TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Fenômenos Arquimedes

Por:   •  21/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Princípio de Arquimedes (Lei do Empuxo)

Uma antiga lenda grega conta que o rei de Siracusa, mandou fazer uma coroa a qual forneceu uma quantidade de ouro. Ao receber a coroa, o rei desconfiou que o ouro tivesse sido substituído por prata. O rei passou o problema para o filosofo Arquimedes. Em certo dia, enquanto tomava banho na banheira, Arquimedes observou que, à medida que seu corpo mergulhava na banheira, a água transbordava, assim descobriu o método para a solução do problema. Diante da descoberta Arquimedes saiu para a rua gritando a famosa expressão descobri, achei, encontrei. Então ele pegou duas massas de ouro e prata, com o mesmo peso da coroa, e um vasilhame de água, cheio até a borda. Mergulhou e retirou a massa de prata, completando em seguida o volume, medindo a quantidade de água necessária para encher o vasilhame. Em seguida, fez o mesmo com o ouro, observando que precisava de menos água para encher desta vez. Por fim, mergulhou a coroa na água, e o volume derramado foi maior do que o do ouro e menor do que a da prata. A partir dai Arquimedes pode calcular quantia de prata havia sido misturada ao ouro, para fabrica coroa. A partir desta lenda, foi possível notar que a densidade da prata é menor que o do ouro, e que a coroa possuía uma densidade entre a do ouro e a da prata.

Assim, o postulado de Arquimedes afirma que:

“todo corpo mergulhado num fluido recebe um impulso de baixo para cima igual ao peso do volume do fluido deslocado, por esse motivo, os corpos mais densos que a água, afundam, enquanto os menos densos flutuam”.

Então o princípio de Arquimedes diz que um corpo imerso completo ou parcialmente em um fluido sofrerá uma força que aponta para cima igual ao peso do fluido deslocado.

-----------------

Assim quando um corpo é imerso em um liquido seu peso se torna mais leve do que no ar, isso é denominado de peso aparente. O peso aparente é uma força para baixo, resultado da diferença entre o empuxo (força com sentido para cima) e o peso no ar (força com sentido para baixo).

--------------------------

Referencias Bibliográficas

Halliday, Resnick, Walker, Física 2, 4ª Edição, LTC, 1996

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com