TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Projetos Para Pequenas Empresas - Introducao

Ensaios: Gerenciamento Projetos Para Pequenas Empresas - Introducao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a história da humanidade enxergamos casos de sucesso de gerenciamento de projetos e, que poderiam não ter o mesmo resultado se não fossem planejados de maneira correta. Exemplos como Construções dos Templos Romanos, as pirâmides no Egito, o Zigurate de Ur no Iraque – descrito como torre gigantesca semelhante à de Babel descrita pela Bíblia, são importantes monumentos que podem representar a necessidade de estruturação desde muito mais tempo do que poderíamos imaginar.

Segundo o PMI®, “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo“. E, olhando por este prisma, toda organização independente do tamanho de sua estrutura já desenvolveu algum tipo de projeto específico. O que difere de um resultado excelente para outro não tão satisfatório é como este projeto foi gerido, desde o surgimento da idéia, até sua finalização.

O mercado está cada vez mais competitivo, as organizações buscam conhecimento e boas práticas para tornarem-se mais estratégicas e sólidas no seu campo de atuação. Sendo assim, pode-se afirmar que a gestão de projetos é um fator relevante para as empresas que desejam atuar com eficiência no ambiente atual de negócios.

“O Gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e da integração dos seguintes processos de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento”. PMBOK®.

Muitos acreditam que o gerenciamento de projetos é uma ferramenta utilizada por grandes organizações onde possuem estrutura financeira e pessoal suficiente para suportá-lo. No entanto, o gerenciamento de projetos pode ser aplicado independente do tamanho da organização e da complexidade do projeto. Basta que algumas adaptações sejam realizadas de forma a respeitar o seu tamanho e seus recursos disponíveis. Como ponto de partida, é essencial conhecer o objetivo do projeto, confirmar o alinhamento o planejamento estratégico da empresa e avaliar os recursos disponíveis.

Segundo Vargas (2007) a solução para pequenas e médias empresas é utilizar um versão do PMBOK®, reduzindo ou aglutinando seus processos originais num modelo mais simples e fácil de ser entendido e implantado. Além de um processo mais realista, o resultado será um modelo elaborado exclusivamente para a organização, personalizado conforme suas necessidades.

Mas não é só uma adequação da ferramenta de gerenciamento de projetos que trará sucesso ao resultado final. É imprescindível que a definição do escopo, o apoio aos gestores, o cálculo de investimentos e custos corretos e o comprometimento da alta direção são fatores fundamentais para alcançar o objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com