TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de ETA

Por:   •  2/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

  1. Introdução ......................................................................................2
  1. Barbacena-MG
  1. Dados .......................................................................................3
  2. Topografia local ........................................................................4
  1.  ABNT NBR 12211 NB 587
  1. Concepção ..............................................................................6
  2. Captação em Barbacena .........................................................6
  1. ABNT NBR 12216 NB 592 ............................................................7
  1. ETA Barbacena-MG .....................................................................8
  1. Bibliografia ....................................................................................11

Introdução

Como sabemos, poucos são os mananciais dos quais podemos consumir a água em seu estado natural, sem que haja nenhum tipo de tratamento (sempre é necessária, no mínimo, a adição de cloro para desinfecção). Neste trabalho elaborei alguns pontos necessários para o completo funcionamento do sistema de tratamento de água, foi destacada uma pequena introdução para as normas ABNT NBR 12211 NB 587 e NBR 12216 NB 592, onde fala da Concepção até o Projeto Estação de Tratamento de Água, em seguida o mais importante, foi realizado uma pesquisa sobre a cidade de Barbacena e sua ETA, foi abordados toda situação da cidade atualmente em relação a sua nova ETA que foi construída recentemente, e toda informação solicitada sobre a cidade.

Sistema de Tratamento de Água da cidade de Barbacena-MG

Dados da cidade

BARBACENA-MG

[pic 1]

De acordo com o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2.010, o município de Barbacena possuía as seguintes Características:

População Total = 126.284 hab.

População Urbana = 115.568 hab.

Taxa de Urbanização = 91,51%

Área da Unidade Territorial = 759,186 km²

Densidade Demográfica = 166,34 hab./km²

Barbacena localiza-se na porção centro-leste do Estado de Minas Gerais, na mesorregião denominada Campo das Vertentes, a 169 quilômetros da capital mineira, cuja coordenada geográfica é 43°46'25"W e 21 °13'33"S.

O município faz divisa com os seguintes municípios: Barroso, Carandaí e Ressaquinha, ao norte; Santo Dumont, Antônio Carlos e Ibertioga, ao sul; Oito Desterro do Melo, Santa Bárbara do Tugúrio e Oliveira Fortes, a leste; São João Del-Rey e Prados, a oeste.

Topografia Local

O relevo é constituído por planalto cristalino rebaixado, os mares de morros ocupam grande maioria do espaço geográfico, e são caracterizados por vertentes côncavo-convexas. Em função dessa morfologia que varia de aplainada a ondulada, da alta pluviosidade e dos intensos processos erosivos, a rede de drenagem em questão experimenta uma pequena suavização no relevo ao longo de seu trajeto.

Em sua parte baixa, possui maiores planícies de inundação, geradas pelo acúmulo dos sedimentos erodidos à montante e pela menor inclinação das vertentes. Na região predomina ocorrência do Mesoproterozoico do Grupo São João Del Rey. Ao sul da calha do Ribeirão Caieiro observa-se a ocorrência de calcários e pelitos, filitos, silitos; e cálcio-xistos da Formação Prados. Toda a calha do ribeirão Caieiro se situa sobre depósitos aluviais, observando-se ao norte e a leste predominância de granitoides da Suíte Ressaquinha. Segundo o IBGE pode ser encontrado na região a tipologia CX3, classificada como Cambissolos, com predominância da subordem Háplico, grupo Tb distrófico e com presença de latossolos vermelho-amarelos distróficos.

ABNT NBR 12211 NB 587 - Estudo de Concepção de Sistema Publico de Abastecimento de Água

Sistema de abastecimento de água para consumo humano é a instalação composta por conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, destinados à produção e à distribuição canalizada de água potável para populações, sob a responsabilidade do poder público, mesmo que administrada em regime de concessão ou permissão. Quando a densidade demográfica em uma comunidade aumenta, a solução mais econômica e definitiva é a implantação de um sistema público de abastecimento de água.

Segue abaixo o esquema de Componentes de sistemas de abastecimento de água.

[pic 2]

Concepção

Definição e objetivos gerais:

É o conjunto de estudos e conclusões referentes ao estabelecimento de todas as diretrizes, parâmetros e definições necessárias e suficientes para a caracterização completa do sistema a projetar.

• Identificação e quantificação de todos os fatores intervenientes com o sistema de abastecimento de água

• Diagnóstico do sistema existente

• Estabelecimento de parâmetros básicos de projeto

• Pré-dimensionamento das unidades dos sistemas para as alternativas selecionadas

• Escolha da alternativa mais adequada mediando comparação técnica, econômica e ambiental.

• Estabelecimento das diretrizes gerais de projeto

Captação em Barbacena

Esta captação é feita, através de uma barragem de elevação de nível, no Córrego Carás (situado no Município de Alfredo Vasconcelos). A água captada é transportada até uma unidade de bombeamento através de uma tubulação de concreto com 600 mm de diâmetro, por gravidade, com uma extensão aproximada de 1.000 m. A água captada é destinada a um pequeno poço que serve de sucção para os conjuntos moto-bomba instalada na estação elevatória de água bruta, que está situada às margens de uma estrada municipal que deriva da BR-040.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (828.8 Kb)   docx (687.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com