TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Automaçao Insdustrial

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

Lista de Exercícios – Prova B1

Instruções:

  1. Serão ao todo 11 questões para serem pesquisadas e respondidas.
  2. A data de Entrega do Trabalho é 10/04/2015
  3. O trabalho poderá ser feito por no MÁXIMO 4 pessoas.
  4. O trabalho deverá ser entregue à Jeniffer ou a Daiana, na coordenação. Não Serão aceitos trabalhos com data posterior a definida.

Questões:

  1. Do ponto de vista do Engenheiro, qualquer processo de automação se divide em: Processo a ser automatizado, elementos de medição(transdutores), Elementos de Controle(Controladores) e Elementos de atuação(Atuadores). Sendo assim, defina cada um desses elementos e cite exemplos de cada um.

Elementos de medição:  Os transdutores são equipamentos que transformam um sinal de magnitude física em um sinal elétrico, é um dispositivo que é utilizado para mendir, transmitir e controlar grandezas físicas, químicas e até mesmo como uso de conversão de unidade ( PT100 resistência, para mA). Como medidas são todas variáveis, e relacionadas como, por exemplo, pressostatos, umidade de ar, PT100 que é sensor de temperatura e etc

Elemento de controle: É um dispositivo ou um grupo de “ IED’s Reles alfanuméricos que gerenciam o comportamento de outros IED’s, Reles, Dispositivos podemos chamaram. Um sistema de controle que tem uma interconexão que são conectados todos em uma rede de maneira que irão comandar, controlar ou ajustar a sim o outro sistema, enviando ou recebendo informação .

Exemplos: CLP’S , Reles de Proteção que usam protocolo de comunicação 61850 que nesse caso ( é uma rede inteligente onde todos conversam entre si e recebem variáveis para efetuar tal situação )

Elemento de atuação : E o elemento que é resposavel por corrigir a variável medida, ou resultado, baseado no que ele esta programado para ser executado.

Que no final a variável esta controlada. Exemplos de elementos que dependem de finais de controle: motores, maquinas, Disjuntores de Cabine de Alta tensão e etc...


  1. Defina um sistema de Controle de em Malha aberta e Um sistema de Controle em Malha Fechada. Citesuas vantagens e desvantagens.

Controle de malha fechada: Também chamado de controle retroativo (realimentação ou feedback) necessita de informações da saída do controlador através de elementos sensores ou transdutores, compara o sinal da saída com o set-point (referência) e corrige a saída caso a mesma esteja desviando-se dos parâmetros programados.No controle em malha fechada, informações sobre como a saída de controle está evoluindo são utilizadas para determinar o sinal de controle que deve ser aplicado ao processo em um instante específico. Isto é feito a partir de uma realimentação da saída para a entrada.

 Vantagens: Aumentar a precisão do sistema, rejeitar o efeito de perturbações externas, melhorar a dinâmica do sistema e, eventualmente, estabilizar um sistema naturalmente instável em malha aberta, diminuir a sensibilidade do sistema a variações dos parâmetros do processo, ou seja, tornar o sistema robusto.

Desvantagens: O custo é maior, atraso no tempo e pode variar e ocasionar oscilações na saída, gerando uma instabilidade no sistema.

Controle em Malha Aberta: No sistema de controle, a saída não depedende de qualquer ação no sinal de controle. O sinal de saída do processo não é medida com o valor de entrada não tem uma referencia para ser medida.

          Vantagens: São relativamente simples e de baixo custo.

          Desvantagem: São imprecisos

  1. Dado o diagrama de blocos da figura abaixo, relacione cada letra do diagrama

com os componentes abaixo:

Componentes: Sensor – Planta – Resultado – Atuador - Referência - Controlador.

[pic 4]

A: ATUADOR

B: REFERENCIA

C: CONTROLADOR

D: PLANTA

E: RESULTADO

F: SENSOR

  1. Um sistema de controle de temperatura de um tanque de óleo lubrificante, que

deve ser mantido à temperatura Tref é composto por um trocador de calor de

placas paralelas, na qual o fluido refrigerante é água à temperatura de 25°, uma

válvula automática, um transmissor de temperatura e um Controlador Lógico

Programável. Em um certo dia, devido ao frio intenso, a água atinge a

temperatura de 10°. Identifique:

1

Controlador

( 4  )

Transmissor de Temperatura

2

Sensor

( 2  )

Temperatura da água

3

Variável Controlada

( 5  )

Variaçao da Temperatura Ambiente

4

Variável Manipulada

( 3  )

Vávula Automática

5

Distúrbio

( 1  )

Controlador Lógico Programável

  1. Em um sistema de controle em malha fechada, a planta é o elemento que possui a(s)

variável(eis):

a)  manipulada(s)

b)  medida(s)

c)  erro

d)  a ser(em) controlada(s)

e) de referência

  1. A figura mostra um diagrama de blocos correspondente a um processo industrial [pic 5]

A Senquência correta, de cima para baixo, que preenche a coluna da direita do quadro, associando o elemento à sua respectiva função é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (325.3 Kb)   docx (202.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com