TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Modelos

Monografias: Trabalho Modelos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 5

A Internet surgiu em plena Guerra Fria com o objetivo de manter a comunicação das Forças Armadas norte-americanas caso os ataques inimigos destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 70 e 80, além dos militares, estudantes e professores universitários a utilizavam como meio de comunicação. Foi somente em 1980 que ela atingiu a população em geral tornando-se, segundo muitos, depois da televisão, a maior criação tecnológica. Apartir daí, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela passou a ser uma necessidade de extrema importância tanto pra os estudantes em suas pesquisas escolares, para os jovens que procuram diversão em sites de games e em salas de bate-papo para um encontro virtual como para as empresas que encontrar na Internet uma forma de aumentar seus lucros através de vendas on-line e diminuir seus custos.

A Internet tornou-se importante em todos os segmentos porém para as empresas, ela é indispensável e insubstituível. Antes dela, as empresas para comercializarem qualquer produto ou serviço dependiam que seus clientes viessem até seus pontos comerciais. Óbvio que ponto comercial continua com sua importância na estratégia do negócio, mas com a tecnologia, ele ganhou um novo conceito. Já não basta ter uma loja física, é preciso também ter um site pra entrar no universo virtual, deixando de lado os velhos hábitos de venda, anúncios e propagandas. A Internet também possibilita a criação de novos mercados geográficos. A empresa tanto pode comprar ou vender seus produtos ou serviços para um fornecedor da Índia, por exemplo, e pagar, receber ou instalar e começar a usar sem sair de seu ponto comercial.

Outro ponto a evidenciar é a redução de custo e também novos modelos de trabalho. Os funcionários antes da Internet, contatavam com seus clientes ou fornecedores através de viagens, telefone ou mala direta pelo correio. Atualmente, pode-se conversar com vários clientes e fornecedores pelo MSN e tudo ao mesmo tempo reduzindo custos e agilizando as transações comerciais.

As empresas, hoje em dia, possuem muitas informações, dados que precisam ser armazenados com total segurança para futuras consultas. Antes do surgimento da Internet, essas informações eram armazenadas somente em meios físicos como papel, disquetes, etc. Com o advento da Internet, há a possibilidade de se armazenar esses dados em Data Centers, que são espaços que podem ser alugados para armazenamento, gestão e disseminação de informações.

No Departamento de Recursos Humanos das empresas também houve mudanças com o surgimento da Internet, pois agora pode-se a utilizar como ferramenta auxiliar ou determinante na contratação de pessoas. Atualmente, as empresas consultam sites especializados em empregos, comunidades de relacionamentos, blogs quando precisam encontrar algum profissional numa área mais específica. Antigamente, as empresas só conseguiam avaliar a carreira de um profissional com base no currículo tradicional.

No desenvolvimento profissional dos colaboradores, a Internet também trouxe muitos benefícios. Antes, os colaboradores que precisassem de cursos, treinamentos, tinham que se deslocarem até o locar onde seria ministrado esse treinamento ou curso gerando maior custo à empresa além da ausência no local de trabalho. Atualmente, as empresas podem contar com curós e treinamentos online também chamado de e-learning. Esse processo possibilita os colaboradores aprenderem de acordo com as suas necessidades e com seu próprio ritmo em qualquer hora ou lugar. Para as empresas, as principais vantagens são a redução de custos e o maior número de colaboradores em contato com esse treinamento.

De um modo geral, a Internet traz muitos benefícios aos seus usuários, no entanto, as informações que nela constam podem ser capturadas e gravadas como um ¨cookie file¨ em seu disco rígido cada vez que se visita um site ou grupo de notícias. Por isso, temos que ter muito cuidado ao digitarmos dados pessoais, senhas de cartões de créditos, de contas bancárias em sites que não são tão confiáveis. Essa exposição de informações no mundo virtual é uma grande desvantagem que a Internet nos traz, porém se soubermos usá-la com cautela, podemos extrair dela muitas coisas boas para nossas empresas e nossas vidas.

.

CONCLUSÃO

A falta da Internet hoje faz com que a gente volte quase que à Idade da Pedra. Antes da Internet, os processos eram todos muito lentos, burocráticos. Ela foi uma revolução, a nossa capacidade de produção aumentou pela agilidade que essa ferramenta nos proporciona. Hoje ela é praticamente essencial nos segmentos tanto profissional como pessoal.

REFERÊNCIAS

PERETTI, André Prado, BRUNETTA, Nádia, WERNER, Ilvili Andréa. Tecnologia e desenvolvimento humano. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

QUESTIONÁRIO – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Pergunta 1. Quantos funcionários a empresa possui? 17 funcionários.

Pergunta 2. Esta empresa é: Serviços

Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com