TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho interdisciplinar de graduação

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Vila Acaba Mundo: Sistema de Captação e abastecimento de água

Lightweight Concrete: A Solution For Thermal And Acoustic Comfort

Alysson Petronio Correia Silva¹; Bárbara Oliveira Godinho²; Flavia Gomes Rolim ³; Kefane Moreira Nascimento4; Larissa Mariângela Carvalho Silveira5; Rafael Fernando Souza6; Raphael Teles Lôbo7; Romulo Cerdeira Novais Gonçalves 8; Túlio Caldeira9; (Orientadora)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

petroniobh@gmail.com; barbara.godinho@gmail.com2; flaviagomesrolim@gmail.com 3; kefane@hotmail.com4; silveiram.larissa@gmail.com; rafael.fernando@unibh.br6; raphaeltlobo@hotmail.com 7; romulo.cerdeira@hotmail.com8; tuliocaldeira006@hotmail.com9; (orientador) 

RESUMO: Este trabalho tem como como objetivo desenvolver propostas de projetos na Vila Acaba Mundo, tais quais: Um sistema de captação e armazenamento de água e um sistema de reciclagem.

Palavras-chave: Água. Captaçāo. Córrego. Vila Acaba Mundo. Reciclagem.

ABSTRACT: This work is aimed at developing project proposals in the Village has just world, such that : A collection system and water storage and recycling system.

KEYWORDS: Water. Capture . Stream . Vila has just world. Recycling.

____________________________________________________________________________

1 Introdução

Segundo dados coletados pelo IBGE no Censo realizado em 2010 (ISSN- 0104-3145) , cerca de 11,4 milhões de pessoas vivem em Aglomerados subnormais (vilas, favelas). Isso equivale a 6% da população do país. Esses se distribuem em 6.329 aglomerados, sendo 5.565 em municípios brasileiros.

Com base nessas informações realizou-se uma pesquisa na "Vila Acaba Mundo", localizada no aglomerado da Serra,entre os bairros Mangabeiras, Serra e Sion em Belo Horizonte - MG. A Vila originou-se há 40 anos atrás pelos trabalhadores que se deslocaram em busca de emprego na "Mineração Lagoa Seca" do "Grupo Unitas", que possui  a única jazida de domolita com qualidade química satisfatória no país. Essa mineradora está localizada acima da comunidade acaba mundo. A Vila possui um córrego de mesmo nome que atravessa toda extensão da vila cortando-a ao meio. Esse córrego é formado pelo conjunto das aguas das nascentes e minas que existem ali no entorno da vila. Essa água é utilizada pela comunidade e, de acordo com os moradores, tem uma parte desviada para a mineradora que a utiliza para lavar minérios.

Previamente ao inicio desse trabalho realizou-se uma pesquisa que tinha como objetivo identificar o principal problema vivido pelos moradores da Vila Acaba Mundo.A partir dessa pesquisa observou-se que a maior lamúria dos moradores era quanto a água. Diante disso ficou definido como objetivo do trabalho a criação de uma proposta de projeto de captação e armazenamento do córrego Acaba Mundo.

2 Problema de pesquisa

Seria possível desenvolver uma proposta de projeto de um sistema de captação de agua para a utilização  e abastecimento da Vila Acaba Mundo?

2.1 Contextualização do Problema

3 Objetivos

3.1 Objetivo Geral

Apresentar uma proposta de projeto de um sistema de captação e armazenamento de agua que atenda as necessidades da Vila Acaba Mundo.

3.1 Objetivos Específicos

  • Analisar a água que passa no córrego Acaba Mundo;
  • Conscientizar os moradores, através da afixação de cartazes, ministração de palestras e outros canais, sobre a importância da preservação e manutenção do córrego;
  • Realizar a limpeza do córrego;
  • Apresentarr um projeto de reciclagem na Vila;
  • Apresentar a proposta de projeto do sistema de captação e armazenamento de agua;
  • Visitar a mineradora e negociar que a mesma fique responsável pela aplicação do projeto.

4 Metodologia

Esse trabalho teve o objetivo conhecer as principais dificuldades urbanísticas enfrentadas pelos moradores da "comunidade”, após a visita técnica do grupo foi constatado que o maior problema era um desperdício de um grande nascente presente na Vila acaba mundo. Agora o grupo ira proceder com estudos da qualidade desta agua e a melhor forma de utilizá-la a favor da comunidade através de um projeto de infraestrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com