TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – GESTÃO DA QUALIDADE

VICTOR HENRIQUE ANDRADE - 245542015

PRINCIPAIS GURUS DA QUALIDADE

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

VICTOR HENRIQUE ANDRADE

PRINCIPAIS GURUS DA QUALIDADE

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Gestão da Qualidade.

Prof. Cristiano Silva

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

A gestão da qualidade é um tema atual vindo do século XX após a revolução industrial, como uma forma de padronização mantendo um certo grau de conformidade no produto produzido ou serviço prestado. Mas a preocupação com a qualidade é muito mais antiga, desde os primórdios da humanidade as pessoas procuram o serviço que melhor atende os seus requisitos.

Voltando ao real inicio da gestão da qualidade no século XX eis que surgem os pesquisadores e teóricos pioneiros(gurús) no tema.

W. Edwards Deming: Grande percursor da 2° era da gestão da qualidade(Controle Estatístico), que foi muito aceita pelos empresários japoneses ele acreditava que a qualidade estava na interação do produto com o cliente e o atendimento. Seu conhecimento e princípios são melhor compreendidos através do “14 pontos do método Deming para a melhoria”.

Joseph M. Juran: Também fez parte da 2° era da gestão da qualidade, assim como Deming, disceminou sou conhecimento no Japão. Porém Juran apostava mais na qualidade voltada ao planejamento e na gestão empresarial visando controle de qualidade e aperfeiçoamento dos processos(melhoria contínua), que difere às técnicas de Deming.

Philip Crosby: Chegou com um novo conceito de qualidade, assim entrando na 3° era da gestão da qualidade(Garantia da Qualidade). Como Crosby esteve sempre em altos cargos de gestão da qualidade em grandes empresas, ele foi o primeiro a pensar em uma consultoria empresarial de treinamento em qualidade. Ele acretitava na total conformidade com os requisitos impostos pela fabricação do produto ou do serviço prestado, assim desenvolvendo o conceito de qualidade total mundialmente conhecido em sua frase: “fazer o trabalho direito logo da primeira vez”. Seu conceito se resume na importância da qualidade em função da sobrevivência das empresas contendo 14 etapas.

Armand V. Feigenbaum: Da 3° era da gestão da qualidade também, Feigenbeum acreditava no conceito de ualidade total além de ferramentas e programas de melhoria, ele via a qualidade total como todo conjunto de processos que engloba a realização do produto assim como a satisfação so cliente assim ele criou o conceito chamado TQC(controle da qualidade total). Além de tem contribuído também com o estudo dos custos da qualidade.

Kaoru Ishikawa: Foi um tradutor e implementador dos conceitos americanos no Japão(Deming, Juran) também difundindo os círculos de controle de qualidade descritos no conceito TQC, além de ter contribuido com os estudos da qualidade desenvolvendo seu próprio  diagrama de controle(causa efeito, espinha de peixe).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com