TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMRICANA ENGENHARIA FÍSICA

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMRICANA

ENGENHARIA FÍSICA

DIODOS

Thayana Knupp Gimenes

Foz do Iguaçu, Abril de 2019

  1.  Semicondutores

Neste tópico será abordado as características e comportamento dos semicondutores, bem como os principais elementos utilizados.

  1. Bandas de Energia

O átomo é formado por elétrons que giram ao redor do núcleo. Cada elemento químico tem uma quantidade de elétrons que são distribuídos em camadas. Quanto mais próximo do núcleo mais energia é necessária para que o elétron possa mudar de camada. Dessa forma os elétrons da última camada, também chamada de camada de valência, podem se movimentar com maior facilidade, uma vez que a energia necessária é menor.

Entre as camadas do átomo existe uma região chamada banda proibida, nela não é possível existir elétrons. De forma geral, os elétrons podem ocupar camadas, mas não a região entre elas. O tamanho da banda proibida determina o comportamento do material.

Se a banda proibida for muito grande será necessária muita energia para que o elétron possa se movimentar. Logo será difícil que o material conduza energia sendo então um material isolante. Nos condutores não há banda proibida e sem uma superposição entre as camadas de valência e de condução. Dessa forma o material conduz energia facilmente. Para o material se comportar como um semicondutor essa banda proibida terá uma largura intermediaria. Na Figura 1 é mostrada como se comporta cada material.

[pic 1]

Figura 1: Banda Proibida.

  1. Materiais Semicondutores.

Materiais semicondutores são materiais que apresentam características de condutores e isolantes dependem das condições em que se encontram. Uma forma de classificar o comportamento do material é através da sua resistividade. Elementos com uma resistividade muito pequena são condutores, com a resistividade muito elevada são isolantes. Já os semicondutores apresentam uma resistividade intermediaria. Na Tabela 1 são apresentados os valores de resistividade para condutores, semicondutores e isolantes.

Tabela 1: Resistividade

Condutor

Semicondutor

Isolante

1.72x10-6 Ω.cm (Cobre)

50 Ω.cm (Germânio)

1012 Ω.cm (Mica)

2.82Ω.cm (Alumínio)

50x10³ Ω.cm (Silício)

Os melhores condutores possuem 1 elétron na última camada, os melhores isolantes possuem 8 elétrons na última camada. Portanto os melhores semicondutores possuem 4 elétrons.

Os semicondutores mais utilizados são o germânio e o silício, ambos tetravalentes.

Quando só há átomos de silício ou germânio o semicondutor é puro, também chamado de intrínseco. Porém sua condutividade é baixa devido ao baixo número de elétrons. Para aumentar o número de elétrons livres, e por consequência sua condutividade, é realizada a dopagem do material, que é a adição de outros elementos. Através da dopagem formam-se dois tipos de semicondutores, chamados de semicondutor tipo n ou tipo p.

Material tipo n

O semicondutor tipo n é formado através da inserção de elementos pentavalentes, comumente antimônio, arsênio e fósforo.O elemento pentavalente realizará 4 ligações covalente com o elemento semicondutor, dessa forma um elétron ficará livre, podendo então se mover dentro do material. Dessa forma a condutividade aumenta. Na Figura 2 é possível ver o arranjo cristalino do semicondutor tipo n. O elemento semicondutor é o silício e a dopagem foi feita com átomos de arsênio.

[pic 2]

Figura 2: Estrutura do semicondutor tipo n.

Material tipo p

O material tipo p é formado através da inserção de elementos trivalentes, geralmente boro, gálio e índio. Esses elementos realizam 3 ligações com o semicondutor fazendo com que haja uma lacuna no material. Essa lacuna será preenchida rapidamente com um elétron livre. Na Figura 3 é possível ver a estrutura do material tipo p.

[pic 3]

Figura 3: Estrutura do material tipo p

  1. Diodos Semicondutores

O diodo semicondutor é formado pela junção dos materiais de tipo n e tipo p. Quando os materiais são unidos os elétrons livres e as lacunas da região de junção se combinam resultando em uma região com ausência de portadores livres. Essa região é chamada de região de depleção. Na Figura 4 é ilustrado o diodo semicondutor.

[pic 4]

Figura 4: Diodo Semicondutor.

  1. Simbologia

Em circuitos elétricos o diodo é representado como uma seta com uma barra na ponta. Na Figura 5 é apresentado a forma do diodo e sua representação. A seta representa o material tipo p e a barra o material tipo n.

[pic 5]

Figura 5: Simbologia do Diodo.

O diodo pode ser polarizado de duas maneiras, direta ou inversamente.

  1. Polarização

Polarização Direta ()[pic 6]

Ocorre quando o terminal positivo da fonte está conectado ao material tipo p e o negativo ao tipo n.

A aplicação de uma tensão nos terminais do diodo forcará os elétrons livre (tipo n) e as lacunas (tipo p) a se recombinarem com os íons próximos a fronteira. Isso faz com que a região de depleção diminua. A tensão aumenta até que seja possível ultrapassar a barreira da junção, a partir desse momento há fluxo de elétrons e a corrente aumenta exponencialmente. Essa tensão é chamada de tensão de condução, ela depende do material do diodo e geralmente é menor que 1V. Na Figura 6 é ilustrado um diodo polarizado diretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (299.5 Kb)   docx (735.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com