TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho TGA

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho TGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1 - Passo 1

A história da Administração iniciou-se na Suméria por volta dos anos 5.000 a.C. quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.

É a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar, Surgiu com o crescimento e complexidade das organizações. É uma até de conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores da produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial.

Na Revolução Industrial Histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.

Através da história, porém, a maioria dos administradores operou estritamente numa base de tentativa e erro. Os desafios da Revolução Industrial modificaram essa situação. A administração surgiu com uma disciplina formal na virada desse século. Os primeiros programas universitários a oferecerem educação em administração e negócios. A Wharton School da Universty of Pennsylvania e a Amos Tuck School em Dartmouth, foram fundadas no final do século XIX. Entretanto, por volta de 1914 existiam apenas 25 escolas de administração. Dessa maneira, a profissão de administrador como se conhece hoje é relativamente nova.

Um dos Precursores da administração científica foi Taylor com ênfase na divisão de tarefas aprimorou seu método e aplicou o conceito de descrever a produção em massa, com menos tempo a um menor custo.

Passo 2

Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?

Sim, ainda vivemos em uma Revolução Industrial mais globalizada, na era da informação quando podemos construir ou destruir empresas, marcas e até mesmo pessoas através da chave principal do nosso canal de informação a INTERNET, porém ela não acontece nos mesmos moldes que ocorreu na Revolução Industrial em meados do século XVIII.

A Revolução Industrial foi responsável por inúmeras mudanças que podem ser avaliadas tanto por suas características negativas, quanto positivas. Alguns dos avanços tecnológicos trazidos por essa experiência trouxeram maior conforto à nossa vida. Por outro lado, a questão ambiental (principalmente no que se refere ao aquecimento global) traz à tona a necessidade de repensarmos o nosso modo de vida e a nossa relação com a natureza.

Dessa forma, não podemos fixar o modo de vida urbano e integrado à demanda do mundo industrial como uma maneira, um traço imutável da nossa vida quotidiana.

Existe um equilíbrio grande entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.

As desvantagens que a tecnologia traz são de tais formas preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com