TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE ANALISE DE TEMPERATURA

Por:   •  3/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

TECNICAS DE ANALISES DE TEMPERATURA, VOLUME E MASSA


Departamento de Engenharia Civil

Faculdade Integrado de Campo Mourão

Química Geral e Experimental

Professora Larissa Naida Rosa

Daniel Leal Stirle

Dayane de Oliveira Buchweitz

Edilson Almeida de Oliveira Junior

Flavia Fernandes Rocha

Paulo Sergio de Andrade

Thiago Bento Lopes Iancz

                                             

No experimento realizado no laboratório podemos afirmar que as técnicas de analises são uma peça fundamental no desenvolvimento de uma sociedade, pois ela consiste nada mais nada menos que influenciar as coisas em seu devido lugar, havendo assim o máximo de base em um determinado “trabalho”.  Sabemos também que esse assunto é uma das bases do curso de engenharia civil, envolvendo medidas como: um calculo de volume sobre uma piscina, a temperatura que um aço sofre ao ser aquecido entre outros aspectos que fazem parte do mesmo.

INTRODUÇÃO

O experimento realizado no laboratório de física teve como objetivo, analisar a relação entre temperatura, água e sal.

Neste experimento aprendemos a manusear termômetros, balanças, provetas e pipetas. Também aprendemos a trabalhar com algarismos significativos, para que o experimento fosse realizado. Talvez a parte mais importante deste experimento, seja, aprender o significado de “precisão e exatidão, pois estes dois fatores influenciam muito no sucesso do experimento.

O experimento em si, consistia em fazer a medida de temperatura, a medida de massa e a medida de volume, onde analisaríamos as eventuais mudanças ocorridas. Para entendermos melhor dividimos essas medidas separadamente.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Medidas de massa.

Para realizar essa parte do experimento deveríamos pegar 100 mL de água da torneira e  colocar em um Béquer, logo após medir a temperatura do mesmo utilizando um termômetro. Obs.: quando realizado a medida foi solicitado pelo professor que deixa-se o termômetro no meio do béquer para que ele não sofresse nenhuma alteração ao encostar na parede. Após isso, colocamos 3 cubos de gelo picado dentro do béquer, assim precisamos agitar com um bastão de vidro, após isso medidos a temperatura novamente, fazendo a relação minuto a minuto, até que a temperatura fique constante.

     Logo em seguida, medimos 5 gramas de sal, em seguida adicione o sal a mistura de água e gelo e adite o mesmo. Após a agitação era necessário esperar 2 minutos para realizar uma nova mistura, essa medida deve ser repetida 3 vezes.

Medidas de massa.

   Para efetuar essa etapa do experimento é importante especificar o erro correspondente, ou seja, a relação entre a referida massa pela minha media de variação. Para que essa medida seja realizada com sucesso devemos analisar uma serie de aspectos como: verificar a precisão da balança, ou seja saber se ela faz as medições corretamente. Verificar se o prato da balança está limpo, caso esteja sujo ira influenciar no fracasso do teste, e por ultimo zerar a balança. Após essa serie de analises podemos começar o processo do experimento.

    Para isso, pesamos uma proveta de 25 mL, adicionamos 100 gotas de água destilada, para que possa saber quantas gostas serão utilizadas, use um conta gotas, logo após pese novamente.

Medidas de volume.

Para podermos realizarmos essa parte do experimento foi necessário pesar um béquer de 100 mL (obs: anote a massa), logo em seguida foi necessário medir 25 mL de água em uma proveta (meça a temperatura da água), logo após transfira para o béquer, e pese novamente. Após este processo adicione mais 25 mL de água ao béquer e pese novamente.

    Logo após isso repetimos o mesmo processo utilizando uma pipeta, para que pudéssemos fazer a relação entre os mesmos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Medidas de temperatura.

Os dados da tabela a seguir nos mostraram os resultados obtidos na realização do experimento, segue a tabela:

Processos

Temperatura

Tempo(s)

Água

25ºC

0s

Água e Gelo

0,1ºC

30s

Água e Gelo

0,1ºC

60s

Água Gelo Sal

0ºC

120s

Água Gelo Sal

0ºC

150s

Água Gelo Sal

-2ºC

180s

Água Gelo Sal

-2ºC

210s

Tabela I: Relação entre os processos envolvendo a temperatura e o tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com