TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo Em Alcântara

Trabalho Universitário: Turismo Em Alcântara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

2 - TURISMO EM ALCÂNTARA

2.1 - O Surgimento

Alcântara é conhecida nacionalmente como Patrimônio Histórico Nacional, desde a década de 40. A riqueza arquitetônica e os costumes de sua gente são os atrativos turísticos mais divulgados desta região do nosso Estado. A aproximação com a capital São Luís e o potencial turístico da cidade, que abriga um Centro de Lançamento de Foguetes, vai além da riqueza patrimonial e cultural. São belas e desertas praias, trilhas ecológicas, museus, igrejas e a possibilidade de praticar o turismo aeroespacial.

2.2 - As Alternativas

2.2.1 - Ecoturismo

São varias as alternativas para quem busca esse tipo de turismo em Alcântara. É o caso das “Trilhas na Lama”, onde o turista se aventura por uma caminhada nas raízes do mangue, buscando o equilíbrio e gastando calorias. Praias exóticas e desertas como a de Itatinga cujo acesso é possível somente através de canoa, o passeio a Ilha do Cajual para um inesquecível pôr-do-sol com a possibilidade de ser contemplado com a revoada dos guarás (ave típica da região).

2.2.2 - Turismo Aeroespacial

A partir da segunda metade do século XX, o município de Alcântara sofreu drásticas mudanças. A instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), nos anos 80, atingiu diretamente milhares de famílias. Com sua localização geográfica privilegiada, próxima a linha do Equador, o CLA é um dos melhores pontos do planeta, para lançar engenhos aeroespaciais.

Inaugurada em 2003 pelo Centro de Lançamento de Alcântara, a Casa de Cultura Aeroespacial de Alcântara fica situada a Rua Doutor Silva Maia, s/nº, Praça Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade. Local onde o turista conhecerá um pouco da história aeroespacial brasileira, desde a criação do Centro de Lançamento, passando pelos entraves sociais e ambientais da implantação, as operações de lançamentos já realizadas e os impactos do Centro de Lançamento para a população local.

2.2.3 - Turismo de Visitação

Bastante praticado em Alcântara é a visitação aos casarões antigos e Igrejas, uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais dos detalhes da arquitetura colonial. Outra opção é visitar o Museu Histórico, criado na década de 70, que esta instalado na Praça do Pelourinho, em seu vasto acervo, poderemos encontrar documentos históricos, mobiliários, louçaria, bem com pinturas antigas sobre metal e madeira e uma coleção de imagens e objetos da Igreja do Carmo. Há ainda vitrines com jóias e pedrarias.

2.3 - Principais Obstáculos

2.3.1 - Falta de Incentivo Governamental

Apesar de todas as opções supramencionadas o turismo em Alcântara, não conta com incentivos do Governo, não há uma política de divulgação, mesmo estando próxima à Capital do Estado, os meios de transportes disponíveis não oferecem uma estrutura satisfatória, o que acaba por afastar os turistas.

2.3.2 - Rede Hoteleira

A inexistência de uma estrutura de transporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com