TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Terceiro Cemestre Ads Unopar

Artigo: Trabalho Terceiro Cemestre Ads Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 banco de dados 5

3.1 ropriedades ACID 5

4 Estruturas de dados fila e pilha 7

4.1 fifo 7

4.2 lifo 7

4.3 Alocação simplesmente encadeada e alocação duplamente encadeada 8

4.4 Alocação Encadeada Lista Lineares Duplamente encadeadas 9

5 diagrama Caso de uso e de classe 10

5.1 Diagrama de caso de uso 10

5.2 O Diagrama CLASSE 10

6 temas para que uma empresa tenha sucesso 11

6.1 Humanização 11

6.2 relaçoes interpessoais 11

6.3 ÉTICA 11

7 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

No mundo da tecnologia da informação e da computação, existe um leque de opções em se tratando de linguagens de programação, com isso, é extremamente necessário enriquecer nossos conhecimentos para acompanhar a evolução do mundo da informática.

Estaremos iniciando nossos estudos pelo tema relacionado em Listas Lineares, ou seja, uma estrutura de dados que corresponde a uma seqüência ordenada de elementos, denominados nós. Abrangendo o aprendizado ao tema referente alocação simples e duplamente encadeadas, também estaremos vendo um breve conceito de Banco de Dados e as propriedades ACID de uma transação, finalizando com conceitos e informações sobre a utilização da Programação Orientada a Objetos com Polimorfismo

2 DESENVOLVIMENTO

Para que os sistemas desenvolvidos possam ter uma boa base de tecnologia alguns conceitos são aplicados

3 BANCO DE DADOS

Do ponto de vista de gerenciadores de dados (bancos de dados), ACID são propriedades fundamentais nos processos transacionais, pois garantem a consistência da base de dados.

3.1 ROPRIEDADES ACID

Todo sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) aplica em seu funcionamento o conceito denominado ACID, são propriedades fundamentais nos processos transacionais, pois garantem a consistência da base de dados. As quatro propriedades que definem o termo ACID são:

a) Atomicidade

b) Consistência

c) Isolamento

d) Durabilidade

Atomicidade – Dizemos que uma transação é atômica porque não é divisível em partes, ou seja, a transação deve ser realizada por inteiro ou ela não pode ser realizada. Lembramos que uma transação pode ter várias operações de alteração de dados, então ou cumprimos todas elas ou não realizamos nenhuma delas.

Ex.: em uma transação, realizamos a inclusão de um cliente novo, a geração de uma nota fiscal e a baixa no estoque do produto vendido; ao final, devemos confirmar a transação por inteiro e gravar todas estas operações; se esta transação não se confirmar ao final, nenhuma destas operações pode ser gravada o banco de dados,garantindo assim a atomicidade da transação.

Consistência – No início de uma transação, os dados armazenados estão todos consistentes; ao concluir a transação, os dados devem estar consistentes novamente, ou seja, as regras de negócio devem continuar sendo executadas e cumpridas. Ex.: se realizar uma transação em uma conta bancária, onde o cliente possui um saldo de R$ 50,00 e não tem limite de crédito (não pode ficar negativo) e esta transação for uma retirada de R$ 60,00 ela não pode ser concluída, pois a consistência do banco de dados não estaria garantida, deixando a conta com um saldo negativo.

Isolamento – É também conhecida como integridade de transações. Uma transação deve ser isolada/íntegra, ou seja, duas ou mais transações concorrentes devem seguir de maneira isolada uma com as outras e as regras de negócio devem ser cumpridas durante a realização das operações na transação independentemente de existir

em mais transações de maneira simultânea e, ao final delas, esta integridade deve permanecer. Ex.: se for estabelecida uma regra de negócio em que um cliente de uma vídeolocadora pode cadastrar até dois dependentes, mas que todo dependente deve obrigatoriamente estar vinculado a um cliente, se um determinado cliente for deletado do banco de dados, os dependentes deste cliente deverão ser deletados também, pois se eles permanecerem no banco de dados, a integridade desta regra de negócio estará comprometida e toda esta operação ocorrer simultaneamente a outras transações no banco de dados, inclusive podendo ser nas mesmas tabelas ou não.

Durabilidade – Depois de realizada e confirmada, uma transação deve obrigatoriamente ser durável, ou seja, não pode desaparecer do banco de dados sem que outra transação realize esta operação. Ex.: um determinado dados que foi gravado em uma transação hoje, se nenhuma outra transação modificar este dado, quando ele for consultado daqui a cinco anos, deverá apresentar o mesmo resultado do que foi gravado hoje, quando a transação original foi realizada.

4 ESTRUTURAS DE DADOS FILA E PILHA

Lista é uma das formas mais comuns de agrupar dados. Uma lista linear é uma estrutura que permite representar um conjunto de elementos de forma a preservar a relação de ordem linear entre eles. Quando falamos em listas, filas e pilhas pode-se dizer que todas, na verdade, são listas de informações; a principal diferença entre estas listas é a maneira de acesso a informações, por exemplo, para incluir, excluir e localizar uma ou mais informações.

4.1 FIFO

FIFO – O conceito de fila em programação é o mesmo dessas filas em que esperamos para ser atendidos em ordem: o primeiro elemento a entrar na fila será o primeiro elemento a sair.Esse conceito é conhecido como “First In, First Out” ou FIFO, expressão conhecida em português como PEPS ou “Primeiro Que Entra, Primeiro Que Sai”. Então no conceito de fila, os elementos são atendidos ou utilizados seqüencialmente na ordem em que são armazenados. Quanto à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com