TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Tga

Artigo: Trabalho Tga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Da Realização ou Teoria das Necessidades Adquiridas –

McClelland

A ideia principal dessa teoria é que as necessidades podem ser aprendidas durante a vida com a sociedade, iniciando a partir disso o individuo começa a se interagir com o ambiente e se resumem em três necessidades básicas:

♦ Necessidade de Realização (nR):é o desejo de ser melhor, de ser mais eficiente e as pessoas com essas necessidades gostam de correr riscos calculados, de ter responsabilidades, de traçar metas;

♦ Necessidade de Poder (nP): é o desejo de controlar os outros e de influenciá-los. Pessoas assim tem grande poder de argumentação e esse poder pode ser tanto positivo quanto negativo e procuram assumir cargos de liderança.

♦ Necessidade de Aflição (nA): reflete o desejo de interação social, de contatos interpessoais, de amizades e de poucos conflitos. Pessoas com essas necessidades colocam seus relacionamentos acima das tarefas

Teoria da fixação de objetivos

Essa teoria afirma que a fixação de objetivos é importante e necessária para que os funcionários saibam o que precisa ser feito para alcançar os objetivos pré-estabelecidos com melhor desempenho e mais motivação. Quando um objetivo é difícil a resistência é muito grande, porém, se as pessoas participarem da fixação dos objetivos é bem mais fácil conseguir a aceitação, pois as mesmas se comprometem mais com as escolhas que participam e, uma vez que o funcionário se compromete com um objetivo difícil, ele despende um alto nível de esforços até que ele seja atingido, perdido ou abandonado.

Teoria do Reforço

A ideia principal dessa teoria é de que o reforço condiciona o comportamento sendo que este é determinado por experiências negativas ou positivas, devendo o gerente estimular comportamentos desejáveis e desencorajar comportamentos não agradáveis.

O reforço positivo se dá de várias formas tais como: premiações entre outros.

O reforço negativo condiciona o funcionário à não se comportar de maneira desagradável, atuando através repreensões.

Teoria do planejamento do trabalho

Entender o próprio trabalho pode ser fonte de motivação, relaciona os seguintes elementos a serem observados:

Variabilidade de habilidades: o grau em que o trabalho requer uma variedade de atividades diferentes, permitindo que o funcionário utilize diversas habilidades e talentos.

Identidade da tarefa: grau em que o trabalho requer realização completa de uma peça inteira.

Significância da tarefa: grau em que o trabalho tem impacto substancial sobre a vida e trabalho de outras pessoas.

Autonomia: grau em que o trabalho oferece liberdade no planejamento do trabalho e na determinação dos procedimentos a serem seguidos.

Teoria da Equidade

Equidade, neste caso, é a relação entre a contribuição que o indivíduo dá em seu trabalho e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com