TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Fundição

Por:   •  29/10/2019  •  Exam  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Curso de Engenharia Mecânica

Disciplina de Processos de Fabricação II – Conformação e Fundição

Projeto de Fundição – Martelo Bola

Professor: Rafael Santiago Floriani Pereira
Acadêmicos: Angélica Scariot, Euller Ribeiro

de Moraes, Rafael Pelozatto e Rafael Subtil.

Lages

2019

SUMÁRIO

1.        OBJETIVOS        3

2.        INTRODUÇÃO        4

3.        MARTELO TIPO BOLA        5

3.1.        Dimensões do Martelo.        5

3.2.        Tipo de Material.        6

4.        MODELO        8

4.1.        Modelo Martelo tipo Bola.        8

5.        MACHO        10

5.1.        Marcação do Macho.        11

6.        MASSALOTE E CANAIS        12

7.        CONCLUSÃO        15

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

  1. OBJETIVOS

Elaborar um molde para fabricação da cabeça de um Martelo do tipo bola, com finalidade de venda no setor metal-mecânico.


  1. INTRODUÇÃO

Definimos, em termos metalúrgicos, a fundição, como um processo de injetar metal liquido em um molde com o formato desejado, e após isso, o mesmo resfrie e se solidifique. Esse molde é aberto e dentro dele, a peça fundida estará pronta para ganhar acabamento superficial.

Nos dias atuais, a fundição é usada para produção de peças com as mais diversas formas, simples e complexas. Porém, é um processo antigo, presente na humanidade há milhares de anos, onde já eram feitas ferramentas, armas e etc.

Dentre os tipos de fundição, podemos citar as mais tradicionais, como fundição por coquilha, fundição em areia e fundição por cera perdida.

É graças ao processo de fundição, que hoje temos uma forma melhorada de muitas ferramentas do dia a dia. Uma delas, é o martelo, que começou sendo confeccionado primitivamente como pedras, depois pedras sustentadas por cabos e por fim o que vemos hoje no mercado metalúrgico, que são diversos tipos de cabeças de metal, variando entre material de cabo e de cabeça, cada um para uma finalidade diferente.

Os principais tipos de martelo são:

  • Martelo de Orelhas: Tem a finalidade de arrancar pregos;
  • Martelo de Estofador: É mais leve, e ideal para pregar pregos mais finos;
  • Martelo de Bola: Tem o formato da ponta arredondada, e é usado para bater metal ou aplicar rebites;
  • Marreta: É mais pesado, e com frequente uso na construção civil;
  • Martelo de Forja: Possui o cabo mais comprido, e a cabeça que pesa até 10Kg, usado para trabalhos extremamente pesados.


  1. MARTELO TIPO BOLA

Na fabricação do martelo dos dias atuais, devemos levar em consideração, quando se tratando da cabeça do martelo, a quantidade correta da dureza da peça. Ou seja, precisamos utilizar um aço com alto teor de carbono, fazendo um tratamento térmico para atingir o ponto certo de dureza, pois se ficar muito dura, acabará ficando quebradiça.

Outra questão, são as dimensões ideais do martelo, que fazem toda diferença na hora de usar a ferramenta, já que precisamos de um equilíbrio para melhor manuseá-lo.

O cabo do martelo, também de grande importância para a ferramenta, geralmente é feito de madeira ou metal. O mais indicado é o cabo de madeira nogueira, que além de ser robusto, amortece o impacto da batida. Os cabos de metais já têm uma maior vibração, que irrita as mãos, e, portanto, vem revestidos por algum outro material, como borracha ou fibra.

O martelo tipo bola, tem a finalidade de moldar e endireitar metais, golpear talhadeiras e punções, além de desamassar chapas finas. Para isso foi projetado com a cabeça mais arredondada e menor, para que exista um melhor controle da força aplicada em cada golpe.

  1. Dimensões do Martelo.

As dimensões do martelo tipo bola, foram baseadas em pesquisa de mercado, onde listamos algumas marcas das mais tradicionais do mercado, todas dentro da norma ABNT NBR 10763, que padroniza dimensões básicas e a massa do martelo.

[pic 1]

Figura 1 - Dimensões Cabeça do Martelo

  1. Tipo de Material.

O material ideal para a fabricação do martelo tipo bola, de acordo com pesquisas feitas nos principais fabricantes do ramo, será o Aço-Carbono 1045.

Composto por 0,45 de Carbono, 0,75 de Mn além de resíduos, esse tipo de aço possui uma boa relação entre resistência mecânica e resistência à fratura, além de um custo relativamente menor se comparado a aços de maior dureza.

Abaixo podemos observar, o gráfico de medição de dureza externa do aço 1045:

[pic 2]

Figura 2 - Temperatura de Revenimento do Aço 1045. (Fonte: http://www.acoespecial.com.br)

[pic 3]

Figura 3 - Ensaio Jominy Aço 1045 (Fonte: www.açoespecial.com.br)

A cabeça do martelo, é projetada para manter sua integridade estrutural a pesar das repetidas batidas, então depois de forjada, passa por abrasivos, que dão o acabamento básico da peça. Após isso, é feito tratamento térmico com resfriamento à óleo e por fim polimento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (443.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com