TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão

Por:   •  25/5/2015  •  Monografia  •  4.968 Palavras (20 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 20
  1. INTRODUÇÃO

Nos primórdios da civilização não existiam moedas com valor financeiro, portanto, os serviços e o fornecimento de alimentos, eram feitos através de trocas, dependendo da fartura do interessado em determinado produto e da necessidade do potencial fornecedor.

Com o surgimento de um elemento com valor financeiro, que inicialmente era obrigatoriamente cunhado em ouro ou prata, uma vez que, não existiam os lastros dos governos para garantir a emissão de moeda em papel ou materiais inferiores, cada serviço ou produto teve que ser valorado para que a negociação tivesse efeito, embora de forma verbal esse foi um dos elementos que levou a concepção dos orçamentos.

No Brasil, pode-se citar a Inconfidência Mineira como o exemplo mais claro da revolta sobre cobrança de impostos. A Constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I já estabelecia que a fixação das contribuições seria feita pelos parlamentares, bem como a sua distribuição. Já a Constituição de 05 de Outubro de 1988, em seu artigo 165, parágrafo 2º, diz: “A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento”.

Nos dias atuais a elaboração de um orçamento tornou-se indispensável nos projetos de engenharia. Como objetivos, podemos citar a garantia de segurança e competitividade em concorrências, além de ser uma excelente e principal ferramenta para a análise de viabilidade de projetos.

Como o orçamento é um documento prévio à execução da obra, todas as variáveis presentes são estimadas, obtendo, dessa forma, um resultado aproximado quanto ao custo real. Portanto, embora não tenha a obrigação de ser exato, deve ter um grau de precisão com margem de erro compatível à esperada. Esta margem de erro refere-se ao grau de detalhamento, sendo classificado a partir disto.

Podemos ainda citar que o orçamento e o controle de custos são peças importantes para gerar um planejamento eficaz, podendo assim uma fazer análise de viabilidade econômico-financeira, levantamento de materiais e serviços, levantamento da quantidade necessária de operários por cada etapa e elaboração de um cronograma físico e financeiro, colaborando assim para a minimização de revisões durante a execução da obra.

Entretanto para que o orçamento atinja seus objetivos deve-se elaborá-lo com qualidade e critérios, além de possuir conhecimentos do escopo, dos procedimentos e boa experiência.

  1.  PROBLEMA

Falhas encontradas na elaboração de um orçamento de construção civil.

  1.  OBJETIVO

O objetivo desta monografia é encontrar, através de uma pesquisa bibliográfica, material necessário que permitam sugerir ações e práticas para amenizar as dificuldades com a elaboração de um orçamento de construção civil.


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DISCUSSÃO

  1. ORÇAMENTO

2.1.1. DEFINIÇÃO

Tradicionalmente, um orçamento é uma estimativa (ou previsão) do custo total de uma obra. O custo total da obra é o valor que corresponde à soma todos e quaisquer gastos que serão exigidos em sua execução. O preço total da obra é igual ao custo, porém com uma margem de lucro acrescida. Nos diversos segmentos da construção civil, através das muitas concorrências existentes, faz com que o preço seja ditado pelo mercado, ou seja o cliente ou comprador faz uma pesquisa profunda e a partir disto começa a negociação com base nestas informações. Independentemente, o orçamento deve ser elaborado previamente, possibilitando o estudo ou planejamento adiantado, além de também ser útil para o controle da obra (SOUZA & PALIARI, 1998).

A figura 1 apresenta uma sequência para a elaboração de um orçamento detalhado

[pic 1]

Figura 1 – Sequência de atividades para elaboração de orçamento detalhado.

Fonte: CHOCIAY (2013) - Adaptado

Segundo Coêlho (2001), orçamento é todo levantamento quantitativo de serviços, seus respectivos preços unitários e o preço global do investimento.

Resumidamente, orçar é quantificar todos e quaisquer insumos, mão de obra e equipamentos necessários para a realização de obra/serviço, relacionando diretamente com os custos e com o tempo de duração. A figura 2 apresenta um roteiro para a execução de um orçamento:

ITEM

DESCRIÇÃO

1.

Serviços iniciais

1.1

Serviços técnicos

1.2

Serviços preliminares

1.3

Instalações provisórias

1.4

Máquinas e ferramentas

1.5

Administração da obra e despesas gerais

1.6

Limpeza da Obra

1.7

Transporte

1.8

Trabalhos em terra

1.9

Diversos

2.

Infraestrutura

3.

Supra estrutura

4.

Paredes e Painéis

4.1

Paredes ou elementos divisórios

4.2

Esquadrias, peitoris, ferragens

4.3

Vidros

4.4

Elementos de composição e proteção das fachadas

5.

Coberturas e proteções

5.1

Coberturas

5.2

Impermeabilizações

5.3

Tratamentos Especiais

6.

Revestimentos, forros e elementos decorativos, marcenaria e serralheria, tratamentos especiais

6.1

Revestimentos Interno e Externo

6.2

Forros e elementos decorativos

6.3

Marcenaria e serralheria

6.4

Pintura

6.5

Tratamentos especiais

7.

Pavimentações

7.1

Pavimentações

7.2

Rodapés, soleiras

8.

Instalações e aparelhos (respectivos)

8.1

Equipamentos de banheiro, cozinha e serviço

8.2

Instalações elétricas

8.3

Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás

8.4

Ar-condicionado (refrigeração)

8.5

Ventilação mecânica (exaustão ou insuflação)

8.6

Instalações mecânicas

9.

Complementação da Obra

9.1

Calafate e limpeza

9.2

Complementação artística e paisagismo

9.3

Obras Complementares

9.4

Ligação definitiva e certidões

9.5

Recebimento da obra

9.6

Despesas eventuais

10.

Honorários do construtor

11.

Honorários do incorporador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (590 Kb)   docx (326.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com