TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de organização e administração

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

                                                                                     [pic 1][pic 2][pic 3]

TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

OURO PRETO - MG

2015


Texto de referência: Gestão Estratégica da Inovação na Indústria Automobilística: um estudo de caso

Questão abordada

A partir das informações contidas no item 3 do artigo, identifique uma empresa do setor escolhido para, pelo menos, 2 das classificações de estratégia apresentados ali. Para cada empresa e classificação, o grupo deverá apresentar uma justificativa, com base em informações encontradas em sites corporativos ou em publicações, a respeito das inovações empreendidas pela empresa.

Introdução

Este trabalho tem por objetivo analisar as empresas Eletrobras e CEMIG sobre a ótica das estratégias da inovação adotadas por elas. Considerando como setor de energia elétrica brasileira o conjunto das atividades de geração, transmissão e distribuição ou comercialização de eletricidade, tendo como característica ser predominantemente hidroelétrico, contando com 84% de energia hidráulica (Carneiro, 2000).

Os incentivos para promover a inovação no setor surgiram em 2000 (Lei no 9.991), através dos quais as concessionárias de energia elétrica deveriam passar a alocar um percentual da receita operacional líquida (ROL) em projetos de pesquisa & desenvolvimento (P&D), que no ano seguinte teve seus percentuais reajustados de acordo com a nova realidade, após uma crise energética, gerado devido aos problemas de oferta de energia elétrica em 2001.

Uma parte dos recursos destinados aos projetos de P&D é gerida diretamente pelas empresas através de suas carteiras supervisionadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (“P&D Aneel”), desse valor, uma parcela deve ser investida em organizações de P&D nacionais (e.g., universidades, centros de inovação) reconhecidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e outra parte dos recursos é destinada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que tem por objetivo realizar estudos para dar suporte ao planejamento para expansão do setor energético.

Os resultados dos investimentos das empresas do setor estão sendo muito positivos graças ao desempenho no sentido de ter um sistema rígido para mensurar os resultados dos investimentos, em particular dos projetos envolvendo eficiência energética, além de fiscalizar quanto irregularidades. Além disso, as empresas se tornam parceiras no sentido de buscarem divulgar os programas tecnológicos para a sociedade.

As empresas estudadas

A Eletrobras é a maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina.  É uma empresa de capital aberto fundada em 1954, controlada pelo governo brasileiro, que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, focando em rentabilidade, competitividade, integração e sustentabilidade. A companhia lidera um sistema composto de 12 subsidiárias, uma empresa de participações (Eletrobras Eletropar), um centro de pesquisas (Eletrobras Cepel) e metade do capital de Itaipu Binacional.

A Cemig é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil. É uma empresa de capital aberto, que conta com a participação de mais de 206 empresas, além de consórcios e fundos de participação, possui 114 mil acionistas em 44 países. É referencia na  economia global, reconhecida por sua atuação sustentável. A atuação da Cemig estende-se a 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e ao Chile, com a operação de uma linha de transmissão em consórcio com a Alusa. 

Ambas são investem um percentual de suas respectivas receitas operacionais líquidas em projetos de pesquisa & desenvolvimento (P&D), conforme o definido para o setor em que fazem parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com