TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Seriado de Segurança na Mineração

Por:   •  11/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.215 Palavras (17 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 17

Trabalho Seriado de Segurança na Mineração (Etapas 1 e 2)

Discentes: Jander César e Yuri Bentes.

Projeto de Segurança no Carregamento, transporte e basculamento de material (estéril e minério)

  1. Introdução

As operações de carregamento e transporte consistem em transportar o material extraído da jazida até diferentes pontos de descarregamento. Os locais de extração e remoção são denominados frentes de lavra ou áreas de escavação.

Em minas a céu aberto, as atividades se iniciam com a preparação da área a ser lavrada para que ela possa ser perfurada e detonada. Com isso os caminhões são direcionados até uma determinada frente de lavra, os equipamentos de carga (pás carregadeiras ou escavadeiras) que estão alocados na frente, retiram o material e o carregam nos caminhões. Os caminhões carregados transportam a carga até o ponto de descarga (britadores, pilha de estéril ou pilha pulmão) e, em seguida, voltam para uma frente de lavra disponível, onde repetirão as mesmas operações.

Os pontos de descargas podem ser:

- Pilha de estéril (material não aproveitado pelo processo);

- Pilhas de homogeneização (para mistura de material);

- Britador (onde o minério é enviado até a usina de beneficiamento).

As operações de carregamento e transporte são realizadas de forma contínua.

[pic 1]

Os caminhões realizam ciclos de carregamento e basculamento repetidamente, percorrendo as possíveis rotas disponíveis; quando partem de um ponto de carga para um ponto de basculamento, ou vice-versa, o fazem diretamente, sem paradas intermediárias.

Nos ciclos repetitivos de transporte, as necessidades de se optar por uma entre as várias rotas disponíveis ocorrem no término de carregamento e no término do basculamento.

O melhor resultado na operação da mina é obtido tomando as decisões certas de despacho para os caminhões que transportam minério e estéril, das frentes de lavra para o ponto de basculamento, que levam em consideração diferentes critérios, entre eles:

- Maximizar a produção para uma frota de caminhões;

- Minimizar filas nos pontos de carga e descarga;

- O material a ser extraído de cada frente de lavra deve estar em conformidade com as metas de qualidade.

De acordo com Çetin (2004), é importante considerar que os equipamentos de transporte são produtivos quando estão transportando material, da mesma forma que os equipamentos de carga são considerados produtivos quando estiverem carregando material. Os tempos em fila e ociosidade dos equipamentos são a maior fonte de não produtividade.

Portanto, como visto, por ser uma das principais etapas de uma mineração, as operações de carregamento, transporte e basculamento de materiais requer procedimentos de segurança.

Os cuidados vão além das atividades de carregamento, eles começam pelo preparo dos motoristas dos caminhões e operadores, que precisam de treinamento para esse trabalho. As manutenções devem estar em dia e os equipamentos não podem apresentar vazamentos, principalmente de óleo hidráulico e do motor, para que não haja comprometimento das operações, nem risco para o meio ambiente. Qualquer óleo que escorra da máquina pode significar multa severa, por isso é necessária fiscalização assídua nesse aspecto, assim como as luzes de sinalização e alarmes de movimentação desses veículos também precisam estar em boas condições, para evitar acidentes.

  1. Área escolhida: Carregamento, transporte e basculamento de material (estéril e minério)

Trabalho Seriado de Segurança na Mineração (Etapas 3 e 4)

Área escolhida: Carregamento, transporte e basculamento de material.

Descrição das etapas de início, meio e fim do processo:

  1. Descrição das atividades
  1. Subir e descer do equipamento
  2. Inspeção
  3. Deslocamento do equipamento
  4. Manobra para carregamento
  1. Manobra em Praças Amplas (5 vezes a largura do maior caminhão).
  2. Manobra em Praças Confinadas (menor que 5 vezes a largura do maior caminhão).
  3. Pré-Manobra (exclusiva para carregamento de minério)
  1. Carregamento
  1. Carregamento em bancada
  2. Carregamento de mesmo nível
  1. Carregamento de minério
  2. Transporte do material
  3. Descarregamento no Britador e Pilha de Estoque
  1. Parada do Britador

1.9 Descarregamento de Estéril [a](Positivo, professora. Seria o sumário das atividades que descrevemos posteriormente.)

Para serem realizadas as atividades de carregamento, transporte e basculamento de material em uma mina, é preciso, de início, adotar procedimentos pré-estabelecidos por profissionais de saúde, segurança e meio ambiente, juntamente com os responsáveis operacionais por cada área.

Seguindo o fluxo de tarefas que englobam as atividades, o detalhamento está disposto de acordo com os itens abaixo:

  1. Subir e descer do equipamento

Para subir e descer do equipamento o operador deve estar de frente para o mesmo e utilizar no mínimo três pontos de apoio (dois pés e uma mão ou vice versa) e jamais pular do equipamento. O operador também deve certificar-se que as plataformas estão limpas e bem fixadas, verificar a botina quanto à lama e óleo/graxa e avaliar as condições do terreno para apoio dos pés.

  1. Inspeção

Antes de operar o equipamento realizar a inspeção visual e preenchimento do checklist. Inspecionar o travamento e fechamento das tampas laterais das escavadeiras de forma a impedir a abertura durante a operação. Deve-se também inspecionar visualmente a estrutura do equipamento, faróis, material rodante, vazamentos, extintor de incêndios, suspensão, direção, freios, buzina, rádio de comunicação e etc. Lembrando que essa inspeção só poderá ser realizada quando todos os equipamentos estiverem estacionados e calçados (caminhões).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com