TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS CELULARES

Dissertações: UMA PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS CELULARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  9.018 Palavras (37 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 37

UMA PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS CELULARES

David Levy Lucena Alves Aragão

1. INTRODUÇÃO

Atualmente há uma tendência dos negócios apresentarem um ritmo mais dinâmico nos quais as oportunidades de mercado transcendem fusos horários e localização. Em virtude disso, para dar conta das suas demandas de mercado, as forças de trabalho precisam se tornar mais móveis onde quer que os negócios se instalem vista a elevada competitividade da economia global.. Para tanto, é importante promover ferramentas e aplicações que promovam o acesso a dados de forma adequada e segura a qualquer hora e lugar.

Com o avanço contínuo dos dispositivos móveis, especialmente os celulares, em suas capacidades computacionais e em recursos de comunicação, vem crescendo a entrada desses aparelhos em diversos setores executando atividades de plataformas Desktop ou atividades onde estas não podem estar. Tal caráter móvel está diretamente relacionado a novos aspectos de produtividade. E nesse ponto existem várias oportunidades surgindo no setor empresarial.

Em se tratando de ferramentas que lidam com recursos humanos de trabalho, soluções de CRM (Customer Relationship Management) e EPM (Enterprise Project management) são as mais importantes nesse segmento. Ferramentas de CRM são usadas para impulsionar forças de venda de uma empresa, além de tratar de todo os processos que envolvam a empresa e o cliente. CRM trata de tarefas e processos corriqueiros do negócio como vendas, serviços e marketing. Já Ferramentas de EPM são ferramentas de gerenciamento de projetos e portfólios, os quais têm caráter temporário, mas ainda sim envolvendo a gestão de recursos de trabalho. Ambos os tipos de ferramentas lidam com cenários onde suas forças de trabalho podem ser móveis, onde é possível a implementação de plataformas móveis computacionais.

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como tal plataforma pode ser aplicada para o universo de EPM e ferramentas de gerenciamento de projetos (GP).

1.1 Motivação e Justificativa

A crescente evolução de tecnologias em dispositivos celulares, em poder de processamento, chegando a executar tarefas antes só feitas por desktops, mas principalmente os avanços de tecnologias de comunicação sem fio têm despertado o interesse de empresas para inserir esse elemento computacional como agente chave para aumentar a produtividade. É observado que muitas indústrias, onde os projetos demandam uma força de trabalho móvel, poderiam se favorecer de soluções que promovam mobilidade.

O número de trabalhadores no campo em várias indústrias é de cerca de 300 milhões globalmente. Enquanto alguns setores como saúde, transporte e varejo já começaram a adotar soluções sem fios, outros setores, como construção ainda terão de explorar como a mobilidade pode melhorar ou mesmo reinventar a forma como negócios são feitos. Por exemplo, na indústria da construção estima-se que até 30% do custo dos projetos são criados por erros causados por informações erradas ou fora de hora e pela falta de comunicação. O acesso em tempo à informação certa, o aumento da comunicação, e a melhor colaboração prestada por uma solução móvel teria potencial para criar benefícios produtivos significativos [8].

Apesar da disponibilidade de meios de comunicação sem fio e plataformas de desenvolvimento para celulares, ainda existem diversos obstáculos por conta complexidade da tecnologia e sua escalabilidade. Além das barreiras tecnológicas existe a barreira de adesão a tecnologia por parte dos investidores principalmente para pequenas e médias empresas. Mesmo assim ainda existe um grande mercado onde as tecnologias atuais ainda não têm suprido de forma eficiente principalmente em áreas onde esses trabalhadores móveis precisam de processos de comunicação e colaboração mais complexos.

1.1 Objetivos gerais e específicos

Os objetivos deste trabalho são os estudos para viabilizar a adesão de um sistema de apoio em plataforma móvel celular para ferramentas de Gerenciamento de projetos para monitoramento e controle das atividades de projetos de campo levando em conta a localização dos seus recursos.

O objetivo específico é a exposição de dois modelos de arquitetura baseadas nas melhores práticas neste trabalho a fim de incrementar a precisão na gestão de projetos de campo utilizando o celular como dispositivo computacional alvo.

1.3 Estrutura do trabalho

O trabalho está estruturado da seguinte forma:

• O capitulo dois é apresentado o referencial teórico sobre os principais conceitos, definições e argumentos usados para o embasamento do resultado final apresentado nesse trabalho.

• O capitulo três expõe a metodologia empregada na estrutura e desenvolvimento do relatório.

• O capitulo quatro expõe em detalhes as arquiteturas desenvolvidas no trabalho, a sua influência nos processos de gerencia de projetos e os diagramas das arquiteturas.

• O capítulo cinco fala sobre as considerações finais do autor sobre o trabalho

• O capítulo seis fala sobre diversidade de trabalhos futuros sugeridos pelo autor

• O capítulo sete se resume as referências do trabalho

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Sobre Gerenciamento de Projetos

O conceito de gerenciamento de projeto foi concebido para desempenhar a idéia de liderança sobre atividades interdisciplinares com o objetivo de exercer problemas temporários, denominados como projetos.

“Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” [1].

Ser temporário quer dizer que o projeto tem o seu tempo de execução finito e por isso deve ter início e fim explícitos, não devendo ser confundido com trabalhos operacionais que têm operações contínuas. O fim de um projeto chega quando todos os seus objetivos são alcançados, quando não é possível atingir algum objetivo ou ele for descontinuado. O conceito de ser temporário faz menção apenas à execução do projeto, pois o seu resultado geralmente é mais duradouro que o mesmo. Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.4 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com