TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Plataforma BIM, REVIT

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.320 Palavras (18 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 18
  1. INTRODUÇÃO

1.1 Considerações Iniciais

              A construção civil teve um grande crescimento na Copa do Mundo e Olimpíadas, o que acarretou no desenvolvimento do setor, aumentando assim a competitividade, a exigência do consumidor pela execução de obras dentro dos prazos e custos estabelecidos, e a necessidade de inovar e melhorar os sistemas de produção.

O planejamento e um bom gerenciamento são a chave para todas essas exigências. Eles preveem todas as etapas da obra, a fim de minimizar os problemas futuros, reduzir custos e assegurar que a mesma seja executada com qualidade e no prazo estipulado.

Existem várias visões sobre planejamento, segundo Formoso (1991), planejamento é “um processo de tomada de decisão que envolve o estabelecimento de metas e dos procedimentos necessários para atingi-las, sendo efetivo quando seguido de um controle”

Para Coelho (2003), o planejamento da produção na maioria das empresas limita-se à geração de orçamentos, programação e outros documentos referentes às etapas a serem seguidas durante a execução do empreendimento.

São utilizadas várias técnicas atualmente pelas empresas para desenvolver um planejamento e gerenciar a obra, porém muitos sistemas falham, pois esquecem de prever algumas atividades ou problemas dentro da produção da construção, para Baccarini (1996 apud BIOTTO, 2012, p. 17) um empreendimento complexo demandam ações, métodos, técnicas e ferramentas apropriadas para gerenciá-lo com sucesso, pois o uso de ferramentas convencionais de planejamento tem se mostrado ineficaz.

 Com a necessidade de se obter um sistema de planejamento e controle de obras onde a antecipação das atividades da obra seja mais eficaz, surgi uma nova tecnologia que mostra inclusive as restrições físicas de um canteiro de obra, esse sistema traz um modelo espacial onde o planejamento é mais detalhado, o que diminui os riscos do projeto.

O método Building Information Modellin é um instrumento para o setor da construção civil atualizar o processo de planejamento e desenvolvimento da obra, o BIM tem conceitos e ferramentas que favorecem a integração entre todas as fases da obra criando assim a visão espacial da obra.

A introdução dessa tecnologia no mercado irá revolucionar a maneira de projetar, dessa maneira será capaz de gerar inúmeros ganhos para o setor da construção civil e mudará a concepção do planejamento e gerenciamento de obras no país.

1.2 Objetivo

1.2.1 Objetivo Geral:

O projeto visa compreender a importância do planejamento na construção civil e apresentar um novo modelo de gestão.

1.2.2 Objetivos Específicos:

  • Analisar o planejamento na construção civil;
  • Realizar uma revisão bibliográfica sobre o BIM e sua utilização;
  • Verificar as vantagens e desvantagens da implantação do BIM no planejamento;
  • Realizar um estudo de caso utilizando o software Revit.

1.3 Justificativa

No Brasil o atraso em obras civis é muito recorrente e tem crescido significamente nos últimos anos. Esse crescimento está ligado com o aumento das obras civis e a falta de planejamento e gerenciamento das construtoras.

Com isso o país se encontra na necessidade de obter um planejamento mais eficiente, pensando nisso, o trabalho visa estudar uma nova metodologia, onde planejamento possui mais eficácia, podendo assim diminuir os números de atrasos e melhorar a qualidade da obra.

TENTAR JOGAR PARA CIMA

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Planejamento e controle de obras

O planejamento e o controle possibilitam uma visão real da obra, prestando como base confiável para as providências que deveram ser tomadas.

O sistema de controle de execução dos projetos visa verificar se seus objetivos estão sendo atingidos dentro dos padrões estabelecidos anteriormente, na etapa do planejamento.

Já o planejamento, pretende assegurar que será cumprido o escopo do projeto, dentro do prazo, do custo e dos padrões de qualidade e de risco estabelecidos inicialmente. Para Cabrita (2008), o sucesso de um empreendimento pode ser definido como a busca de uma meta e o cumprimento dos objetivos estipulados na fase de planejamento.

“O primeiro passo necessário para que se tenha um bom planejamento de obra é a organização. A construção de um modo geral é um complexo que se deve ser bem caracterizado quanto seus insumos (materiais, mão de obra e equipamentos). É baseada neste fato que se verifica a necessidade de um plano, discriminando – o e procurando-se organizar as várias fases da execução da obra e ao mesmo tempo, englobando tudo que afete diretamente a construção. ” (Pág. 27, Goldman Pedrinho)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com