-9 que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação. PPRA é um programa que visa à proteção e saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho. O mesmo é um documento fundamental para a proteção dos trabalhadores. Com base na PPRA os riscos ambientais são os agentes químicos como as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão. Físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultra-som. Biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros existentes no ambiente de trabalho que em função a sua exposição, são capazes de causar danos a saúde dos trabalhadores. A implementação destas normas é obrigatória para todos os empregadores e empresas. Não afeta o grau de risco ou a quantidade de trabalhadores de uma determinada empresa todos estão obrigados a ter o PPRA. Para elaborar o PPRA são necessários profissionais que tenham estudos na área e que sejam habilitados para fazer este tipo de trabalho, são eles: técnico de segurança do trabalho, engenheiros ambientais e/ou segurança do trabalho e médicos do trabalho. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura: planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; estratégia e metodologia de ação; forma do registro, manutenção e divulgação dos dados; periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com