TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Minerio

Pesquisas Acadêmicas: Tratamento De Minerio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  234 Visualizações

MÉTODOS

O estudo do grau de liberação pode-se dividir em dois métodos distintos:

Métodos diretos: há a observação direta das amostras. O método de Gaudin, que

utiliza microscopia ótica, é bastante conhecido e consiste na observação de amostras minerais em várias faixas granulométricas obtendo-se o grau de liberação para cada uma delas. Métodos mais sofisticados utilizando a tomografia computadorizada, por exemplo, tem sido desenvolvido mais recentemente apresentando bom potencial de utilização futura.

Métodos indiretos: a avaliação do grau de liberação é feita de forma indireta. Aplica-se, neste caso, um método de concentração, adequado à separação da espécie útil, em várias faixas granulométricas. O grau de liberação é avaliado através da análise de resultados de concentração obtidos para cada faixa ou por curvas de separabilidade. Esta concentração é realizada considerando-se uma propriedade diferenciadora como: densidade, susceptibilidade magnética, condutividade, propriedades superficiais. No caso específico da densidade, líquidos orgânicos são muito utilizados em testes do tipo afunda/flutua.

Um aspecto importante a considerar é a ocorrência de partículas mistas em um dado material. Uma partícula mista de hematita e quartzo que contenha, por exemplo, 50% em volume de hematita e 50% em quartzo, terá uma densidade cujo valor se situaria entre aquele da hematita e do quartzo. Isto pode significar comportamento distinto, desta partícula, frente a uma operação

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com