TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tudo Sobre Plataforma BIM

Pesquisas Acadêmicas: Tudo Sobre Plataforma BIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 10

O que é BIM?

Os BIM (Building Information Modeling) são softwares que permitem aos seus utilizadores acederem e acrescentarem informações relevantes sobre o processo de construção.

Representam uma nova maneira de representação, dentro dos sistemas CAD porque permitem não só a visualização em 3D, mas também a gestão de informação durante todo o ciclo de vida de um edifício. A adopção desta tecnologia torna-se um passo importante para o futuro visto que tem uma importância significativa no sector da construção, permitindo visualizar e prevenir erros que possam ocorrem durante a elaboração de uma obra.

BIM (Building Information Modeling) são softwares de bases de dados, em formato digital, de todos os aspectos a considerar na edificação de um projeto, permitindo a criação de um modelo visual 3D e facilitando a visualização do resultado final do projeto em estudo.

Vem substituir a representação tradicional 2D, implementando visualizações de perspectivas em 3D e informações detalhadas sobre qualquer pormenor que o utilizador queira apontar. Por exemplo, num projeto pode-se querer indicar a utilização de um material, custo, resistência, etc... Algo que não é possível nos modelos CAD tradicionais.

Os BIM vieram abrir o caminho para uma comunicação mais fácil, completa e concisa entre os vários especialistas envolvidos num projeto (arquitetos, engenheiros, empreiteiros, proprietários...). Com este conceito, todos envolvidos no processo de construção podem visualizar o modelo de diferentes perspectivas (tendo em conta a sua especialização), acrescentar ou modificar informações a tempo real e muitas outras funções sem terem a necessidade de converter ficheiros ou haver contato interpessoal entre profissionais. Por exemplo, um arquiteto pode inserir a sua planta e comparar se entra em conflito com alguma estrutura dos engenheiros civil ou mecânico.

Para que serve o BIM?

Com a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais. Quando concluídos, esses modelos gerados por computador contêm geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais a construção é realizada. Essa definição de Building Information Modeling no Handbook of BIM (Eastman, Teicholz, Sacks e Liston, 2011) engloba desde o ponto de partida de uma tecnologia até todo o processo de construção.

Os usuários enumeram vários benefícios do BIM. As empresas que usam o BIM têm relatado benefícios no cronograma, estimação e análise de risco, mais processos colaborativos e um melhor gerenciamento de instalações. O BIM também oferece a oportunidade de tentar soluções previamente, antes da construção da estrutura no local: com um modelo executáveis, a estrutura pode ser prototipada virtualmente. As partes do projeto podem compreender e revisar o projeto mais facilmente, o que ajuda a garantir sua precisão e integridade, e visualizar e avaliar alternativas em termos de custo e outros parâmetros do projeto. O BIM recebeu elogios pela comunicação aprimorada entre os participantes do projeto, e pela qualidade, geralmente melhor.

Em que o BIM pode contribuir na gestão do processos na construção civil?

Dimensão do Modelo

Nos últimos anos, desde que os BIM e os seus conceitos começaram a fazer parte da indústria de edificação, detectou-se uma crescente expansão da sua utilização a todo o ciclo de vida dos edifícios. Primeiramente, no domínio da concepção pura, seguido pela área do projeto de execução, pelo marketing e nas vendas e por fim, os planificadores da construção (o 4D) que também passaram a adoptar esta tecnologia.

Na sua dimensão, os modelos BIM mais ousados dizem-se “nD” e qualificam o sector dimensional que vai além das vulgares três dimensões do espaço euclidiano. Os BIM possuem então uma quarta dimensão (4D) que será o fator tempo, caracterizado pela capacidade de retratar o ciclo de vida da construção, estratificando o modelo por fases de execução da construção e permitindo ainda uma visão singular da evolução do edifício no decorrer do período.

Em contrapartida, esta arquitetura pode ser ainda beneficiada no contexto das aplicações de planeamento dos processos produtivos. Face a esta quarta dimensão, podemos ainda usufruir de uma quinta dimensão (5D) que serão os custos. O modelo possui uma capacidade de atribuir valores aos elementos do edifício, auxiliando e agilizando, de certa forma, os processos de orçamentação. Assim, esta funcionalidade permite assegurar pareceres coerentes com o estado atual do projeto. Estas duas vantajosas dimensões são, neste momento, o “extra” mais propagado. No entanto, o potencial dos BIM permite outras dimensões, sobretudo a nível de simulações e cálculo.

Concepção

As aplicações mais vigentes dos BIM são talvez as ferramentas de concepção e design de edifícios. A modelação do edifício vai além da mera realização dos esboços em papel para formato digital, sendo assim viável usar a aplicação para testar vários tipos de soluções, sempre demarcadas pelos critérios de consistência de um modelo de construção.

Visualização

Nos BIM, a visualização espacial é completa e o processo construtivo é essencial para a modelagem. Sendo este processo automático, o utilizador apenas necessita definir o tipo de vista pretendido para assim, o modelo a gerar e, isto, inclui plantas, alçados, cortes, pormenores e elementos 3D. Notando ainda que a modelação cumpre determinadas normas paramétricas, todas as vistas são atualizadas em tempo real, o que proporciona consistência do modelo quer na fase inicial ou final e ainda na rapidez da produção de informação visual.

Pode-se dizer que as capacidades de visualização BIM possibilitam uma melhor percepção global do modelo durante todo o ciclo de vida do edifico, um modelo muito mais aproximado ao produto final e ainda, efetuar uma inspeção visual, de forma a permitir a comprovação manual de erros de altimetria, erros em ligações entre elementos, sobreposição de elementos e omissão de elementos.

Quantificação

A quantificação automática e precisa é das primeiras e principais vantagens mencionadas quando o tema se refere aos BIM na orçamentação. Os BIM funcionam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com