TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Exames: TRABALHO TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos

Atividade Avaliativa - ATPS

Técnicas de Negociação

Prof. EAD Karem Grubert Rojas

Larissa Ágata – 6957465953

Leidiane Rodrigues – 6792386093

Margareth de Castro – 6788345355

Natalia Alves – 6718331033

SERTÃOZINHO / SP

2013

Larissa Ágata - 6957465953

Leidiane Rodrigues - 6792386093

Margareth de Castro - 6788345355

Natalia Alves - 6718331033

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD Karem Grubert Rojas

Professor tutor presencial Fernando Tamaso

Professora tutora a distância: Michele Braz Simões

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Técnicas de Negociação para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Sertãozinho /SP

2013

1. INTRODUÇÃO

A negociação existe desde que surgiram os primeiros habitantes humanos da terra, desde então o homem passou a viver e a conviver em sociedade tendo assim, a necessidade de negociar. Atualmente vivemos em ambientes turbulentos e em constantes mudanças e por isso, precisamos ser flexíveis o bastante, ter uma visão estratégica, uma boa comunicação e ser um bom ouvinte, ou seja, ter uma visão sistêmica para o melhor entendimento do contexto do nosso ambiente interno e externo sendo fundamental para o ser humano ao alcançar seus objetivos.

2. DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1 – Conceito e Características da Negociação

Podemos ter diferentes formas de descrever a palavra negociação, tendo como principal objetivo a descrição dos autores, sabendo que apesar dos vários significados que a palavra possa nos transmitir, sempre tem o intuito de se chegar a um acordo no final da negociação que seja bom e favoreça ambas as partes.

Segundo, Nierenberg (1981): “Negociar é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”.

O processo da negociação pode agir da forma que nos traga benefícios e malefícios, ou seja, bons e maus resultados e isso faz com que afete diretamente a vida pessoal e profissional do ser humano participante, pois quando há benefícios isso decorre de laços duradouros e quando isso não é possível a negociação não existiu.

Steele, Murphy e Russil (1995): “Negociação é um processo no qual as partes se direcionam de suas posições divergentes para um ponto em que se possa alcançar um acordo”.

Com base na definição do autor podemos dizer que quando vamos elaborar um processo de negociação temos que levar em conta, os pós e contras que ela pode nos acarretar, pois quando a executamos temos que ter um foco inicial e um foco final que caminham juntos harmoniosamente para que haja uma conclusão, que seja rentável para os dois ou mais lados envolvidos favorecendo assim, ambas as partes.

ETAPA 2 – O Processo de Negociação

A literatura a respeito dos diferentes conceitos de negociação é muito ampla, porém todos os autores descrevem a negociação, tendo como objetivo principal a satisfação de ambas as partes tendo como base um acordo sólido e amigável que nos conduza a relações duradouras.

De acordo com Sparks (1992): “Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre o negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa”.

A negociação é um processo onde se busca mutuamente a satisfação de ambas as partes. Onde através de diferentes decisões e ponto de vista se estabeleça e encontre o que mais irá agradar vender, impressionar, ou seja, alcançar objetivos através de um acordo que existam interesses comuns e conflitantes para que haja um acordo amigável visando o melhor resultado, o melhor interesse a melhor idéia estabelecida, de modo que as duas partes tragam informações importantes, tendo a comunicação como um dos principais pontos e que ela seja clara e objetiva, sendo um bom ouvinte para estar aberto a novas idéias informações e argumentações a respeito, ser flexível e criativo para se obter o êxito na negociação.

ETAPA 3 – Habilidades essenciais para os negociadores

Na opinião do grupo, como conseguir sucesso em uma negociação? Que habilidades são essências? Qual o papel do negociador nesse processo?

Para se obter o sucesso em uma negociação deve se ter o conhecimento e a força de vontade de ambas as partes, concluindo assim um produto ou serviço satisfatório para todos os envolvidos. As habilidades essências são: tempo, flexibilidade, comunicação, convívio, raciocínio lógico, crítico e analítico, compreensão, boas estratégias e ordenação nas atividades. O papel do negociador nesse processo é realizar um acordo de forma amigável que satisfaça ambos os lados na negociação decorrente.

ETAPA 4 – Importância do planejamento da negociação

a) Qual a importância do planejamento da negociação?

A importância do planejamento da negociação é importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com