TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Tecnicas De Negociação

Artigo: Trabalho Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 8

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS 4

ANEXOS: 6

TEXTO I - DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO 6

TEXTO II 8

Introdução 8

Desenvolvimento 9

Considerações finais 11

Referencias bibliográficas 12

Texto III – RESUMO 13

Habilidades do Negociador 13

BIBLIOGRAFIA 15

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Entendemos que precisamos ter um conhecimento amplo sobre negociação para poder alcançar êxito em nossos objetivos. Quando vamos para uma negociação temos que estar cientes dos argumentos que fundamentaram o assunto. Em se tratando de uma negociação salarial deve-se ter em mente que para se falar com o Empregador é necessário fazer toda uma retrospectiva de como foi o seu trabalho na empresa. Relatar o máximo de ações que realizou nos últimos tempos que impactaram positivamente em seu trabalho. O sucesso da negociação salarial, não se restringe apenas aos argumentos do Empregado. É preciso saber também qual o melhor momento para se chegar ao Empregador. Nesse quesito, a primeira característica a ser observada é a situação da Empresa. Conhecer a missão, os objetivos e as necessidades de crescimento da Empresa, para que seus argumentos estejam alinhados com os interesses da organização.

Para negociar é preciso ter bases concretas, dominar o assunto a tratar, nosso objetivo é querer ganhar, ter respostas positivas. O funcionário que deseja pleitear um aumento salarial deve ter a certeza que tem um diferencial, que seja importante para a empresa. Uma das coisas mais importantes é ter planejamento, não se pode simplesmente chegar ao gerente e dizer que quer um aumento, sem estruturar esta negociação, é importante buscar conhecimentos, pensar o que dizer de uma forma onde se possa responder a todas as objeções. Buscar informações do seu cargo no mercado, para que você entenda suas expectativas e compare com a realidade aplicada a outros profissionais atuantes na mesma função.

Ter argumentos para uma negociação salarial é fundamental, é sempre visto com bons olhos pelo empregador o funcionário que se dedica ao trabalho, que busca novos conhecimentos, que procura inovar no seu setor de trabalho a empresa só tem a ganhar e é importante que o patrão tenha conhecimento de tal fato para que isso possa ajudá-lo na hora da negociação. Como dizemos uma pessoa que se destaca no trabalho por sua eficiência e eficácia já ganha créditos com seu superior, na hora de negociar um aumento. O mesmo deve saber expor seus motivos caso contrario pode se mostrar um péssimo negociador passando uma imagem distorcida de si e fazer com que toda aquela imagem bem construída ao longo do tempo desmorone bem ali, diante de seus olhos.

Bons argumentos se tornam mais fortes quando as evidencias falam por si, jamais se deve mentir ou tentar enganar, a verdade é sempre bem vinda em todos os aspectos da vida principalmente num momento como este, saber esperar o momento certo para esta negociação e avaliar o momento da empresa é fundamental, muitas vezes as pessoas escolhem um momento de crise ou turbulência na empresa para pedir um aumento o que pode acabar passando a imagem de que não há sensibilidade suficiente para perceber isso, o momento difícil deve ser respeitado, saber esperar é uma virtude. Estar preparado, prestar atenção em tudo que acontece no espaço de trabalho, conhecer melhor sobre seu chefe, planeje bem suas ações e veja como lidar com os acontecimentos, busque a melhoria dos seus argumentos para obter sucesso. Ser firme, prudente, controlar a ansiedade, passar confiança, também é importante na hora de negociar, outro fator primordial na negociação salarial é falar direto com a pessoa responsável por seu aumento, caso contrário você pode não ter sucesso na negociação.

Vimos então que devemos seguir passo a passo, estruturar a questão, planejá-la, esperar o momento certo e iniciar a negociação salarial, vale ressaltar que podemos ter a nossa frente um bom negociador que vai utilizar também de seus conhecimentos para saber se o aumento pleiteado foi bem estruturado e se realmente vale a pena, pode ser um teste, ver se a pessoa tem realmente conhecimento e embasamento naquilo que solicita. Se depois de tudo planejado ouvir um não é importante que possamos escutar o lado do gerente, o porquê de não receber este aumento nesse momento, afinal ele também terá seus argumentos, não se deve desanimar, não significa que um não hoje será um não amanha, a reação deve ser normal, nada de mostrar que está desapontado é importante neste momento saber passar autoconfiança e motivação para buscar este aumento num próximo momento.

ANEXOS:

TEXTO I - DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

Definições de negociação são utilizadas para tentar descrever personalidades de negociadores, estudando-as percebemos o quanto é importante conhecê-las para ter eficácia nas negociações. Cada negociação é de uma forma porque cada pessoa apresenta características e comportamentos diferentes. Como negociar é um processo que envolve etapas de planejamento, é importante conhecermos nosso oponente, e essas diferentes definições nos ajudam a compreender o estilo de cada negociador e agir da melhor forma no momento da negociação.

Entre os autores escolhidos pelo grupo e que retratam muito bem estas definições estão William Ury, fundador e diretor do programa de negociação da Universidade de Harvard e Luiz Augusto Costa curta Junqueira, Administrador pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vice-presidente do instituto MVC.

As definições de negociação por William Ury citadas no fórum mundial de negociação com a palestra "A estratégia de cada negociação" em Set, 2011, são: “Filosofo: Observa calmamente a situação e constrói perspectivas; Psicólogo: Coloca-se no lugar do outro”; Detetive: Investiga os interesses dos envolvidos; Inventor: Capta informações e reestrutura a negociação; Juiz: Foca naquilo que é justo para ambos; Estrategista: Busca melhor alternativa para um acordo, se um caminho não funciona rapidamente busca outra; Diplomata: Busca caminhos atraentes para que o oponente passe para seu lado”.

E para Junqueira (1994): “Catalisador: Entusiasta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com