TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADS UNOPAR PORTFOLIO

Trabalho Escolar: ADS UNOPAR PORTFOLIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.845 Palavras (12 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 12

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Disciplinas: Educação a Distãncia, Fundamentos da Administração da Informação, Funda,emtos de Lógica e Matemática Discreta, Organização de Computadores, Linguagem e Técnicas de Programação I e Seminários I sob a orientação dos Profºs: Everson Morais, Marco Hisatomi, Merris Mozer, Adeiane Loper e Veronice de Freitas.

Cuiabá/MT

2012

INTRODUÇÃO

No mundo atual a geração da informação é algo que crescente que demanda novas formas gerenciamento, sendo sua boa ou má administração o que define o sucesso ou o fracasso da empresa.

O modo em que as informações surgem necessita de uma organização eficiente, geralmente administrada pelos sistemas de tecnologia da informação, não somente para organizar, mas, sobretudo para facilitar o trabalho.

Pensando nisso, a empresa Nossa Locadora de Livros, administrada pelo Sr. João Carlos desde a sua criação em 1995, caracteriza-se como uma empresa privada com fins lucrativos com o objetivo de atender a demanda de locação de livros.

A empresa com estoque de 20.000 títulos, classificado em diamante, ouro, prata e bronze, sendo os valores de locação organizados pela classificação dos livros, possui sete funcionários que atuam em diversas áreas.

Já no início de suas atividades comerciais, em 1995, a empresa optou pela contratação de um sistema de tecnologia da informação - TI com o objetivo de informatizar as primeiras rotinas. Para realizar as atividades de informatização contratou a empresa Alunos da UNOPAR que assumiu o compromisso de atuar no desenvolvimento do sistema de locação de livros.

Portanto, o objetivo deste estudo foi apresentar as principais características dos tipos de sistemas de informação e conceituar alguns termos utilizados na linguagem de sistemas, com ênfase nos sistemas seqüencial e binária.

Por fim, apresentaram-se conclusão e as referências bibliográficas que subsidiaram a construção do referencial teórico.

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: CENÁRIO PROPOSTO

EMPRESA NOSSA LOCADORA DE LIVROS

Desde a década de 90 que grandes mudanças vêm ocorrendo no mundo do trabalho e dos negócios, o que cada vez mais obriga as empresas a incorporarem as novas tecnologias de gestão apresentadas pelos sistemas de informação.

Os Sistemas de Informação (SI) podem ser definidos como um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coleta, armazena, processa e distribui os dados e as informações, com a finalidade de dar suporte às atividades de uma organização, quais sejam: planejamento, direção, execução e controle (LAUDON; LAUDON, 2001).

Assim, a Tecnologia da Informação (TI) nas organizações tornou-se essencial para o sucesso das empresas, sendo que, de um papel restrito ao suporte administrativo, a TI se tornou um elemento incorporado às atividades fins, integrando-se aos serviços e produtos das empresas, tornando-se por vezes o próprio negócio, como no caso das lojas virtuais controle (LAUDON; LAUDON, 2001).

A Tecnologia da Informação (TI) refere-se às tecnologias de computadores e telecomunicações utilizadas nas organizações, incluindo aquelas relacionadas ao processamento e transmissão de dados, voz, gráficos e vídeos (APPLEGATE, MCFARLAN; MCKENNEY, 1996).

Desse modo, com a necessidade das empresas em aderir a estas novas ferramentas de gestão os sistemas de informação estão evoluindo numa perspectiva crescente com o objetivo de controlar as atividades e recursos dos computadores, interpretando os comandos do usuário e traduzindo-os em ações dirigidas a alguma parte destes.

Para efetuar tais controles, os sistemas operacionais são compostos por um conjunto de programas, arquivos, utilitários, tabelas, etc. que auxiliam nas tarefas propostas pelas empresas.

Entre os movimentos recentes da área de TI está a utilização de sistemas de informação: operacional, Gerencial e Suporte a Decisão - Enterprise Resource Planning (ERP) e Customer Relationship Manager (CRM).

Os Sistemas de informação operacionais também chamados de Sistema de Processamento de Transações contemplam o processamento de operações e transações rotineiras cotidianas, em seu detalhe, incluindo seus respectivos processamentos.

Estes sistemas são amplamente utilizados no planejamento e controle da produção, nas atividades de nome do produto, data da produção, bem como no faturamento (item de venda, preço, data de faturamento, valor) e nas Contas a pagar e a receber (valor do título, data de vencimento).

Nos Sistemas de informação operacionais as informações são apresentadas no menor nível, ou seja, analítica, detalhada e normalmente apresentadas, no singular, sendo que as edições, validações, consistências e auditorias são comuns uma vez que falhas de operação, cálculos, seleções e ordenações geram impactos grandes e negativos.

Os Sistemas de informação gerenciais (SIG) contemplam o processamento de grupos de dados das operações e transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para gestão.

Estes sistemas trabalham com os dados agrupados das operações das funções empresariais da empresa, auxiliando a tomada de decisão do corpo gestor das unidades departamentais, em sinergia com as demais unidades.

Enquadram-se nessa classificação os grupos de informação dos sistemas de planejamento e controle da produção - total da quantidade produzida; Faturamento - valor do faturamento do dia, valor acumulado do mês; Contas a pagar e a receber - títulos a pagar do dia, número de inadimplentes.

Nesse tipo de sistemas as informações são apresentadas agrupadas ou sintetizadas, tais como totais, percentuais, acumuladores, plurais, etc.

Os sistemas ERP são sistemas de informação integrados adquiridos na forma de pacotes comerciais de software com a finalidade de dar suporte à maioria das operações de uma empresa. A característica mais importante dos ERP é o fato de que por serem desenvolvidos de maneira genérica para atender a diversos clientes, incorporam modelos padrões de processos de negócios.

O CRM, ou Gerenciamento do Relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com