TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Térmico de Materiais

Por:   •  27/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

Centro de Desenvolvimento Técnico Ltda

Cleidivan Salomão, Felipe Gabriel e Samuel Lopes

Tratamentos Térmicos

Serra

2015

Cleidivan Salomão, Felipe Gabriel e Samuel Lopes

Tratamento Térmico

                                     

Carlos Alberto dos Santos

Serra

2015

Resumo

Pois bem nesta pesquisa, queremos mostrar a importância dos aços e de sua impregnação no setor industrial, principalmente quando usamos um tratamento térmico ou termoquímico num tipo de peça ou equipamento com objetivo de enriquecer e melhorar as características e propriedades físicas e químicas de certo aço com o intuito de atender as exigências das empresas. Neste trabalho conseguimos compreender como um simples tipo de tratamento térmico ou termoquímico pode alterar rigorosamente as características dos aços, principalmente quando o profissional tem o pleno conhecimento dos materiais que o mesmo manuseia.Concluímos também que especificamente o tratamento térmico influencia no fator custo x beneficio na área industrial pelo simples fato do ‘aproveitamento’ de diversas peças e equipamentos em geral para satisfatoriamente atender e facilitar as nossas tarefas do cotidiano.

   

                                           

 

Sumário

Introdução............................................................................................5

Desenvolvimento..................................................................................6,7

Aplicações do aço................................................................................7

Conclusão............................................................................................7

Referências Bibliográficas....................................................................8

                                                         

                                                                                                               5

Introdução

Neste trabalho vamos relatar como um tratamento térmico muda completamente a estrutura de certo material, nós vamos  mostrar como o Recozimento Total ou Pleno pode mudar consideravelmente a estrutura física do material, contudo, mostraremos o passo a passo deste tipo de tratamento e também onde podemos aplicar o mesmo.

Decidimos escolher este tipo de Tratamento por ser um dos mais utilizados no setor industrial e também pelo simples fato de depois do processo ser realizado, ter-se um resultado satisfatoriamente bom para atender os requisitos onde o material será utilizado. Escolhemos este processo pela carência de conhecimento deste tipo de Tratamento com isso conseguimos entender como o mesmo funciona, conseqüentemente tivemos que consultar o Diagrama F&C para ter mais clareza, ou seja, enriquecemos os nossos  conhecimentos e com isso a pesquisa foi extremamente beneficente para o grupo.  

 

                                                                                                                                      6

Recozimento Pleno ou Total

Vamos analisar a influência do tratamento térmico de Recozimento Pleno aplicado ao aço SAE 1045. O recozimento pleno consiste no aquecimento do aço a uma temperatura superior à zona crítica (quando este aquecimento é feito a uma temperatura situada dentro da zona crítica, é denominado recozimento intercrítico) seguido por um resfriamento lento. A finalidade deste tratamento é restaurar as propriedades alteradas por um tratamento mecânico ou térmico anterior, ou refinar as estruturas do material(aço), quando o aço é aquecido a uma temperatura superior à temperatura crítica (Ac1), começa a ocorrer a nucleação, e posteriormente o crescimento, de grãos de austenita, modificando a microestrutura anterior do material, qualquer que esta seja.

Posteriormente, durante o resfriamento lento a austenita se decompõe numa mistura de ferrita e cementita (perlita) inteiramente nova, isenta de deformação ou qualquer outro resultado de tratamentos mecânicos ou térmicos anteriores,o aquecimento deve ser uniforme e a temperatura de tratamento deve ser homogênea, para evitar distorções e até cisalhamentos.

A temperatura de recozimento: varia em função da composição química: 20 a 50 ºC acima de Ac3 (limite superior da zona crítica) para aços hipoeutetóides. Para aços hipereutetóides: entre Ac1 e Acm para evitar formação de cementita pro-eutetóide fragilizante nos contornos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com