TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratativa das Empresas de Ônibus em Relação aos Custos e Influência na Eficiência Econômica

Por:   •  3/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Tratativa das empresas de ônibus em relação aos custos e influência na eficiência econômica

A eficiência econômica sobre o transporte público por ônibus é diretamente influenciada pelo tamanho dos veículos, estado das vias utilizadas, distância entre paradas, tipos de prioridades nas vias, aproveitamento da frota, configuração da rede de linhas, programação da operação, aproveitamento da mão de obra, sistema de bilhetagem, competência administrativa, morfologia e topografia da cidade. Para que a eficiência econômica seja máxima e o custo seja mínimo deve-se reduzir ao mínimo a distância de transporte, utilizar a máxima velocidade possível e empregar veículos com o máximo de capacidade.

Entre os fatores que influenciam a eficiência econômica, podemos destacar a administração das empresas de transporte público. Este fator pode ser um dos mais importantes e cruciais para a eficiência do transporte público, pois se a administração de uma empresa que presta serviços de transporte público não faz o aproveitamento adequado de recursos humanos e materiais disponíveis, isto vai refletir no custo final para os usuários. Isso é o que se vê na grande maioria das empresas de transporte coletivo em Manaus. Problemas políticos e internos são os maiores causadores do aumento preço da passagem em Manaus.

Muitas vezes a má administração das empresas e a necessidade de atendimento de mais pessoas leva as empresas a criarem linhas sem estudo prévio para determinar os índices que podem analisar a eficiência econômica do transporte coletivo. Como um bom exemplo desta má administração e falta de estudo técnico antes da implementação de um novo modelo de rota, podemos destacar a linha azul implantada na Avenida Constantino Nery na cidade de Manaus. A linha exclusiva para ônibus fica no lado esquerdo da pista, porém nem todos os ônibus são capacitados para utilizar esta faixa exclusiva, pois alguns não tem porta do lado esquerdo ou a altura das portas não condiz com a altura dos pontos de ônibus da linha azul, o que obriga uma parte dos ônibus trafegar pela faixa exclusiva e outra parte trafegar pela pista da direita. Restando apenas uma pista (pista do meio) para o restante dos veículos trafegarem.

Os ônibus que trafegam apenas na faixa exclusiva tem um bom tempo de viagem, porém os ônibus que não podem trafegar na faixa exclusiva não tem, pois sofrem com grandes engarrafamentos durante o dia. Como solução para este problema, a prefeitura da cidade prometeu realizar a troca destes ônibus que não podem trafegar na linha azul. Porém, também não foi feito o estudo técnico adequado para saber se colocando todos os ônibus em uma única faixa vai melhorar ou piorar o tempo de transporte para os ônibus, o que influencia diretamente nos custo final para o passageiro, pois com o tempo de viagem maior, as empresas gastam mais com gasolina, funcionários e outros insumos. Portanto, os custos são influenciados diretamente pela má organização e administração das empresas de transporte coletivo.

Fontes:

FERRAZ, A.C.P; TORRES, I.G.E.- Transporte Público Urbano. São Carlos, SP, 2ª Edição, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com