TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Inovação na Construção

Por:   •  2/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO DE INOVAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

MEMORIAL DESCRITIVO

PROFESSOR: ALINE BARFKNECHT

GRADUANDOS: RAFAEL ALIATTI

       Bento Gonçalves/ RS

2022

1. MEMORIAL DESCRITIVO DOS MATERIAIS UTILIZADOS

1.1. Telhado Verde

          Toda a cobertura da edificação possui telhado verde. Esse sistema construtivo ele fornece um isolamento acústico e térmico adicional e se aplicado sobre uma membrana de acordo aumenta a vida útil da cobertura. Esse sistema é composto por: laje estrutural (estrutura de cobertura), membrana impermeabilizante, camada de drenagem, camada de solo de 50 a 150 mm, cobertura contra ação do vento e a vegetação. A figura 1 apresenta a ilustração

desse sistema de telhado.

Figura 1 – sistema tradicional de telhado verde

[pic 2]

         No Brasil o ecotelhado vem ganhando força, ele se difere do telhado verde porque é formado por ecodrenos que foca em armazenar água da chuva e também em um sistema de reuso da água cinza ou negras usada na edificação. A figura 2 apresenta esse tipo de solução.

Figura 2 – sistema de ecotelhado

[pic 3]

         Na edificação em estudo utiliza-se o telhado verde convencional com membrana de isolamento e grama com possibilidade de uso ativo na cobertura.

1.2. Placa solar

          O sistema fotovoltaico utilizado é constituído por painéis fotovoltaicos que absorvem a energia solar e a transformam em corrente contínua, um inverso converte essa corrente em alternada para ser utilizada na alimentação de aparelhos, iluminação e outros equipamentos. Junto com esse sistema é instalado um equipamento de comutação para direcionar a energia de volta para a rede ou para baterias de armazenamento. Esse esquemático é apresentado na figura 3.

Figura 3 – sistema de fotovoltaico

[pic 4]

1.3. Reaproveitamento da água da chuva

          Junto com o ecotelhado e o sistema de captação, a edificação utiliza um sistema de coleta da água de chuva. A captação ocorre pelo sistema do ecotelhado e pelas calhas existentes na casa. O sistema de transporte é composto por tubulação que chegam até uma cisterna de plástica, antes de chegar no sistema de armazenagem a água passa por um sistema de filtragem composta por areia. A cisterna é instalada sob um deck no nível do solo do terreno. O sistema de distribuição é feito através de uma bomba de controle que monitora o nível da água dentro do reservatório. Essa água é utilizada para torneiras que servem para jardinagem, lavagem de carros etc. A figura 4 apresenta um esquemático do sistema.  

Figura 4 – sistema de captação de chuva

[pic 5]

1.4. Paredes internas em ligth steel frame

          Todas as paredes internas da edificação utilizam o sistema construtivo light steel frame. Esse sistema é composto por uma estrutura metálica que exerce a função estrutural. Após realizada essa instalação a estrutura recebe a composição de um isolamento acústico e térmico junto com um painel em OSB junto com um revestimento de gesso acartonado. A parede interna é representada na figura 5.

Figura 5 – parede externa e interna em light steel frame

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com