TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 11

Levantamento Planialtimétrico

Aneilton Rufino da Silva

Adriano Rodrigues Domiciano

Carlos Nunes

Diognes Rafael

Resumo: Planialtimétrico É a junção da palavra plani + altimetrica, Plani- Mapa que representa toda superfície terrestre em um plano retangular.Altimetria - é a operação que mede as altitudes de pontos em um terreno.A Planialtimetria representa as informações planimétricas e altimétricas em uma única planta, carta ou mapa. A planta planialtimétrica é fornece o maior número possível de informações da superfície representada para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos. A planimétria permite representar os acidentes geográficos (naturais ou artificiais) do terreno em função de suas coordenadas planas (x, y). A altimetria, por sua vez, fornece um elemento a mais, que é a coordenada (z) de pontos isolados do terreno (pontos cotados) ou de planos horizontais de interseção com o terreno (curvas de nível).

Palavras-chave:Levantamento Planialtimétrico. Curvas de nível.Planialtimetria.

Abstract:Planialtimetric is the word junction plani + altimetry, Plani- Map representing the earth surface in a rectangular plan. Altimetry - is the operation that measures the altitudes of points on a plot. The topographic maps is the planimetric and altimetric information in a single plant, map or chart. The plant is planialtimetric provides the widest possible range of surface information represented for the purposes of study, planning and feasibility projects. Planimetry allows represent the landforms (natural or artificial) of the land according to their plane coordinates (x, y). The altimetry, in turn, provides an additional element, which is the coordinate (z) of isolated ground point (measured points) or horizontal planes intersecting with the ground (contour).

Keywords: Survey planialtimetric. Contour lines.Topographicmaps.

_____________________

*Técnico em Geomensura. Chefe do setor de topografia. E-mail: aneiltom@gmail.com

**Empresário. E-mail: Adriano.tecalimentos@hotmail.com

***Corretor de Imóveis. E-mail: Carlos.consultoremika@gmail.com

****Consultor Técnico. E-mail: Diogenes_hoje@hotmail.com

Introdução

“Uma mente que se abre para umanova ideia,jamais voltará ao seutamanho original”.

(Albert Einstein)

Levantamento Planialtimétrico objetiva-se a obter as alturas relativas de uma superfície para geração de curvas de nível, levantamento da declividade do terreno para fins de projetos de irrigação, sistematização de área para mecanização e construção de perfis topográficos, entre outros;

Dentre os métodos esta o nivelamento geométrico composto e nivelamento geométrico simples, pois de um único ponto estação, consegue-se fazer todas as visadas. E nivelamento geométrico composto,onde é necessário se fazer mais de uma estação, é, pois uma sucessãode nivelamentos simples.

Segundo a NBR 13133/1994 Nivelamento geométrico (ou nivelamento direto) é, Nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondente a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos.

O levantamento planialtimétrico é um documento que descreve o terreno com exatidão e nele são anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível (inclinação). O levantamento planialtimétrico de uma determinada área visa obter com precisão, usando-se métodos e instrumentos adequados, os elementos que permitam a elaboração das plantas topográficas com um número suficiente de coordenadas de pontos da superfície do terreno. Sempre partindo de uma origem pré-definida e algumas vezes com auxílio de equipamentos como o GNSS (Global Navigation Satellite Systems), os levantamentos planialtimétricos são executados com equipamento topográfico de extrema precisão como a Estação Total. Os Levantamentos Planialtimétricos são realizados de acordo às especificações do contratante que conforme sua necessidade definirá a escala final do produto.

Levantamento Planialtimétrico

Os levantamentos planialtimétricos visam determinar as coordenadas de pontos da superfície do terreno, a partir de uma origem pré-definida, um geoide ou um elipsoide. Os levantamentos planimétricos são efetuados com equipamentos GNSS (Global Navigation Satellite Systems) e equipamentos topográficos (estação total), enquanto que os levantamentos altimétricos são realizados com níveis eletrônicos. (imagem 1 e imagem 2)

www.pbhidrometria.com.br

Nos trabalhos aerofotogramétricos geralmente os serviços se dividem em poligonal principal / básica e apoio suplementar. O primeiro é utilizado para o transporte das coordenadas de uma rede já implantada, seja ela nacional estadual ou privada. O segundo é utilizado para á partir do primeiro, densificar a quantidade de pontos necessários para os trabalhos de aerotriangulação conforme a escala de vôo.

As precisões dos levantamentos serão definidas em função da escala do produto final e das técnicas de levantamento, e que poderá variar de acordo ao modelo de equipamento utilizado. Todos os equipamentos possuem um certificado de aferição, os quais são emitidos pelos laboratórios credenciados das fabricantes do equipamento ou por departamentos de entidades de ensino especializadas na área. (imagem 3)

www.nortetma.com.brImagem 3

Os processos de levantamento possuem instrução específica de serviço e mantém um controle de qualidade desde o momento do levantamento até o processamento final dos dados. Os levantamentos que não estão voltados para a aerofotogrametria são realizados de acordo às especificações do contratante, seja um simples transporte de coordenadas até a determinação de uma rede de alta precisão. A materialização deve ser estável no terreno, em local de pouca circulação, protegido e se possível com uma identificação através de uma chapeta metálica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com