TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Dutoviario

Ensaios: Transporte Dutoviario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 8

TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

A - Introdução

O transporte dutoviário, nosso objeto de estudo, vem se revelando como uma das formas econômicas de transporte para grandes volumes quando comparados com os modais ferroviário e rodoviário.

Este trabalho aborda os principais aspectos sobre o modal de transporte dutoviário, apresentando origem, conceitos, processos e características dos tipos de dutos, bem como sua importância para o sistema de transporte no Brasil.

1. Origem

O transporte dutoviário surgiu entre os povos antigos, inicialmente para o suprimento do abastecimento de água. Com o passar o tempo e a descoberta do petróleo, este modal passou a transportar também este mineral, de grande importância na economia mundial, na forma bruta entre os campos de extração e as estações processadoras. Aparecem então, os chamados oleodutos.

Em 1865 foi construído o primeiro oleoduto para transporte de hidrocarbonetos, com 2 polegadas de diâmetro, de ferro fundido e ligando um campo de produção à uma estação de carregamento de vagões, com uma extensão de 8 km na Pensilvânia. Em 1930 teve início o transporte de produtos refinados entre a Refinaria de Bayway, próximo à Nova York e a cidade de Pittsburg (EUA).

Estes e outros acontecimentos contribuíram e promoveram o crescimento e aperfeiçoamento deste modo de transporte muito utilizado hoje em dia.

2. Conceitos

O transporte dutoviário é o modo de transporte que utiliza um sistema de dutos (tubos ou cilindros previamente preparados para determinado tipo de transporte), formando uma linha chamada de dutovia ou via composta por dutos onde se movimentam produtos de um ponto a outro.

O transporte dutoviário pode ser divido em:

Ø Oleodutos, cujos produtos transportados são, em sua maioria: petróleo, óleo, combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP, querosene e nafta, e outros.

Ø Gasodutos, cujo produto transportado é o gás natural.

Ø Minerodutos, cujos produtos transportados são: Sal-gema, Minério de ferro e concentrado fosfático.

3. Importância

O transporte dutoviário é importante porque transporta as matérias-prima ininterruptamente, e salvo imperfeições ou sinistros inesperados. Esta modalidade de transporte vem se revelando como uma das formas mais econômicas de transporte para grandes volumes principalmente de óleo, gás natural e derivados. Grandes empresas como Petrobrás, Vale e Samarco utilizam esse modal para escoar suas produções, de forma segura, sem desperdícios e a um custo de manutenção baixo.

4. Processos

O processo de construção e montagem de dutos consiste na ligação de vários tubos de comprimento e diâmetro variável. Após a confecção do duto, este é enterrado a cerca de 1 metro de profundidade. Para a construção de dutos, as indústrias contratam empresas especializadas, porém ficam responsáveis pela supervisão dos serviços para que seja garantida a qualidade, o prazo e o custo. Devido ao deslocamento permanente de máquinas, equipamentos, veículos pesados, pessoas alojamentos, alimentos e energia, por locais sem infra-estrutura de acesso, à medida que a matéria-prima vai se transformando no produto final, uma obra de dutos é similar a uma obra de estrada de rodagem.

A obra de passa por várias fases. Além das atividades de construção, são necessários alguns serviços preliminares a essas atividades. As fases de construção e montagem de dutos consistem em atividades de aerolevantamento, pré-comunicação, cadastramento físico e jurídico, projeto básico, estudo de impacto ambiental, obtenção das licenças prévia, de instalação e operação e nas atividades de construção e montagem propriamente ditas. Nas atividades de aerolevantamento são feitas fotografias aéreas para reconhecimento e determinação do traçado do duto. A pré-comunicação consiste na comunicação com as comunidades vizinhas com o objetivo de informar sobre as atividades de construção e montagem que irão acontecer no local onde o duto vai passar. As atividades de cadastramento físico e jurídico consistem no cadastramento das propriedades por onde o duto irá passar, para posteriormente seja feita a atividade de liberação da faixa do duto. O projeto básico define as diretrizes para a construção do duto. Estudos de impacto ambiental são necessários para o conhecimento de possíveis impactos que poderão ser causados pelas atividades da construção e são obrigatórios para obtenção das licenças nos órgãos municipais e estaduais pertinentes. É necessário que haja uma licença prévia para o inicio das atividades de construção. A licença de instalação e necessária para a instalação dos canteiros de apoio. A licença de operação é necessária para que possa iniciar a operação do duto.

Características

O transporte dutoviário é feito através de tubos (dutos), baseando-se na diferença de pressão. Sua utilização privilegia materiais fluidos, tal como gases, líquidos e sólidos granulares. O sistema apresenta elevado custo de implantação e baixo custo operacional. Possui pequena flexibilidade, operando apenas entre pontos fixos, que são as estações de bombeamento e recalque. No entanto, o transporte dutoviário registra muita competitividade para o transporte em alta velocidade de grande quantidade de fluidos.

Esta modalidade de transporte apresenta características ímpares, como alto nível de segurança, transportabilidade constante, pois, os dutos operam 24 horas, sete dias por semana com restrições de funcionamento apenas durante manutenção e mudança de produto transportado, baixo custo operacional, pois, os dutos não necessitam de mão-de-obra intensiva.

Métodos

Para essa implantação, a logística aplicada à construção de dutovias deve se preocupar com os equipamentos e suprimentos que serão usados na obra. A maioria dos equipamentos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com