TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Direito Processual Ambiental

Por:   •  1/5/2019  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

O NOVO CPC E A MEDIAÇÃO

REFLEXÕESS E PONDERAÇÕES

2019.1

Cabo Frio – RJ

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ALUNA: Tainá Alves Nunes

MATR.: 201808218027

O NOVO CPC E A MEDIAÇÃO

REFLEXÕESS E PONDERAÇÕES

Trabalho de experiência e pesquisa para a disciplina de Direito Processual Ambiental como forma de obter grau na matéria da mesma, do Curso de Pós-Graduação em Legislação, Perícia e Auditoria Ambiental da Universidade Estácio de Sá.

2019.1

Cabo Frio – RJ

RESENHA CRÍTICA

O presente artigo, expõe uma análise sobre o novo Código de Processo Civil em consonância com a mediação no âmbito jurídico.

A conciliação e a mediação, têm se caracterizado como métodos eficazes na concretização da harmonia social por meio da solução pacífica das controvérsias, atendendo assim, aos valores que norteiam a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. O acordo consensual resultado do ajuste entre a vontade das partes em conflito tem elevada parcela de contribuição para a pacificação social, abrangendo diversos benefícios, tais como a celeridade no procedimento, a diminuição do desgaste emocional dos conflitantes e a redução do custo financeiro. No entanto, a proposta do novo CPC, busca-se dar maior celeridade ao procedimento civil, focando-se na transição de uma cultura baseada no litígio entre as partes para uma nova cultura que tem por objetivo principal a pacificação social.

O novo CPC, desta forma, enfatiza a busca por uma composição consensual, incentivando o uso da conciliação e a mediação ao longo de toda sua redação, e é considerado com grande expectativa para solucionar a grande demanda jurisdicional no judiciário brasileiro, garantindo plenamente o acesso à justiça através de uma tutela jurisdicional com razoável duração, justa e eficaz. Destaca-se, assim, que a conciliação foi amplamente difundida e houve a institucionalização da mediação como um novo e eficaz meio de se alcançar a pacificação social.

Apesar do Código prever a sessão ou audiência de mediação antes da contestação e ainda na fase inicial do processo, nada impede que sejam realizadas audiências com o mesmo propósito ao longo do procedimento. Após a contestação, ou mesmo encerrada a instrução, as partes costumam ter um poder de análise mais elaborado para decidir em favor de uma solução negociada para a disputa. Resta indagar, isto posto, se a valorização dos instrumentos de resolução consensual no novo CPC resultará na tão almejada pacificação social, por meio da garantia de um acesso à justiça eficaz e na resolução da crise que afronta o Poder Judiciário brasileiro.

Em síntese, espera-se que a ampla implementação dos dois meios consensuais no novo Código de Processo Civil seja capaz de atender o objetivo de se alcançar a pacificação social por meio de uma prestação jurisdicional justa, célere e eficaz, podendo-se concluir que o principal foco deverá estar voltado para a busca da formação de uma nova mentalidade acerca das relações conflituosas existentes na sociedade, de modo que, com o passar do tempo, torne-se natural que as pessoas busquem a prestação jurisdicional somente quando frustrada as tentativas de acordo oferecidas pelos meios consensuais de resolução de conflitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com