TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Fundação

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Deusandro Francisco Gomes 412201764

Lucas Miqueias 412201373

Marcus Vinicius 413110659

Rosimeire Santos de Aguiar 412200802

Simone Cerqueira 412200519

PROJETO: SEMINÁRIO DE FUNDAÇOES

SÃO PAULO

2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        RESUMO        

3.        PROCEDIMENTOS PARA A EXECUÇÃO DA SAPATA        

4.        MÉTODOS SEMI-EMPÍRICO        

5.        MÉTODOS TEÓRICOS (TERZAGHI E VESIC)        

5.1.        MÉTODO DE TERZAGHI        

5.2.        MÉTODO DE VESIC        

6.        MEMORIAL DE CÁLCULO        

7.        DIMENSIONAMENTO        

8.        CONCLUSÃO        

  1. INTRODUÇÃO

              O presente trabalho apresentado para o seminário da matéria de fundações, será feito o projeto de uma fundação direta para um pilar de uma planta de locação fornecida pelo professor. Serão descritos aqui os cálculos para caracterização do solo e dimensionamento da fundação.

Com base na sondagem do NSPT, foi encontrado o nível d’água no solo e o local a ser projetado a sapata, possui duas camadas de solos, com características diferentes.

A fundação são estruturas realizadas em obras com a finalidade de transmitir cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo sem que provoque a ruptura do terreno. Há dois tipos, e um deles é chamado de fundação superficial, rasa ou direta e a outra fundações indiretas ou profundas. Fundação rasa ou direta, são aquelas em que a carga da estrutura é transmitida diretamente ao solo pela fundação e são executadas em valas rasas com profundidade máxima de 3 m. fundação indireta ou profunda, são aquelas que transferem a carga por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por meio de um fuste.

Essas fundações são essenciais para a construção de uma edificação que começa a partir da sondagem do terreno. Uma das maneiras de fundação superficial é a sapata.

Sapata de fundação: é uma base de concreto que procura suprir as necessidades definidas de fundação. Definida pela NBR 6122/2010 como um “elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionando de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim”.

  1. RESUMO

O objetivo do trabalho foi o cálculo é o dimensionamento de uma sapata de acordo um perfil dado em sala no formato de “U”, com dimensões que segue na imagem do próximo item, foi feito os cálculos para o dimensionamento da mesa, calculando a área do pilar, o momento estático de cada área, o centro de gravidade, momento de inércia e assim estimados a capacidade de carga por todos os métodos teóricos e semi-empíricos e realizados os dimensionamentos econômicos das sapatas, como em cada cálculo, foi verificado que o solo 2 resiste menos que o solo um , foi feito a média ponderada entre os dois e a carga propagada, para assim verificar se essa carga seria menor que a tensão do solo 2, sendo positivo o resultado , foi então dimensionado as dimensões da sapata.

  1. PROCEDIMENTOS PARA A EXECUÇÃO DA SAPATA

De acordo com a NBR 6122:1996, que trata de projeto e execução de fundações - atualmente em processo de revisão -, uma sapata não deve ter dimensão mínima inferior a 60 cm, também e importante ter a garantia de que a umidade do solo não atacará a armadura da sapata, pois é fundamental para a segurança da edificação a ser construída. Por isso, logo após a escavação do solo deve ser feito um lastro de 5 cm de concreto magro, ocupando toda a área sobre a qual será assentada a sapata.

O mais importante na execução de qualquer tipo de fundação é compatibilizar as cargas atuantes e os deslocamentos previstos com as características do solo de suporte.

Os passos para se iniciar a execução da sapata são:

Escavação 
Seguindo a orientação do projeto de fundações, inicia-se a escavação da área a receber as sapatas até a cota de apoio.

Regularização 
Com a área escavada e compactada, o passo seguinte é depositar concreto magro na área escavada, nivelando com o auxílio de régua e colher. Essa camada de regularização, que deve ter 5 cm de espessura no mínimo, é importante para garantir que a umidade do solo não ataque a armadura da sapata.

Preparação das laterais

Não só o fundo, mas também as laterais precisam receber concreto. Por isso, as laterais de toda a área escavada devem ser chapiscadas.

Marcação dos pilares

Com a vala preparada, inicia-se a marcação dos pilares. Para tanto, são fixadas estacas de madeira nos pontos indicados pelo projetista.

Conferência 
A checagem do nível é um procedimento imprescindível para garantir boa marcação dos pilares.

Armação 
Depois de definida a localização de todos os pilares, tem início a inserção da armação, sempre seguindo a orientação do projeto de fundações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (420.7 Kb)   docx (647 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com