TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Modelagem De Sistemas

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Sobre Modelagem De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 2

MODELAGEM DE SISTEMAS

Aluno: Marcos H. F. Frazão

Prof. Emmanuel

MODELAGEM DE SISTEMAS

Modelagem de dados Conceitual, Lógico e Físico.

Definição de Modelagem de dados e o modelo conceitual, modelo lógico e modelo físico. Exercícios de modelagem de dados

A modelagem de dados é uma técnica usada para a especificação das regras de negócios e as estruturas de dados de um banco de dados. Ela faz parte do ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação e é de vital importância para o bom resultado do projeto. Modelar dados consiste em desenhar o sistema de informações, concentrando-se nas entidades lógicas e nas dependências lógicas entre essas entidades.

Modelagem de dados ou modelagem de banco de dados envolve uma série de aplicações teóricas e práticas, visando construir um modelo de dados consistente, não redundante e perfeitamente aplicável em qualquer SGBD moderno.

A modelagem de dados está dividida em:

Modelo conceitual

A modelagem conceitual basear-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente, pois o foco aqui é discutir os aspectos do negócio do cliente e não da tecnologia. Os exemplos de modelagem de dados vistos pelo modelo conceitual são mais fáceis de compreender, já que não há limitações ou aplicação de tecnologia específica. O diagrama de dados que deve ser construído aqui é o Diagrama de Entidade e Relacionamento, onde deverão ser identificados todas as entidades e os relacionamentos entre elas. Este diagrama é a chave para a compreensão do modelo conceitual de dados.

Exemplo simples de Diagrama de Entidade e Relacionamento

Modelo lógico

O modelo lógico já leva em conta algumas limitações e implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura, define as chaves primárias e estrangeiras, normalização, integridade referencial, entre outras. Para o modelo lógico deve ser criado levando em conta os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual.

Exemplo do diagrama de banco de dados gerado no Microsoft Visio.

Modelo físico

No modelo físico fazemos a modelagem física do modelo de banco de dados. Neste caso leva-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos de modelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lógico.

Conclusão

Os detalhes da modelagem mostrados neste artigo são exemplos e não a regra de modelagem. Há outras abordagens que certamente poderão ajudar também, mas fiz questão sintetizar um pouco e mostrar mais o lado prático contribuindo com alguns exemplos. O assunto é extenso e nem sempre de fácil compreensão, mas com um pouco de prática fica mais fácil o entendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com