TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte marítimo

Resenha: Transporte marítimo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

O Transporte Hidroviário-Marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional. É uma atividade que se limita à movimentação de cargas entre diferentes portos e regiões do mundo, utilizando navios de diferentes tipos e dimensões. Como todos os modais de transporte, o marítimo tem vantagens (Maior capacidade de carga; Carrega qualquer tipo de carga; Menor custo de transporte) e desvantagens (Necessidade de transbordo nos portos; Distância dos centros de produção; Maior exigência de embalagens; Menor flexibilidade nos serviços aliados a frequentes congestionamentos nos Portos). Este meio de transporte tem um papel importante para o comércio interno e externo, já que seu custo pode ser até 3 vezes menor que o ferroviário e 8 vezes menor que o rodoviário.

Existem dois tipos de marinhas, a marinha de guerra e a marinha mercante. A marinha de guerra é o conjunto de recursos navais, materiais e humanos que têm o objetivo de defender um país e a manutenção da segurança do comércio marítimo. A marinha mercante é o conjunto de navios, portos, estabelecimentos e tripulações que permitem o transporte marítimo de mercadorias e passageiros.

Listaremos a seguir os principais tipos de navios utilizados na marinha mercante.

Navios de Carga Geral/Cargueiros: São os navios que transportam vários tipos de cargas, geralmente em pequenos lotes. Têm aberturas retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas escotilhas de carga, por onde a carga é embarcada para ser estivada nas cobertas e porões.

Navios de Passageiros: São os navios que têm a finalidade única de transportar pessoas e suas bagagens. Pode ser para viagens normais como para cruzeiros turísticos. Possuem uma estrutura voltada ao lazer, como restaurantes de luxo, cassinos, bares, cinema, boate, lojas, piscina, salão de jogos e ginástica, etc.

Navios Porta Contêineres: São os navios semelhantes aos navios de carga geral, mas normalmente não possuem além de um ou dois mastros simples sem paus de carga. As escotilhas de carga abrangem praticamente toda a área do convés e são providas de guias para encaixar os contêineres nos porões. Alguns desses navios apresentam guindastes especiais.

Navios Graneleiros: Navio especializado no transporte de mercadorias a granel (Açúcar, Soja e Ferro) e subdividem-se em alguns tipos como: OBO (Ore, Bulk, Oil) transporta alternado de mercadoria seca, hidrocarbonetos ou minério a granel; (Ore Bulk) transporta mercadorias pesadas (minério) e o (Dry Bulk) transporta mercadoria seca a granel.

Navios Gaseiros: São os navios destinados ao

transporte de gases liquefeitos. Caracterizam-se por apresentarem acima do convés principal tanques típicos de formato arredondado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com