TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Telha Shingle

Por:   •  7/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

BACHARELADO EM arquitetura e urbanismo

marília de carvalho vidal

telhado asfáltico shingle

SANTARÉM/PA

2016.


UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

BACHARELADO EM arquitetura e urbanismo

marília de carvalho vidal

telhado asfáltico shingle

Trabalho apresentado para a obtenção de nota parcial na disciplina de Materiais da Construção Civil, ministrada pelo professor Paulo Lobo do curso de Arquitetura e Urbanismo, desta instituição de ensino superior.

SANTARÉM/PA

2016.


INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da humanidade, viu-se a necessidade de se proteger dos diversos perigos encontrados no ambiente (intempéries, animais, etc.). Com isso, nasceram-se os primeiros conceitos de residência. A parte destinada a cobrir tais locais, com função de proteger a parte interna da residência de intempéries, como neve, chuva, vento, entre outros motivos como isolante termo acústico, posteriormente, foi denominada de cobertura.

Com o tempo, vários tipos de telhados, com estilos, capacidades, formatos e características diversas, foram criados para atender à demanda e à finalidade adequada. Entre tantos estilos de telhados, citam-se os telhados inclinados. Tais tipos de telhados, que podem ser de Barro, metal, entre outros, têm inclinações que variam dependendo do estilo da construção, e, também, pela característica climática da região. Logo, países com climas tropicais, onde não há neve, tende-se a utilização de telhados com menor inclinação. Já países com clima montanhoso, frio, no qual possui incidência de neve, são preferíveis telhados com inclinações maiores, afim de suportar o peso extra da neve.

Dentre todos esses tipos de telhados, existe o do tipo Shingle, uma solução para telhados que é leve, ou se desejar inclinações altas, além de ser um ótimo telhado quando há incidência elevada de vento. Foi criada no Canadá há cerca de 150 (cento e cinquenta) anos e hoje é responsável por cerca de 1,2 bilhão de metros quadrados de instalações por ano, segundo o site especializado em tal tipo de telhado inclinado, TCshingle.


  1. conceito

Também conhecidas por telhas asfálticas, as telhas Shingle, têm ganhado espaço muito rapidamente na construção civil. Competindo, inclusive com telhados cerâmicos e metálicos, mundialmente falando.

A telha Shingle, é composta com base asfáltica, que têm como função principal a maleabilidade, ou seja, por fazer com que tal tipo de cobertura seja maleável a qualquer tipo de superfície. Além de proporcionar a impermeabilização e durabilidade do produto; Fibra de vidro que tem como função principal dar resistência mecânica e estabilidade; e tem seu acabamento e proteção dos itens anteriores através de grânulos ceramizados, lâmina de cobre ou titânio-zinco.

O processo de instalação desse tipo de telha é, apesar de simples, apenas feito por equipes especializadas. Afinal, se faz necessária grande capacidade de conhecimento em relação ao mesmo, com intenção de não haver erros de alinhamento, se preocupar com o vento e a água.

Sobre a tesoura metálica, faz-se necessária, primeiramente a instalação de placas de madeira ou cimentícias, conhecidas também como Ply wood. Sobre as placas, é instalado o feltro asfáltico para se conseguir melhor proteção contra água ou umidade. Logo em seguida, instalam-se as chapas galvanizadas em todo o perímetro dos beirais, oitões, etc.

Por fim, faz-se a montagem do shingle, do beiral para a cumeeira.

[pic 1]

Disposição dos materiais no telhado asfáltico Shingle.

  1. capacidade

Sua espessura varia de 3 a 5,5mm e medem 36 x 12 polegadas (91,4 x 30,5cm). Apresentando, em sua borda, três centímetros de adesivo asfáltico para a colagem e vedação das telhas. As telhas, quando sobrepostas, geralmente possuem cerca de 10 a 17,8 cm de sobreposição.

Por ter vários modelos, o cobrimento varia de 6 telhas por m² a 10 telhas por m².

O peso próprio das Shingles tem a variabilidade entre 9 e 11 kg/m², dependendo de seu tipo.

  1. inclinação

Por ser composta por telhas leves, flexíveis e de geometria propícias a praticamente qualquer tipo de caimento, utilizam-se inclinações entre 15° a 90°, sem a necessidade de amarração ou colagem especial.

  1. qualidade

O telhado tipo Shingle é de excelente qualidade. Por ser feita base asfalto, coberto por rocha vulcânica e pigmentada por grânulos cerâmicos, têm sua durabilidade indeterminada, dependendo apenas do manuseio e manutenções feitas pelo usuário. Porém, a garantia de fábrica é de 25 a 30 anos dependendo do modelo.

  1. cores e tipos

Existem dois tipos principais de modelos para o telhado Shingle no Brasil. O modelo denominado Supreme é mais barato e é instalado intercaladamente. Já o segundo modelo é o denominado Duration, no qual é instalando através da sobreposição das peças. Outros tipos como hexagonal, entre outros, ainda não têm seu espaço no Brasil, mas sim em locais no exterior.

Outra diferença entre os dois tipos é a duração. Enquanto o modelo Duration oferece 30 anos de garantia, o Supreme possui 25 anos.

Em relação à cor, existem diversas possibilidades de escolha, desde cores que imitam a cerâmica, cores básicas, e cores mais específicas como verde-floresta, preto-rústico, entre outros como pode ser observado na imagem a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (250.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com