TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de materiais processo nitretação

Por:   •  26/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.283 Palavras (14 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 14

 [pic 1][pic 2]

        

 R. FREI BRUNO, 201 - JARDIM AMERICA, CHAPECÓ - SC, 89808-400

FILIPE STALTER, ROBSON KNAK

TRATAMENTO TERMOQUÍMICO

CHAPECÓ - SC

2016

FILIPE STALTER, ROBSON KNAK  

NITRETAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Mecânica – Senai; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, para a atividade da disciplina: Tecnologia dos materiais.

Orientador: Profº: Matheus Borges

CHAPECÓ - SC

2016

SUMARIO

INTRODUÇÃO        05

1 GENERALIDADE        06

1.1 APLICAÇÕES.        06

1.2 METODO DE EXECUÇÃO        07

1.3 OBJETIVO        09

1.4  BENEFICIOS        09

2.COMETÁRIO PRATICO        09

3.NIVEL MÁXIMO DE CAMADA        14

4. CUIDADOS QUE GARANTA O PROCESSO        15

5.EQUIPAMENTO        17

6. CONCLUSÃO        20

7. BIBLIOGRAFIA        21

Resumo

A nitretação esta presente em cada vez mais aspectos no dia-a-dia da metal mecânica, por conseguir aumentar a vida útil de um determinado material significativamente, sendo contra o desgaste, corrosão, entre outras. A dureza superficial alcançada no processo vai depender da matéria prima tratada, pois quanto mais elementos de liga conter nela, maior será o resultado, mas antes disso, tende a ser realizado um estudo para ver sua aplicação, pois existem tratamentos para inúmeras aplicações, e este numero tende só a crescer, visando que cada vez mais a tecnologia trazendo a nós processos mais rápidos e seguros, pois tempo é dinheiro. A nitretação a plasma tem se destacado desde o seu surgimento, pela praticidade do processo, por ser um tratamento limpo, tanto para o aço, quanto para o meio ambiente, no Brasil ela surgiu a cerca de 10 anos, e já abrange uma grande área de procura, mas não desmerecendo outros processo, que também são muito utilizados nos dias de hoje, como por exemplo, a Nitretação a gás e banho de sal, que ainda possuem um grande espaço utilizado em termos de tratamento.

   

INTRODUÇAO

Neste trabalho analisaremos o processo de tratamento termoquímico de nitretação.

Veremos os tipos de nitretação mais utilizados, suas aplicações, método de execução, quais seus objetivo e benefícios comparados os demais tratamentos, as técnicas mais usadas, como obter um tratamento controlado e quais são o equipamento.

 

 1.  GENERALIDADE.

A nitretação é um tratamento termoquímico que possibilita a alteração das propriedades naturais dos materiais que é aplicada, a mesma se promove do enriquecimento superficial com nitrogênio e Hidrogênio, ela é muito versátil, pois abrange uma área gigante de aplicações, pois pode ser utilizada em todos os materiais ferrosos, quanto maior a porcentagem de liga existente nos mesmos, maior será a dureza superficial atingida.  Como por exemplo, o Cr, Mo, Mn, Al, Ni.

De acordo com Mecânica industrial (2016).[1]  

A técnica de nitretação é um tratamento termoquímico de endurecimento superficial, que introduz nitrogênio e hidrogênio na superfície do aço a uma faixa de temperatura entre 500 ° C a 550 ° C, enquanto ele estiver na condição de ferrita[2]. Assim, o processo de nitretação, por um lado, é similar à cementação, método no qual a composição da superfície do metal é alterada; no entanto, esses tratamentos térmicos se opõem considerando que a nitretação envolve a adição de nitrogênio no ferrite, enquanto na cementação a austenita é adicionada. O processo de nitretação pode ser realizado com um mínimo de distorção e com controle dimensional excelente, porque não envolve o aquecimento do metal na fase de austenita[3] e uma subsequente têmpera para formar a martensita[4]. 

1.1 APLICAÇÕES.

 “Segundo, Correia lima, 2016” Os processos de nitretação são utilizados, por ordem de importância, no tratamento de metais ferrosos, metais refratários e, mais recentemente, de alumínio. O processo de nitretação de superfícies se aplica, entre outras, à indústria mecânica, automotiva, hidráulica, de deformação de metais, forjaria; siderúrgica, biomédica e alimentação. O processo é utilizado no tratamento de moldes de injeção de plásticos, de peças automotivas (válvulas, engrenagens, pistões, etc.), moldes de extrusão de alumínio, ferramentas de corte e usinagem de metais, punções de matrizes para corte em geral, tratamento de próteses, etc.

Tabela 1 aplicações típicas da nitretação na indústria metal mecânica

[pic 3]

FONTE: (isoflama, 2016,)

1.2 METODO DE EXECUÇÃO.

Nitretação a gás

Neste processo é utilizada amônia que é injetada no forno aquecido geralmente a 510°C.  Esta reação libera nitrogênio atômico que difunde para o aço, o tempo de tratamento varia entre 12 e 120 horas. (Nitretação, Correia lima, 2016)

Nitretação a banho de sal

A nitretação por via líquida é o processo em termos de banho, semelhante ao utilizado na cementação líquida. Neste banho teremos, então, cianeto de sódio ou potássio, carbonato de sódio ou de potássio e cloreto de potássio ou de sódio. Este banho contém entre 30 e 40% de cianeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (957.5 Kb)   docx (931.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com