TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Madeira

Por:   •  2/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 6

Madeira Biosintética

Daiana Pereira de Sá

Igor Maia de Andrade

Laciene Miranda Lopes

Leonardo Ribeiro Xavier

Marcilene Bernardo Silva

Natália Antônia Gelmini

Rafael José da Costa Vales

Resumo

Em geral, a madeira Biosintética ou madeira plástica, como é popularmente conhecida, é obtida através de diversos resíduos industriais, como plástico, fibras vegetais ou até mesmo animais, através de um complicado processo de transformação. A madeira Biosintética também recebe o nome de Ecoblock, por ser ecologicamente correta, e sendo capaz de substituir a madeira natural, na maioria de seus usos. A madeira plástica é um material de alta tecnologia, muito durável, imune a pragas, é impermeável, não deteriora, dentre outras milhares de qualidades.Pode ser usada em diversos tipos de segmentos, como por exemplo, indústrias, arquitetura, construção civil, exportação, entre outras. Usada tanto internamente, quanto externamente, a madeira plástica é também utilizada para produzir diversos materiais, como caixas e pallets, pisos, revestimentos, e outras utilizações. Pode-se destacar também, a grande facilidade que é o trabalho com a madeira biosintética, que é de fácil serragem, colagem e parafusagem.

        

Palavras-chave: Madeira. Biossintética. Plástica. Ecoblock. Construção Civil. Arquitetura. Ecologicamente Correta. Revestimentos. Pisos.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar as características, propriedades, método de fabricação e qual será o uso da madeira Biosintética ou, como é mais conhecida no Brasil, madeira plástica, na construção civil. Por se tratar de um material ecologicamente correto, por reaproveitar diversos resíduos que seriam descartados, avaliaremos quais são os benefícios que a madeira Biosintética traz para o meio ambiente em relação às madeiras naturais.

2 MADEIRA BIOSSINTÉTICA

A Madeira Biossintética tem como objetivo, no seu processo de fabricação e uso, a sustentabilidade, ou seja, o uso responsável de matérias-primas sem comprometer a qualidade do produto final. Isso era o objetivo que os desenvolvedores desse produto tinham em mente, o que foi o primeiro passo para o desenvolvimento do produto.

O próximo passo seria a escolha dos materiais que iriam compor este novo produto. Neste caso, foram escolhidos os plásticos e a madeira.

Os plásticos tornaram-se uma grande dor de cabeça para os ambientalistas devido ao seu grande uso na sociedade e a falta de cuidado na disposição desses materiais na natureza. A grande heterogeneidade e alto teor orgânico nos resíduos plásticos dificulta a sua reciclagem e, consequentemente, aumenta os custos.

Entretanto devido à elevação dos preços do petróleo e seus derivados, como o plástico, os materiais reciclados ganharam mais espaço para valorização.

Apesar de podermos reflorestar áreas desmatadas, muitas pessoas não sabem que em seu processo de fabricação, cerca de apenas 40% a 60%do volume da tora é aproveitada, o restante sendo descartado.

Para produzir a Madeira Biossintética podem ser usados diversos tipos de plásticos, sendo um com melhores desempenhos e características do que outros. Os tipos de plásticos mais usados são: PEAD (polietileno de alta densidade); PEBD (polietileno de baixa densidade); PP (polipropileno); PS (poliestireno);ABS (acrilonutrilobutatieno estireno); PA (poliamida = nylon). Enquanto isso as fibras vegetais podem compor até 40% do produto e os mais utilizados são: fibra de coco, pó de madeira, bambu, borra de café, sabugo de milho, casca de arroz, raspas de couro, algodão, folhas e todas as fibras vegetais de qualquer natureza, podem ser utilizadas como insumos para fabricação da madeira sintética.

O processo de moldagem primeiro vem com os processos de pré-secagem das fibras até que atinja níveis de umidade inferiores a 1%, para finalmente ser alimentada em uma extrusora juntamente com os polímeros triturados. Após a separação e higienização do plástico ele é triturado e armazenado, as fibras passam por um processo de refinamento e são trituradas e armazenadas para suprir a produção. Por sucção, a extrusora alimenta a produção em dosagens controladas, o material é misturado à alta temperatura. A massa é obtida através da fusão de plásticos e matérias de celulose, onde através de moldagem por pressão hidráulica alcança uma temperatura em torno de 180 °C. Após o processo, a peça formada é resfriada obtendo um produto homogêneo e de características bastante comuns as da madeira natural.

O processo de prensagem necessita de moldes macho e fêmea que formem uma cavidade de moldagem. O material é despejado na cavidade do molde, depois ele é fechado e a resina fica em contato com as duas metades do molde. O excesso de material e ar saem pelo respiro e o molde fica completamente fechado. Após essa etapa, o molde é aberto e a peça é desmoldada, pronta para o acabamento final.

O uso da madeira plástica é bem amplo, podendo ser comercializada como cercas, janelas, bancos, portas, lâminas para substituir madeira compensada e decks para áreas de piscina. Porém, alguns desses produtos não são comercialmente viáveis uma vez que os processos de fabricação, montagem e acabamento tornam-se mais caros que os usuais.

Na construção civil, a madeira plástica, encontra seu maior mercado, pois nela, a madeira, pode ser usada nas formas para estruturas em vigas, pilares, com a vantagem de ter uma vida útil superior a da madeira convencional utilizada e pode ser reaproveitada várias vezes (WEBER, 2010).

As esquadrias portas, janelas, hoje em dia muitos em madeira natural podem ser substituídos pela madeira plástica com qualidade e boa aparência, o que contribuirá para um saneamento ambiental com um produto ecologicamente correto,que satisfaça todas as necessidades do cliente.

O material também tem uma boa aplicação em rodapés, com a aparência da madeira natural. Os rodapés em madeira plástica têm ótimos desempenhos principalmente em áreas externas. Em estruturas de telhados de madeira como: caibros, ripas e terças, podem ser substituídas pela madeira plástica, com a vantagem de não sofrer a ação de pragas e cupins, dando uma maior vida útil para o telhado (MENENEZES, 2010)

É importante ressaltar que, qualquer instalação da madeira plástica, seja feita por profissionais qualificados em marcenaria, uma vez que o uso da madeira plástica é semelhante ao da madeira convencional. Quando um produto desses for utilizado, o gestor da obra deve saber exatamente as características e aplicações do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com