TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Eletricidade Aplicada

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

ELETRICIDADE APLICADA – TRABALHO 1

Alunas: Camila Araújo Morandi, Claudia Aparecida, Vitoria Zanini

1)        No laboratório de manutenção de uma empresa é preciso fabricar um resistor de fio com 3Ω de resistência ôhmica para reparar um instrumento. Dispõe-se de um fio com liga de cobre que apresenta resistividade de 1,7 x 10-6 Ω⋅m, possuindo bitola de 0,027mm. Quantos metros deste fio são necessários para fabricar o resistor de 3Ω?

Dica: Ver Parte 3 do curso. Ver material sobre resistividade no SGA. Ver livro Eletricidade Básica

[pic 1]

Sendo:

 R=Resistência elétrica (Ω)

 ρ= Resistividade (Ω.m)

L= Comprimento (m)

A= Área transversal ([pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

2)        Responder....

  1.         Suponha que uma usina de grande porte para geração de eletricidade vai ser instalada na região central de Minas. Você optaria por energia eólica ou fotovoltaica? Justificar sua resposta!

A radiação solar na região central de Minas Gerais varia de 4,5 a 6,5 kWh/ que é muito boa para produzir energia solar. Além disso, Minas é cercada por mares de morros e assim, não possui tantos ventos como, por exemplo, uma cidade litorânea. Sendo assim, a usina deve implantar uma geração de eletricidade fotovoltaica.[pic 7]

  1. Qual é a diferença principal entre um painel fotovoltaico e um coletor solar?

A diferença principal entre um painel fotovoltaico e um coletor solar é que os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar diretamente em energia elétrica. Já os coletores solares transformam a radiação solar diretamente em energia térmica para aquecimento por exemplo de água.

3)        Responder...        

  1. Qual dos gráficos abaixo representa a tensão em uma tomada de 127?

[pic 8]

  1. Fazer no espaço seguinte o gráfico da tensão em uma tomada de 220 V.

4)        Explicar com detalhes e figuras auxiliares a importância e o funcionamento do condutor PE na proteção contra choques elétricos.

O condutor PE é importante na proteção contra choque elétricos pois se esse condutor não estiver instalado, o ser humano por ser capaz de conduzir eletricidade ao encostar nas instalações elétricas está sujeito a levar um choque. Com isso, com o condutor PE instalado irá conduzir as correntes de fuga ou de falta para o eletrodo de aterramento, oferecendo um percurso alternativo para os elétrons existente no interior dos condutores. O condutor de proteção PE tem maior potencial para condução e assim minimizará os efeitos do choque na pessoa.

Na figura 1 mostra-se um motor elétrico adequadamente aterrado em que o caminho da corrente de retorno vai para a terra através do condutor PE no circuito de alimentação.

[pic 9][pic 10]

Na figura 2 devido a um defeito ou interrupção do circuito do condutor PE, uma pessoa que tocar a carcaça do motor durante a falta de proteção, estará sujeita ao choque elétrico pois vai estabelecer um percurso para a corrente de retorno através dela.

Figura 1: Condutor PE interrompido

[pic 11]

5)        Um motor elétrico de 127 V tem eficiência de 75% e está fornecendo 1 HP. Qual é a corrente exigida pelo motor?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (717.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com