TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Noé

Por:   •  3/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 12

COMÉRCIO ELETRÔNICO

.

O que será das organizações interativas on-line?

Na maioria dos campos elas consistirão em membros separados geograficamente, algumas ocasiões trabalhando individualmente.

Serão comunidades, não de localização comum, mas de interesse comum.

E assim começa a rede.

1. Introdução

A globalização está integrando todos os povos usando como instrumento os modernos meios de comunicação disponíveis. Desses meios, a internet vem se sobrepondo aos outros, caracterizando-se como globalização da informação. Milhões de pessoas pelo mundo compram, vendem, negociam, lêem jornais, fazem pesquisa, tudo isso sem saírem de suas casas ou locais de trabalho.

A possibilidade de acesso imediato a informações importantes é feita praticamente sem restrição, em qualquer lugar do mundo. As regras de gerenciamento de negócios em grandes empresas mudaram muito, uma vez que se viram obrigadas a adaptarem-se ao modelo vigente.

Refletindo sobre esses assuntos, a Efelt Eletro Ferramentas - Asbosch uma loja de ferramentas e equipamentos elétricos, resolveu, em 2001, implantar um site de vendas através da internet, para tornar-se mais competitiva e mais atrativa para os seus consumidores.

O seu principal fornecedor é a Robert Bosch Ltda - BOSCH, uma empresa multinacional que começou a fabricar autopeças no Brasil em 1954. Hoje, essa empresa possui cinco fábricas em território brasileiro, com um mix de produção que inclui sistemas e componentes automotivos, ferramentas elétricas e máquinas industriais. Podendo ser uma ótima parceira na realização do negócio.

Localizada em Goiânia, o número de clientes situa-se entre sete e oito mil, sendo em sua maioria construtoras.

Esse trabalho teve o objetivo de estudar o caso da empresa Asbosch e realizar uma pesquisa para identificar o perfil dos seus clientes, acatando suas sugestões quanto ao intuito da empresa de inserir-se no mercado virtual.

Para a realização da pesquisa, utilizou-se da amostragem por conveniência, e a amostra foi constituída por 50 empresas selecionadas dentre as construtoras que constituem o grupo de clientes com maior representatividade em volume de negócios.

Os dados foram levantados pela observação direta extensiva, por intermédio de um questionário, pois este apresenta economia de tempo, atinge maior número de pessoas e obtém respostas mais rápidas. A operacionalização foi feita por meio do telefone para agilizar a coleta de dados, por causa do custo ser inferior aos outros tipos e pela garantia de que todas as perguntas seriam respondidas.

As respostas foram tratadas de forma a identificar: quantas pessoas acessam a rede, a utilização da internet para compras e também qual a freqüência de ambas, a dificuldade em comprar pelo sistema virtual, a satisfação dos consumidores quanto ao atendimento prestado pela empresa e a opinião dos clientes quanto à instalação ou não de vendas via internet.

2. Caracterização da Empresa

A Asbosch constitui uma empresa cujo ramo de atividade é o comércio de ferramentas elétricas e serviços. Iniciou suas atividades em 1999 e neste mesmo ano conseguiu junto à Bosch a bandeira para se qualificar como assistência autorizada, iniciando então as atividades no local da antiga empresa autorizada, aproveitando o ponto já formado de alguns anos.

Desta forma o crescimento foi questão de organização e ajustes para que a carteira de clientes fosse formada, buscando a formação e qualificação de pessoal treinado, na própria Bosch, para aprimoramento do atendimento.

Atualmente, a empresa possui onze funcionários, todos qualificados, com treinamento seja na Bosch, seja nas Associações de Classe. Apresenta o serviço de atendimento externo, com busca e entrega de máquinas e peças. Foi criada uma página na internet, a qual está em fase de reestruturação a fim de adequar-se às exigências de uma loja virtual.

Desenvolveu-se o suporte de atendimento a clientes no interior, fazendo parcerias com pequenas oficinas de consertos de ferramentas. Conseguiu, através de mudanças no visual e no atendimento, qualificação máxima junto à Bosch, proporcionando assim maiores descontos na compra de peças e preços melhores para os clientes.

3. Fundamentação Teórica

A construção de uma loja virtual pode ser um bom negócio, desde que a empresa mude as suas tecnologias e atividades, facilitando o processo para que todos possam usá-lo; atraente, programada corretamente e organizada para atender rapidamente os pedidos dos usuários, “a loja virtual é um aglomerado continuamente variável de atividades comuns, em meio a uma vasta estrutura de relacionamentos”.

Isso torna o conceito de loja ou organização virtual fascinante, porque mostra a facilidade cada vez maior de competências complementares e fisicamente distribuídas, permanecendo dispersas e transformando-se em uma fonte produtiva consistente, cuja natureza é invisível e sem fronteiras.

Segundo Cruz:

As organizações virtuais são associações ou instituições com objetivos definidos, contendo todas as condições essenciais à sua realização, sem que sejam necessários outros predicados quaisquer como espaço físico, móveis e utensílios de escritório, podendo ou não ser regidas por estruturas formais, leis, regras escritas.

O desenvolvimento de produtos virtuais exige uma sofisticada rede de informações que coleta dados sobre mercados e necessidade dos clientes. Combina com os mais novos métodos de projeto e processos de produção interligados por computadores. Opera através de uma rede integrada, incluindo funcionários qualificados da empresa, fornecedores, distribuidores e clientes.

Com a internet surgiu o comércio eletrônico ou e-commerce, que apresenta compra e venda via internet. Este processo identifica uma nova área para revendas, integradores, criadores de sites e todo tipo de empresa que queira expandir seus negócios.

e-commerce existe desde que foi criado o primeiro programa de navegação da web, mas muitas arestas precisam ser aparadas para que o serviço funcione satisfatoriamente. O Comércio Eletrônico cria uma nova realidade que não é contemplada pelas estruturas de distribuição convencional, usadas no comércio do mundo “real”. 

De acordo com Richers: “O e-commerce, é uma transação eletrônica entre vendedores e compradores que requer a construção de sistemas, serviços, modelos e relacionamentos em suporte aos mecanismos de compra e venda mais eficientes.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com