TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Energia Eolica

Por:   •  26/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.500 Palavras (14 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SINOP

2020


 RUDISON DE OLIVEIRA MORETTI[pic 6]

A ENERGIA eOLICA

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Instituição FACISAS (Faculdade de Ciências Tecnológicas e Sociais de Sinop).

Orientador: Carlos Junior

SINOP

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        7

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

4.1 Origem        9

4.2 energia eólica no Brasil        9

4.3 Regiões do Brasil com maior potencial para geração        11

4.4 EMPRESAS ATUANTES NOMERCADO BRASILEIRO        12

4.5 AEROGERADOR EÓLICO        12

4.6 TURBINA        13

4.7 VANTAGENS E DESVANTAGENS        15

5 METODOLOGIA        18

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        19

REFERÊNCIAS        20

1 INTRODUÇÃO

Sendo uma fonte inesgotável a força dos ventos agem praticamente 24 horas por dia em nosso planeta, sendo utilizado há cerca de 3 mil anos pela humanidade, os primeiros relatos indicam que a força dos ventos era utilizada para moer grãos, bombear água geralmente usavam moinhos para estas funções, e no transporte sendo esta modalidade usa nos barcos a vela, por volta do final do século XIX junto com o desenvolvimento da energia elétrica surge também a opção de geração de energia elétrica com a força dos ventos.

Na década de 70 com a crise do petróleo se viu necessárias outras fontes de energia e foi nesta época que se retomaram as pesquisas para se gerar energia através do vento, por ser uma fonte natural esta forma de geração agride muito pouco o meio ambiente, sendo que o pouco que impacta é em sua fase de produção e instalação. Com o aumento e desenvolvimento contínuo de novas tecnologias, também se faz necessário o aumento da produção de energia elétrica, pois seu uso no dia a dia está cada vez mais indispensável e necessário é difícil imaginar a vida moderna sem o usado da eletricidade.

O Brasil tem um enorme potencial de geração de energia usando a força dos ventos, principalmente no nordeste, maior gerador do país com 85% de toda geração do país, é estimado que possa ser produzidos cerca de 500 GW em todo território nacional, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), em 2019 a potência instalada era de 15 GW, com expectativa de chegar a 24 GW ate 2024, isso solidifica ainda mas a geração eólica na matriz energética do país ficando atrás apenas da maior fonte geradora que é a hídrica.

O método adotado é de natureza qualitativa na forma de pesquisa bibliográfica, visando coletar informações sobre o tema abordado por meio de artigos científicos, livros e plataformas online. A pesquisa aplicada é descritiva e visa analisar e descrever detalhadamente o objeto de pesquisa.

1.1 O PROBLEMA

        Com um país vasto como o Brasil, com uma matriz energética diversificada e a constante demanda por energia, como a energia eólica tem se desenvolvido no território nacional?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

        Mostrar como a energia eólica é gerada, quais suas vantagens e desvantagens e como foi seu desenvolvimento no Brasil.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Identificar quais regiões do país tem mais potencial para energia eólica.
  • Apontar quais as principais empresas no setor atuam no Brasil.
  • Trazer alguns exemplos de geradores eólicos.

3 JUSTIFICATIVA

Com um país vasto igual ao Brasil e de se imaginar que sua capacidade de geração de energia também seja vasta e realmente é, porém predominantemente esta geração se dá por meio de hidroelétricas e termoelétricas, sendo a segunda utilizada mais quando se tem baixa na geração hídrica. A energia eólica é menos explorada quando comparadas com as demais visto que ela representa cerca de 9,3% da matriz energética do país dados de 2019 segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), por este motivo a escolha deste tema para mostrar como essa fonte tem se desenvolveu no brasil.

Contudo pode se perceber que esta forma de geração tem ganhado espaço e tem crescido no decorrer dos anos, entre 2001 e 2005 a energia gerada através dos ventos teve capacidade de aproximadamente 25 MW, em 2014 aproximadamente 4.500 MW, há estudos que dizem ser possível gerar 300 GW no Brasil e que em 2020 estaria sendo gerados 20 GW, este numero chegou em 16 GW dados da (ABEEólica).

A geração da energia através da energia dos ventos e muito importante para diversificar a matriz energética do pais, para que não fique dependente de uma única fonte, e mais importante ainda para o meio ambiente visto que com uma geração de 4.500 MW igual a de 2014 impedem que 4 milhões de toneladas de gas carbônico sejam lançadas na atmosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (254 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com