TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O principal trabalho do sistema de aquecimento solar

Relatório de pesquisa: O principal trabalho do sistema de aquecimento solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório

Identificação do imóvel : Rua Marcelino Dantas, – V. Leopoldina Santo André-SP.

Numero de moradores: 3

1. Funcionamento básico de sistema de aquecimento solar:

http://www.soletrol.com.br/educacional/comofunciona.php

O sistema básico para aquecimento é composto por coletores e reservatório.

As placas coletoras são responsáveis pela absorção dos raios solares, estas placas geralmente são feitas de matérias primas como cobre e o alumínio, e são revestidas com tinta escura para melhor absorção e conservação da fonte de calor, dentro destas placas existe uma serpentina para a água transitar, devido ao aquecimento da placa a água fica menos densa fazendo com que ela consiga subir para o reservatório, pois não existe nenhum tipo de bomba para subir a água, o que faz isso acontecer é a água fria sendo mais densa que empurra a água quente entrando em um fluxo. Este reservatório é chamado de Boiler, é como uma espécie de caixa d’agua, com um tipo de material que mantém a água aquecida, estes reservatórios variam de tamanho conforme o uso e necessidade variando.

Conforme ilustração

A água sai do reservatório (caixa d’água), entra no boiler, sai por umas das partes por gravidade desce para os coletores abastecendo as placas e enchendo a serpentina, e volta para o Boiler já aquecido, mantendo a água aquecida até sua utilização.

2. Para a construção de um sistema solar de baixo custo, segue memorial descritivo.

Placa coletora: forro de PVC

Canos de PVC marrom

Tinta preta fosca

1 - Bóia

1 – Cano de conduite

1 Caixa d’água comum

Modo de montagem: para melhor absorção do calor, pintar a placa coletora com tinta preta fosca, pegar dois canos de PVC marrom, fazer um rasgo e encaixar as extremidades da placa coletora, fazer 5 furos no reservatório, na parte de cima, um para entrada da água da rua, um para o ladrão , e os outros 3 na parte de baixo 2 para entra e saída do coletores e outro para a saída do o chuveiro ou outro de escolha, utilizar uma boia para regular a quantidade de volume de água na caixa, e utilizar o conduite para captar a água quente do reservatório uma espécie de pescador, e amarrar algo que flutue neste conduite para mantê-lo sempre no nível superior do reservatório. A água fria precisa entrar na parte debaixo dos coletores e a água quente deve sair na parte de cima.

Este aquecedor para melhor captação dos raios solares deve estar sempre instalado na direção norte.

3. Sistema de abastecimento e armazenamento de água na residência.

O abastecimento de água em Santo André é dividido entre a produção própria do Semasa, por meio de captação do Sistema Pedroso e que fornece 6% da água consumida na cidade, e pela compra de água da Sabesp. Os 94% restantes são adquiridos por meio de dois sistemas, o Rio Claro, que abastece 74% do município, e o Rio Grande, cujo abastecimento representa 20%.

Como o Sistema Metropolitano de Água da Sabesp é integrado, Santo André pode também ser atendido pelo Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com