TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Gas Residual CBA

Por:   •  29/8/2023  •  Resenha  •  6.627 Palavras (27 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 27

A diferença dos métodos clássicos e instrumentais são que os clássicos possuem baixo custo, e são macro análises, já os instrumentais há a necessidade de um treinamento do operador e tem uma grande aplicação na indústria

As características importantes de um método analítico são a especificidade, seletividade, exatidão, precisão, reprodutibilidade, linearidade, estabilidade dos padrões e reagentes, robustez

Reações seletivas são aquelas que sob certas condições tornam possível detectar alguns íons na presença de outros.

Especificidade é a capacidade do método de determinar o analito de interesse na presença de outros

Sempre haverá necessidade de preparação da amostra para torná-la disponível analiticamente A etapa de tratamento da amostra é a mais crítica, é nessa etapa em que ocorrem mais erros e demanda maior tempo e custo. Buscar a mínima manipulação para evitar contaminação.

 Espectro eletromagnético: Vis: 400 – 800 nm UV: 200 – 400 nm

Átomos, ions e moléculas podem exigir apenas quantidades definidas de energia

Transições eletrônicas de elétrons mais externos → espectrofotometria UV-VIS

Cada espécie química possui um espectro de absorção característico, por isso, esse pode ser utilizado para auxiliar na identificação de substâncias moleculares ou átomos. A principal vantagem da espectroscopia atômica, em relação a molecular é a largura das bandas, constituídas por linhas finas. O espectro de absorção é o processo em que o equipamento varia o comprimento de onda da luz incidente na amostra.

ESPECTROSCOPIA NO UV-VIS baseia-se em medidas de absorção da radiação eletromagnética, e na interação da matéria com a luz radiante nas regiões ultravioleta e visível do espectro. É utilizada para estudar as transições eletrônicas nas moléculas, como as transições eletrônicas entre orbitais moleculares, fornecendo informações sobre a absorção e emissão de luz pelas substâncias.

 Determina tanto compostos orgânicos como inorgânicos. É necessário a análise de uma prova em branco, e seu resultado será descontado das amostras. Tem o objetivo de eliminar o valor acrescido ao resultado de cada amostra devido a presença de interferentes oriundos dos reagentes utilizados.

Quais são as limitações para a Lei de Lambert Beer?

É para soluções diluídas e o meio precisa ser homogêneo e estável e as radiações precisam ser monocromáticas, ou seja, para um único comprimento de onda Quando tem altas concentrações, ocorre desvio da linearidade entre concentração e absorbância

Qual é a condição para uma molécula absorver radiação no UV-Vis?

É preciso que haja na molécula um grupo cromóforo (orgânicos insaturados), porém uma única molécula pode conter vários grupos cromóforos, o que pode resultar em diferentes bandas de absorção para uma mesma molécula.

O que acontece se vários compostos apresentarem o mesmo grupo cromóforo sem a presença de heteroátomos?

Essas estruturas terão a mesma feição espectral e mostrarão quase o mesmo comprimento de onda para a absorção da radiação ultravioleta. Clorofórmio absorve no início da região do comprimento de onda.

 INSTRUMENTAÇÃO: Fonte de radiação → monocromador → amostra → detector → amplificador

O sistema precisa ser fechado para evitar a interferência da luz ambiente

Fonte de radiação: Emitir radiação com intensidade suficiente na região desejada, precisa ser reprodutível e de fácil controle.

 As lâmpadas de deutério e hidrogênio são para a radiação ultravioleta e as lâmpadas de tungstênio são para a radiação visível.

 Seletor de comprimento de onda: Tem como função a seleção do comprimento de onda de interesse para análise. Eles podem ser:

• Filtros: selecionam uma banda estreita de comprimento de onda selecionado e podem ser de absorção que tem um baixo custo, mas são utilizadas apenas na região Vis ou de interferência que são os mais utilizados e servem tanto na região UV quando na Vis, fornecem bandas estreitas de radiação. Esses filtros possuem como diferença a largura das bandas, o de interferência possui bandas mais estreitas e os de absorção bandas mais largas

• Monocromadores: permite fazer uma varredura espectral da amostra, o aparelho tem uma construção robusta e seleciona apenas um comprimento de onda. Consiste em:

• Lentes e espelhos para focalizar a radiação

 • Fendas de entrada e saída para restringe radiações desnecessárias

• Elementos de resolução: separa o comprimento de onda de interesse, através de prismas ou redes de difração

Quanto mais estreita a fenda, melhor a resolução do espectro

Depois do monocromador, devemos colocar a amostra em uma cubeta, o material de preferência é o quartzo, pois ele tem aplicabilidade para a região do UV-Vis, enquanto a cubeta de vidro se aplica apenas para o visível e a cubeta de plástico se aplica apenas para o UV.

Detectores convertem a energia radiante em sinal elétrico, tem como requisitos: alta sensibilidade, alta relação sinal/ruido, resposta constante e instantânea.                                                      Os detectores mais modernos utilizam transdutores sensíveis para converter sinais baseados em fótons em sinais elétricos, sendo os mais comuns os fototubos e os fotomultiplicadores.

A analise por injeção em fluxo (FIA) envolve a injeção rápida da amostra em um fluxo contínuo de uma solução transporte, suas vantagens são mínima manipulação da amostra, pequeno consumo de amostra, padrões e reagentes, grande velocidade de análise e elevada sensibilidade, exatidão e precisão.

O Fe 2+ não absorve radiação na faixa do UV-Vis portanto, é necessária uma etapa de conversão em espécie absorvente para que o elemento absorva radiação nessa faixa espectral.

O solvente na maioria das vezes é a água, porém, quando trata-se de amostras apolares que precisam ser diluídas em solventes orgânicos, nunca devemos utilizadas compostos que possuam ligação C=O, C=C ou triplas; Devemos nos certificar de que o equipamento esteja bem fechado, pois a luz ambiente pode interferir no resultado; não devemos tocar na cubeta com as mãos sem as luvas, pois a gordura do dedo pode interferir na leitura; devemos utilizar sempre a mesma cubeta para a construção da curva analítica para evitar e não ter alteração no caminho óptico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)   pdf (898 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com