TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Participação Individual

Por:   •  5/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 3

                [pic 1][pic 2]

Trabalho de Participação Individual

Trabalho de Participação Individual

Disciplina: Gerenciamento de escopo e qualidade

Semana de participação: semana 1

Aluno: Michelle Thais Silva

Turma: Prof.Thais Silva

Atividade

O aluno deve entregar a dinâmica em equipe realizada durante a ROL. Caso não tenha comparecido deverá assisitir a gravação e realizar a dinâmica de forma individual, acompanhado de uma resenha crítica sobre os seguintes temas: escopo do produto e escopo do projeto e Custo da Qualidade.

 A resenha crítica refere-se á primeira aula lecionada pela prof. Thais Silva na disciplina “Gerenciamento do escopo e qualidade”. Na qual foram abordados conceitos sobre escopo, técnicas de decoração e qualidade.

É primordial aprender a decorar e desenhar um escopo, com todas as informações e detalhes possíveis. Um escopo bem feito vai definir uma boa performace para as próximas áreas, porém se não tiver todas as informações corretas pode passar por várias mudanças onde irá impactar no cronograma, poderá gerar custos adicionais e os riscos serão mal dimensionados.

Foi apresentado algumas técnicas de decoração de escopo conforme literatura, como formato LEAN e formato é / não é / faz / não faz, os quais ajudam a entender como será entregue o projeto, com vários pontos que se interligam e no final ajudam a escrever um escopo detalhado. Um exemplo apresentado incluindo as duas técnicas de decoração, foi a construção de um boeing, pois a complexidade desse produto ajuda a entender em como devemos desenhar um escopo bem detalhado para que o projeto seja concluído com êxito e qualidade.

Um dos conceitos importantes abordados de acordo com o PMI, é o “Gold plating”, o qual o gerente de projetos para agradar o cliente acaba adicionando itens no escopo, para manter um bom relacionamento com os stakeholders. E o “Scope creep” é quando o incremento de escopo ocorre sem o conscentimento do gerente de projetos. É de extrema importância recusar adicionais no escopo para agradar os clientes, pois no final do projeto ao se comparar o contratado e executado vai ter um estouro de custo e não vai ter justificativas, gerando um problema para diretoria e empresa.

Foi evidenciado também a diferença de escopo do produto e projeto. O escopo de produto está vinculado as caratcteristicas técnicas, e escopo de projeto envolve o produto, mas está relacionado ao trabalho. E por fim escopo negativo é tudo que não vai entrar, estando explicito na documentação do projeto.

A metodologia ágil é muito útil quando se trata de escopo fixo, em termos de mudanças consegue comportar pois possue mais fluidez em termos processuais.

O Conceito requisito, é a necessidade do cliente traduzida em forma mensurável. Existem vários tipos de requisitos como por exemplo negócio, soluções funcionais, qualidade etc.

Qualidade é conformidade com os requisitos, relacionada a produto, processos e pessoas. O objetivo de gerenciar a qualidade é sempre buscar a melhoria contínua. Vale ressaltar que a qualidade não está relacionada a quantidade de características técnicas que o produto tenha, mas sim do desempenho do funcionamento dessas características. Um exemplo disso seria: um smartphone que saiu de linha com uma câmera boa, pode ter mais qualidade que um smartphone de última geração com uma câmera de alta qualidade, mas que trava toda vez que um aplicativo é aberto.

Relacionado a qualidade, foi apresentado os conceitos 3Ms e 3Ps, onde auxilia através de questionamentos a encontrar a raiz do problema. Outro conceito bastante utilizado na produção “Muda, mura e muri”, relacionado a desperdícios, distribuição desigual e sobrecarga.

Exemplos relacionados a cada item do conceito: Contratar uma mão de obra sem ter liberação de serviços e a equipe fica parada, isso é desperdício de dinheiro, (Muda).

Não planejar as atividades do cronograma e distribuir as tarefas incorretamente, (Mura).

Alta demanda de serviços com uma pessoa só, (Muri).

Por fim foi apresentado uma ferramenta que melhora a gestão dos processos que é o PDCA, um ciclo que ajuda a gerenciar de fôrma simples, rápida e com menor custo, elevando a qualidade do resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com